Prefeitura de Canaã inaugura pontes que beneficiam moradores da zona rural

A VP-80 liga o município com a PA-160, Assentamento Américo Santana e municípios como Xinguara, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás entregou à comunidade da VP-80 três novas pontes neste fim de semana. As estruturas vão trazer mais segurança na via e vão beneficiar centenas de famílias na zona rural.

O evento teve a participação da comunidade, da prefeita Josemira Gadelha, do vice-prefeito e secretário de obras Zito Augusto, do presidente da Câmara dos Vereadores Dinilson José, dos vereadores Wilson Leite, Cabelo, Criatura, Flávio Gomes, Webert Felipe e Maria Pereira, do ex-prefeito Simar Gomes, dos representantes da comunidade da VP-80 Rubão, Dr. Guerino, Givaldo e Noel Brás e demais autoridades municipais.

A VP-80 liga a zona rural do município às localidades: PA-160, Assentamento Américo Santana e municípios como Xinguara, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte. As novas pontes são importantes para o desenvolvimento das obras de pavimentação da VP-80, para que máquinas e equipamentos possam transitar com segurança.

As pontes medem 8, 20 e 16 metros de comprimento, respectivamente. Elas têm capacidade para suportar veículos de até 45 toneladas, possuem guarda-rodas em concreto armado, guarda-corpo em tubo metálico e possuem vida útil superior a 50 anos. O investimento é de, aproximadamente, R$ 2.899 milhões.

Filho da homenageada, Dona Alzira, Rubão da 80 recordou as dificuldades vividas, há décadas atrás, na localidade. “Minha mãe faleceu em abril de 1994, pois não tínhamos recursos no município para socorrê-la. Porém, quando vemos o desenvolvimento de Canaã hoje ficamos agradecidos. Temos estradas, hospital e tenho certeza que teremos muito mais para nossa comunidade”, disse.

Asfalto no Campo

Lançado em 2021, o programa Asfalto no Campo compreende a pavimentação de 15 vias rurais, totalizando 200 km de asfalto. O objetivo da prefeitura é facilitar a trafegabilidade entre a zona urbana e rural. As comunidades das VS’s 58, 52 e 44, VP-80, Américo Santana, VE-3 e VP-13 já receberam etapas da pavimentação.