Concurso da Prefeitura de Parauapebas é o maior da história no Norte e Nordeste

Com 42,7 mil inscritos — 12 mil deles vindos de fora — para 347 vagas, município conseguiu juntar mais candidatos que população inteira de 86% das cidades do país. Confira curiosidades

Continua depois da publicidade

Mais de 40 mil inscritos pagantes para menos de 350 vagas, e o resultado você já conhece: casa lo-ta-da. Com esses números, o certame da Prefeitura de Parauapebas se tornou o maior concurso público municipal da história nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, devido à alta demanda de candidato por vaga que conseguiu emplacar. Já são exatas 42.735 inscrições deferidas, mas o número final — que poderá ser maior — ainda será homologado pela banca organizadora, a Fadesp, que anotou em seu currículo este que é o “concurso dos concursos”. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.

A quantidade de inscritos para os 11 cargos disponíveis no concurso da prefeitura que paga alguns dos maiores salários do Brasil é maior que a população inteira de 4.810 municípios brasileiros, ou 86% deles. E é justamente o valor das remunerações detrás das entrelinhas do edital, e cantado em verso e prosa pelo Blog, que fez com que o interesse em se tornar servidor público de carreira no município disparasse, para muito além do que a própria banca organizadora supôs.

O Blog apurou que 30% dos inscritos no concurso são de fora do município, e se toda essa gente — cerca de 12 mil candidatos — comparecer no dia da prova, tornará Parauapebas a maior atração turística em um dia do país, superando até mesmo Rio de Janeiro e São Paulo. Nem mesmo a rede hoteleira local está preparada para suportar uma aglomeração humana superior à população urbana de uma cidade como Curionópolis.

Para além dos candidatos, o concurso se tornou desafiador até para a infraestrutura local, uma vez que a quantidade de inscritos para fazer as provas é praticamente equivalente ao total de alunos da rede pública municipal, com o diferencial de que as provas serão concentradas apenas em dois turnos (manhã e tarde), enquanto os alunos matriculados na rede têm quatro turnos para estudar (matutino, intermediário, vespertino e noturno). Vai faltar espaço na cidade.

Cargos disputadíssimos

A grande “atração turística” do concurso da Prefeitura de Parauapebas ficou por conta dos cargos de fiscal de urbanismo e agente de combate a endemias, ambos os quais se aproximaram de quase 700 candidatos por vaga. As duas míseras vaguinhas do cargo de fiscal atraíram 1.392 interessados, que estão focados em um salário bruto que chega a R$ 8.400, conforme apurou o Blog ao bisbilhotar a folha de pagamento de outubro.

Já a explicação mais lógica para que um enxame de 6.780 inscritos grudasse no cargo de agente de combate a endemias é a de que eles estavam fugindo do badalado cargo de agente comunitário de saúde, o qual, por ter mais vagas à disposição, supostamente atrairia mais gente, como de fato foi: mobilizou 14.895 candidatos, mas com uma concorrência média de 105 por vaga, seis vezes e meia menor que a posto das endemias.

Não vai ser fácil para ninguém, e mesmo quem tentou cortar caminho para cargos disponíveis fora da área urbana, como no caso de agentes de saúde e professores, vai enfrentar uma demanda atípica para vagas contadas nos dedos. É estudar, e estudar, não haverá salvação.

Curiosidades do concurso

No projeto básico, a Fadesp estimou que o concurso da Prefeitura de Parauapebas daria 7,1 mil inscritos. Errou. O Blog do Zé Dudu calculou 26 mil. Errou também. E os próximos concursos, com mais vagas e previstos para o ano que vem, devem movimentar em torno de 100 mil candidatos em Parauapebas, a julgar por esse, que é uma espécie de “só para constar”, a fim de tirar o foco dos órgãos de fiscalização para a quantidade elevada de temporários na folha do município.

A previsão é de que desembarquem aqui caravanas vindas de Redenção, Tucuruí, Altamira, Paragominas, Araguaína (TO), Imperatriz (MA), São Luís (MA), Teresina (PI) e, sobretudo, Belém, Ananindeua e Marabá, o trio da pesada que mais aprova candidatos nos concursos de Parauapebas.

O Blog deu um “google” em milhares de nomes das listas e descobriu que o município também deve receber goianos oriundos das cidades de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Senador Canedo; mineiros de Belo Horizonte, Uberlândia e Betim; cearenses de Fortaleza, Caucaia e Sobral; baianos de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna e Luís Eduardo Magalhães; paulistas da capital, de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Taubaté; catarinenses de Lajes, Palhoça e Itajaí; paranaenses de Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, entre outras localidades.

No dia 11 de dezembro, data prevista para aplicação das provas, um pedaço do Brasil deve se encontrar em Parauapebas. São concurseiros que viajam o país farejando uma boa oportunidade para tomar posse, e a Capital do Minério, pelos salários que paga, inclusive acima do Executivo federal, é uma boa pedida.

Candidatos da pesada

O Blog apurou que entre os concorrentes do cargo de agente de trânsito há quase 2 mil bacharéis em Direito, além de 300 com a mesma formação na disputa pelo cargo de fiscal de urbanismo. Entre os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, há cerca de mil graduados na área de saúde, a maior parte no curso de Enfermagem, mas também nas áreas de Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia, Saúde Coletiva e até Medicina. Há, aliás, uma centena de estudantes de Medicina que se inscreveram nos cargos de agente de combate a endemias e comunitário de saúde para, acredite se quiser, “treinar”.

