A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas acaba de divulgar mais um Boletim Epidemiológico sobre o cenário do novo coronavírus no município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mesmo com todos os esforços e trabalho sem trégua no combate à propagação da Covid-19 e na luta para salvar vidas, os números de casos positivados no município aumentam diariamente.
Nesta quinta-feira (29), foram confirmados 13 novos pacientes infectados, enquanto o número de pacientes recuperados subiu para 22.158. A Ascom informa ainda que o número de óbitos pela doença permanece estagnado em 195, sem anúncio ou confirmação de novos falecimentos por Covid-19 desde o Boletim Epidemiológico da quarta-feira, dia 21 de outubro.
No total, 181.575 pessoas já foram testadas para a doença desde o início da pandemia, entre o exame PCR e testagem rápida. Destes, 153.367 foram descartados, enquanto 28.208 casos foram confirmados.
A Prefeitura reforça a importância de praticar as orientações do Ministério da Saúde e dos especialistas em relação ao cuidados com a saúde: lave sempre as mãos com água e sabão. Evite tocar olhos, nariz e boca. Evite sair de casa, mas caso precise sair, use a máscara de proteção sobre o nariz e a boca; é obrigatório. O distanciamento social é a melhor medida preventiva contra o novo coronavírus.
Em caso de sintomas, procure o Pronto Socorro, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Unidade de Saúde mais próxima.
Novos casos
O Boletim Epidemiológico desta quinta revela que 11 dos pacientes confirmados são do sexo masculino, com idades variando de 21 a 53 anos de idade; as duas mulheres confirmadas possuem 32 e 47 anos.
Os dados divulgados indicam que todos os novos casos se encontram em isolamento domiciliar, tendo 7 sido confirmados através do teste rápido, enquanto os outros 6 se deram pelo exame PCR, em sistema drive-thru.
Com os registros anunciados hoje, Parauapebas passa a ter 28.208 casos confirmados. Destes, 10 pacientes estão internados; 5.845 pacientes estão em isolamento domiciliar; 22.158 pacientes foram recuperados e receberam alta; 195 pacientes foram a óbito.
O Boletim afirma ainda que 432 pessoas foram testadas nesta quinta-feira.