Mutirão de Mecanização chega à Vila Bom Jesus, zona rural de Canaã dos Carajás

Segunda localidade a receber máquinas que vão ajudar no plantio, beneficiando cerca de 150 produtores rurais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Depois da Vila Nova Jerusalém, agora o Mutirão de Mecanização do Procampo chega à Vila Bom Jesus, zona rural de Canaã dos Carajás. Através do programa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Produção Rural (Semprur) cede máquinas e equipamentos para ajudar no plantio de hortaliças e frutas, beneficiando cerca de 150 produtores rurais.

Os trabalhos iniciaram nesta quarta-feira (27), na propriedade do Gercino José, produtor de milho. “A ação é de grande importância porque a maioria dos produtores rurais não tem situação financeira pra plantar e produzir sem ajuda”, disse o produtor.

Segundo a Semprur, é cedida uma equipe com cinco máquinas, incluindo niveladora, plantadeira, encanteiradeira e grades, para o atendimento individual a todos os produtores, sem nenhum custo. “Além de melhorar a produção e a qualidade de vida do produtor, esse programa gera renda, e faz o dinheiro girar a renda para as pessoas”, ressaltou o engenheiro agrônomo, Diógenes Canário Moreira, que integra a equipe do ProCampo.

O Secretário de Desenvolvimento e Produção Rural, Júnior Garra, explicou que o programa oferece apoio na fruticultura, com plantio de açaí, cacau, e banana, por exemplo, melhoramento genético de gado e produção de peixes.

A prefeita Josemira Gadelha que participou do lançamento do mutirão na Vila Bom Jesus destacou mais uma vez que o programa é o resgate de um compromisso de campanha de descentralizar a agricultura. “É levar máquina e assistência técnica para o nosso produtor rural. Precisamos atender mais e melhor para que ele se sinta assistido e fortalecido, e a nossa agricultura avance cada vez mais em Canaã dos Carajás”, disse a prefeita.

Por Dayse Gomes