Mulheres rumo ao Executivo na região entorno da Hidrelétrica de Tucuruí

Número de mulheres na região do Grande Lago tem crescido. Sete são candidatas a prefeita e outras 12 a vice.

Continua depois da publicidade

A presença feminina nos palanques das campanhas eleitorais tem crescido em todo o País. E nos sete municípios à montante da Hidrelétrica de Tucuruí não tem sido diferente. Ao menos sete mulheres encabeçam chapas e outras 12 são candidatas a vice-prefeita. Levantamento elaborado pela Reportagem mostra a presença das mulheres nos municípios de Itupiranga, Nova Ipixuna, Jacundá, Goianésia do Pará, Breu Branco, Tucuruí e Novo Repartimento.

Maria das Graças Medeiros Matos (MDB), a Drª. Graça, prefeita e candidata à reeleição no município de Nova Ipixuna pela Coligação Honestidade, Trabalho e Fé, é a única mulher à frente de uma prefeitura na região do Lago. Nessas eleições, ela tem como candidata a vice-prefeita Rosineide Silva de Souza, a professora Neide (PSB).

O candidato Edson Raimundo Alvarenga, ex-prefeito de Nova Ipixuna, da Coligação o Trabalho Está de Volta, também leva uma mulher ao seu lado, a Doralice de Almeida Amara, a Dora, (PDT)

Em Jacundá, as mulheres somam 50% nas chapas majoritárias. Geane de Deus (PDT), da Coligação Democracia, Trabalho e Desenvolvimento, tem como vice a empresária Zezé Pessoa do Vale, também do PDT.

O candidato Rogério Oliveira Pereira, o capitão Rogério (PL), está com Marilene Campos Melo, mulher do ex-prefeito José Martins de Melo Filho, o Zé Martins (MDB). E o atual prefeito e candidato à reeleição Ismael Barbosa (Pode) tem como vice a vereadora Mariza Alves da Silva (PSD).

No município de Goianésia do Pará, a presença feminina ficou resumida a Maria Odete Macedo Alencar, a professora Odete, na chapa do candidato a prefeito Francisco Eduardo Oliveira Silva, o Russinho, (Solidariedade), filho do ex-prefeito Russo, assassinado há cerca de cinco anos.

Em Breu Branco, a filha de ex-prefeito e a mulher de outro ex-prefeito pretendem governar o município. A servidora pública Zuleica Fabiana Kolling (MDB), a Fabiana do Alemão, filha do ex-prefeito Egon Kolling, encabeça a chapa majoritária com Rosani Aparecida Loureiro, mulher do ex-prefeito Armênio Barreirinhas, da Coligação Juntos Somos Mais Fortes.

Ainda no município de Breu Branco, Iraneide de Fátima Cardoso da Silva, a Iraneide do Sindicato, é a candidata a vice-prefeita do atual prefeito e candidato à reeleição Francisco Garcês Costa.

Dos sete municípios entorno da Hidrelétrica de Tucuruí, o município que leva o mesmo nome, tem o maior número de postulantes à prefeitura municipal. São 10 o total de candidatos, dos quais duas mulheres encabeçam chapas. Eliane Alves da Silva, da Coligação Juntos de Volta ao Trabalho (PSDB), e Sônia Maria Cassiano Eugênio (Cidadania) são cabeças de chapas.

Da família Barreirinhas outra mulher participa de chapa majoritária. Patrícia Neves Barreirinhas (PP), filha do ex-prefeito de Breu Branco, Armênio Barreirinhas, é candidata à vice-prefeita na chapa de Claudiney Furman, filho do ex-prefeito Claudio Furman, já falecido.

O candidato a prefeito Dircionei Vieira Gaia (PMN) tem como vice Maria Cleide de Oliveira Barros, também do PMN, pelo município de Tucuruí.

Em Novo Repartimento, após o indeferimento do registro do ex-prefeito Bersa Jones, o PSB indicou Udenira de Souza Pimentel. A candidata tem como vice Sabrina Seleone.

O PTB lançou o nome de Elizaira Rodrigues Lima como candidata a prefeita em Itupiranga. E Gabriela Mendes é vice do candidato Alysson Cleber Negreiros Alves.

(Antonio Barroso)