Entre os inscritos para o cargo de professor, há quase 200 detentores de título de mestre e doutor em Educação, com olhos atentos e graúdos à uma remuneração que pode chegar a R$ 12 mil, o equivalente ao salário de um doutor em início de carreira em universidades federais. Também há quase mil inscritos que já são concursados em outros lugares como professor, mas querem tentar a sorte na Capital do Minério.

No cargo de técnico em edificações, há cerca de 50 candidatos com, também, diploma de engenheiro civil, assim como para o cargo de eletricista há quase 100 com certificado de engenheiro eletricista. Em resumo, o concurso da Prefeitura de Parauapebas não será para amadores, mas também poderá servir de combustível para os próximos que virão. De todo modo, já se tornou o maior evento regional deste ano, e o mais delirante.

24 comentários em “Concurso da Prefeitura de Parauapebas é o maior da história no Norte e Nordeste

  1. Gilberto Faustino Sousa de sousa Responder

    Gostaria de saber se a camara dos vereadores de paroaupebas aumentou o números de vagas pra agente de trânsito tbm porque tava em análise isso lá, os outros cargos almentaram,alguém sabe informar aqui por favor.

  2. Pingback: RADAR PARAUAPEBAS: Saiba o que é notícia neste início de semana na Capital do Minério - ZÉ DUDU

  3. Patrícia Gomes Responder

    Eu acho que eles mesmo nem conferiram esses tal de comprovante de residência, minha filha e eu mandamos a mesma documentação praticamente por que moramos na mesma casa, e só ela foi aprovada e eu eliminada por falta de comprovante sendo que ela mandou o msm e foi aprovada alguém me explica isso.

  4. Pingback: Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana - ZÉ DUDU

  5. Flaviany Responder

    Teria como apurar em que meses serão publicados os editais com os restantes das vagas? Há muitos contratados na prefeitura.

    • Assis Responder

      Na opinião teria que ter uma filtragem, somente os munícipes participarem. Tem muita gente de outros municípios e até mesmo estado inscritos que tiram a oportunidade de quem mora aqui.

  6. Brisa Responder

    Acho que na análise feita não foi considerado que muitos se inscreveram pra dois cargos, ja que há 2 horários de prova. Inclusive, vi alguns que estão inscritos em 3 cargos de professor. Acho que pra tentar a sorte no menos concorrido… rs

  7. Augusto Costa Responder

    Parabéns pela matéria, alguém dos dados obtive ontem mesmo quando saiu o a lista de deferidos. Mas algumas informações achei bem curiosa, e que não vi em nenhuma lista, foi algumas das informações como formação e município de residência, como o blog conseguiu essas informações privilegiada?

    • Anderson Responder

      basta jogar o nome da galera da lista no google pra vc ver a porrada de gente de fora , tem ate médico de belem interessado em tentar a sorte no agente de trânsito kkk

    • LUZINALDO SANTOS SILVA Responder

      A matéria ficou show de bola, desejo um bom desempenho para quem for realizar as provas, é aqueles que tem mas conhecimento que dedicaram suas vidas para estudar sem dúvidas vão conquistar essas vagas.

      • Julia Responder

        Essa tua matéria está dividida entre verdades é mentiras, kkkkk muitos tão e rindo dessa tua matéria até porque escutei umas pessoas comentando, realmente está entre verdades é mentiras, é tu chama pessoas de mendigo, queres dizer que todos que moram e são de Belém são mendigos foi isso que eu ouvir comentarem, é realmente tu como um blogueiro estudado chama de mendigo pra pessoas estais bem na foto né

        • Gilberto Faustino Sousa de sousa Responder

          Disseram que a Câmara dos vereadores de paroaupebas ia brigar pra aumentarem os números de vagas até agora sou ouvi dizer que almentaram uns cargos menos d agente de trânsito alguém sab dizer se ouve algum aumento nas vagas d agente de trânsito.

  8. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    Será se a lei de improbabilidade só vale para Parauapebas? Será se o ministério público tem interesse em não realizar concurso em Canaã?
    Será se esse blog ganha dinheiro para não fazer uma matéria sobre esse tema ?
    Canaã tem pessoas com mais de 10 anos de contrato, pode isso promotor?
    Constituição é rasgada na cara da sociedade em Canaã.

    • Bestao de Canaã dos carajas Responder

      É Zé Dudu só perdeu para o de Canaã dos Carajas né?
      Esse blog não fala em concurso público em nesta cidade!!!
      É mais fácil nevar em Canaã dos carajas do que ter concurso público. A prefeita bionica já deveria ser afastada, pois denúncia ao ministério público já foi feito, porém vamos ter que denúncia o ministério público também?

      • elton Responder

        cara chato , faz uma denuncia no mp vc mesmo e para de botar defeito . . . toda vez o mesmo mi mi mi parece radiola velha .

    • Walberon Responder

      O Blog Ze Dudu sempre com matérias atrativas ao leitor e de fácil entendimento. Sou fã do Blog pela maneira como dialoga com seus leitores.

    • Mandinha Responder

      Como se ter graduação em direito fosse alguma coisa, se fosse por isso todos graduados que fazem para PRF passariam (e olha que tem muitas disciplinas de direito). Muitos dos que se inscrevem nem vão fazer a prova, mais da metade só faz por fazer, e a pequena porcentagem que realmente estudou tem que contar com a benção do papai do céu para garantir a vaga. Aprendi que não existe concorrência, apenas foque no seu desempenho, traga a responsabilidade para as suas mãos e bora continuar estudando para fazer uma boa prova.

Deixe seu comentário

Posts relacionados