Operação da Semas apreende 700 kg de pescado, armas e animais silvestres na região do Lago de Tucuruí

A ação de combate a crimes ambientais, que começou dia 7 e encerrou nesta quinta-feira (17), contou com a parceria do Ideflor-Bio, Polícia Militar, Eletronorte e das secretarias dos municípios da Região dos Lagos
Animais silvestres criados em cativeiro foram apreendidos (Foto: Semas)

Continua depois da publicidade

Em mais uma ação de fiscalização, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) apreendeu 700 quilos de peixe fresco, animais silvestres, armas de fogo e material proibido para caça e pesca na Unidade de Conservação do Lago de Tucuruí, no sudeste do estado. A operação de fiscalização começou dia 7 e encerrou nesta quinta-feira, 17. 

A equipe da Diretoria de Fiscalização da Semas atuou em parceria com equipes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), Polícia Militar, Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte) e secretarias dos municípios que fazem parte da Região dos Lagos de Tucuruí. Além de impedir a prática de crimes ambientais, a ação de fiscalização objetivou garantir a preservação dos recursos naturais das Unidades de Conservação.

Segundo a Semas, mais de 90% da economia da região é baseada na pesca comercial, o que torna o combate à pesca predatória vital às comunidades locais. De acordo com Mônica Moreira, diretora de Fiscalização da Secretaria, foram promovidas ações de conscientização entre a população local para a entrega voluntária de animais silvestres.

“A presença constante da fiscalização ambiental no entorno do lago de Tucuruí tem sido fundamental para a manutenção do estoque pesqueiro da região e também para a conscientização da população para a entrega voluntária de animais silvestres criados em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental,” ressaltou a diretora.

Durante a ação foram resgatadas duas corujas suindaras, dois macacos-pregos, quatro papagaios, dois periquitos-maracanã, dois jabutis-piranga e cinco passeriformes, os quais foram encaminhados para avaliação veterinária. Também foram apreendidas cinco espingardas e efetuados dois autos de infração.

Ainda foram confiscados um motor rabeta, oito arpões, três malhas, 31 redes e quatro varas de pesca. Uma ocorrência de mineração ilegal também foi flagrada, com apreensão de um trator pá carregadeira. 

A operação abrangeu os municípios de Marabá, Tucuruí, Breu Branco, Nova Ipixuna e Itupiranga.

Tina DeBord