Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana

Nesta segunda (28), será realizado sorteio para definir desembargador que vai julgar pedido de recondução ao cargo apresentado pela defesa do prefeito afastado Darci Lermen; servidores clamam por retorno dele, que está longe da PMP desde 8/11 por contratações de temporários

Continua depois da publicidade

DARCI PEDE PRA VOLTAR

Advogados do prefeito afastado Darci Lermen ingressaram na última sexta-feira (25) com agravo de instrumento na segunda instância do Poder Judiciário para tentar a recondução dele ao cargo. Darci foi afastado pelo juiz Lauro Fontes Júnior no dia 8 de novembro, sob acusação de encher o Poder Executivo municipal de servidores temporários. Além de afastá-lo por 90 dias, o magistrado deu prazo para “ontem” para que a Prefeitura de Parauapebas comece a fazer demissões em massa a fim de reduzir a quantidade de contratados ao menor número possível. Ninguém ganhou as contas até agora.

TORCIDA PELO PREFEITO

Nesta segunda-feira (28), será realizado o sorteio para definir o desembargador que vai julgar o pedido de recondução de Darci. A equipe do gestor está confiante de que ele retornará antes dos 90 dias, e os servidores estão na torcida, alguns fazendo até campanhas de oração, além dos muitos que dizem estar com saudade de Darci ― principalmente por não terem visto pagamento na sexta da Black Friday, uma vez que o prefeito afastado sempre faz mimos ao funcionalismo, antecipando proventos quando possível. O pagamento dos salários, aliás, está previsto para quarta-feira (30), conforme comunicado do governo municipal.

CONCURSO DA PREFEITURA

A qualquer momento a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), banca organizadora do concurso da Prefeitura de Parauapebas, vai divulgar a demanda final do disputadíssimo e histórico certame do município. A concorrência virá em linha com o já antecipado pelo Blog do Zé Dudu (relembre aqui), exceto para o cargo de agente comunitário de saúde, que terá queda no número final de aptos à prova porque muita gente não entregou, se confundiu ou fez incompleta a comprovação de residência.

DESTAQUES EM MARABÁ

Por falar em concurso, dois educadores atualmente contratados pela Prefeitura de Parauapebas foram destaque no concurso público da Prefeitura de Marabá para o cargo de provimento efetivo de professor licenciado em pedagogia. Dos três primeiros lugares, o segundo e o terceiro foram ocupados por servidores da rede municipal parauapebense, um deles também oriundo de Marabá, mas atualmente morando na Capital do Minério. O primeiro lugar foi ocupado por uma candidata do município anfitrião.

CONCLUSO PARA DECISÃO

Candidatos aprovados ― mas não classificados dentro do limite de vagas ― no último concurso da educação, realizado em Parauapebas em 2018, aguardam ansiosos a sentença do juiz Lauro Fontes Júnior para o pleito deles: tomar posse no cargo mesmo após expirado o prazo de validade do certame. A alegação é de que a prefeitura teria contratado professores em vez de chamar os aprovados. O processo está na mesa do juiz, concluso para decisão, e se o magistrado der ganho de causa aos professores, todos eles vão poder ser nomeados até o limite de vagas atualmente ocupadas por servidores temporários. Vai ser mais um abacaxi daqueles no colo do governo municipal, que atualmente está com concurso para professores em andamento.

COVID SOB CONTROLE

Entre os dias 21 e 27 deste mês foram contabilizados 99 novos casos de Covid-19 em Parauapebas, com um óbito retroativo, isto é, registrado fora desse período, mas computado agora. No total, o município registra 69.386 infectados pelo vírus e 577 óbitos. A taxa geral de ocupação de leitos no município (atualizada às 10h57 desta segunda-feira) está em 8%. Os leitos de enfermaria do SUS estão com 27% de lotação, mas os de UTI estão desocupados, assim como vazios estão os leitos de enfermaria e de UTI da rede privada. O atendimento para suspeita de covid acontece em um anexo do Hospital Geral de Parauapebas (HGP).