O bairro Primavera poderá ganhar algumas modalidades esportivas por meio da Semel

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer terá a parceria da Associação Arpake

Continua depois da publicidade

Durante uma visita feita ao novo Centro Comunitário da Primavera, a prefeitura confirmou a proposta no local, onde teve as obras concluídas pelo Governo Municipal na semana passada. Além de Leandro Gambeta e Wanterlor Bandeira, secretários da Semel e Semob, respectivamente, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermem, e o vereador Ivanaldo Braz, também estiveram visitando o local.

O projeto tão esperado por todos os moradores da região, agora será um ponto de apoio ao funcionamento de algumas aulas de modalidades esportivas oferecidas pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e terá a Associação Ramos Parauapebense de Karatê Educacional (Arpake) como parceira na realização desse projeto, pois já possui um trabalho comunitário na região. A ideia inicial é atender cerca de 300 crianças.

“O bairro Primavera estava incluído em nosso cronograma de ações, pois ainda não havia sido contemplado com um espaço voltado para o esporte, mas a construção do Centro Comunitário muda essa realidade”, declarou Leandro Gambeta, secretário de esporte. Embora ainda não haja previsão para o início das atividades devido às restrições da Covid 19, mas Semel ficará a cargo da manutenção do espaço e a Arpake, o repasse das aulas, e quem sabe futuramente incluir outras modalidades além das artes marciais.

O local onde foi construído a nova área de lazer, antigamente era um terreno abandonado, mas agora se transformou em um local amplo com salas administrativas, cozinha, banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs), ginásio, playground e ainda com novíssimos aparelhos de ginastica ao ar livre. A iniciativa faz parte da indicação 244 feita pelo vereador Ivanaldo Braz, em agosto do ano passado.

“A população solicitou que algo fosse construído aqui, já que o bairro não possuía um local para atividades, então sugeri a construção desse espaço, assim os moradores terão onde realizar  seus eventos , e com o apoio da Semel e da Arpake, os pais terão onde deixar seus filhos durante uma parte do dia foi que propomos ao governo municipal, enquanto os pais trabalham, os filhos aprendem um esporte”, sugeriu o vereador Braz.

O Centro Comunitário recebeu o mesmo nome em homenagem a João Ramos Santos Cavalcante, um garoto de 12 anos que era morador do bairro Primavera, e que deixou um legado no karatê local. Era uma referência para as crianças da sua idade, com participações em diversas competições, e a premiação de alguns títulos, mas em setembro de 2019, o jovem atleta conhecido pela dedicação ao esporte teve sua vida interrompida ao se afogar enquanto brincava no rio perto de sua casa. Hoje o local oferecido para a comunidade carregará a história dessa jovem carateca.

“Fico honrado pela memória do meu filho com essa homenagem, e saber que aqui vai ser um espaço para preparar crianças e adolescentes para o futuro, como o João sempre sonhou para esse lugar, tenho certeza que o meu filho está feliz por isso, onde quer que ele esteja”, afirmou Sebastião Ramos, professor da Arpake.

Segundo o prefeito Darci Lermem, o Centro Comunitário do Primavera, é uma das várias obras que o Governo Municipal pretende entregar. “ Aos poucos vamos transformando esse bairro em algo especial para se morar, conseguiremos trazer o esporte para as crianças, assim que a pandemia passar. São cerca de 20 mil pessoas que moram nesse bairro e boa parte deles são pioneiros da cidade, muito em breve vamos tirar daqui também a lagoa de tratamento de esgoto, queremos construir uma praça que faça jus o nome que recebe o bairro, se torne uma verdadeira primavera para todos”, declarou Darci.

Por Cleidi Rodrigues (Comunicação Semel) / Fotos: Willian Santos e Luciana Pinheiro