Trinta municípios dos estados do Pará e Maranhão serão beneficiados com a Operação “Forte do Presépio”, do Projeto Rondon, ação realizada pelo Ministério da Defesa, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável e o aumento do bem-estar da população em áreas carentes e isoladas de todo o Brasil. A operação será realizada de 6 a 22 de julho.
Desta vez, 600 rondonistas, entre estudantes e professores universitários, levarão aos municípios assistidos atividades de capacitação como oficinas e palestras sobre direitos humanos e justiça; educação; saúde; cultura; comunicação; tecnologia e produção; meio ambiente e trabalho.
Com a iniciativa, funcionários das prefeituras, professores, profissionais de saúde e educação, além de lideranças locais, atuarão como agentes multiplicadores.
Serão 60 equipes, formada por oito alunos e dois professores cada, que vão trabalhar divididas em dois grupos para cada município.
A escolha das cidades foi feita a partir de um levantamento dos locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e que fazem parte dos programas “Brasil Sem Miséria” e “Território da Cidadania”, ambos do governo federal.
O apoio aos rondonistas com transporte, segurança, alimentação e hospedagem ficará a cargo do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), unidade militar da Marinha, e do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), quartel do Exército.
Atividade extra
Nesta edição, dois navios da Marinha realizarão Ação Cívico-Social (Aciso) e de assistência hospitalar, voltadas às comunidades ribeirinhas localizadas nos estados do Pará e Amazonas, respectivamente.
A atividade voluntária servirá para que os alunos vivenciem as missões voltadas para a Força Naval, e contará com a participação de 35 estudantes e professores universitários das áreas de saúde e assistência social.
Municípios
Os 30 municípios selecionados para receber o Projeto Rondon são: do Pará – Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Bonito, Capitão Poço, Colares, Concórdia do Pará, Garrafão do Norte, Igarapé-Açu, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Maracanã, Marapanim, Nova Timboteua, Ourém, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu, Tracuateua e Vigia de Nazaré. Do Maranhão – Centro Novo do Maranhão, Governador Nunes Freire, Maracaçumé e Maranhãozinho. O centro regional será na cidade de Belém do Pará.
A cerimônia que marcará o início da operação será realizada no dia 7 de julho, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (Ufpa).
Fonte: Ministério da Defesa