MP recebe ‘sugestão’ para barrar edital de concurso da Prefeitura de Parauapebas

Denúncia já está na mesa para decisão do promotor Mauro Messias, defensor da moralidade no serviço público. Por outro lado, sobre a mesa do juiz Lauro Fontes, aguardando canetada, está caso de contratações com quebra de acordo judicial. Temporários viraram grande abacaxi

Continua depois da publicidade

Nem lançado foi o edital do concurso público da Prefeitura de Parauapebas, e ele já está causando frisson por aí. A nova é que uma mulher entrou com denúncia no Ministério Público esta semana para que o órgão dê um jeito de impedir que o edital prospere – se possível, impedir que ele seja lançado. A queixa foi parar no colo do promotor Mauro Messias dos Santos, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Parauapebas e ferrenho defensor da moralidade no serviço público, tendo, inclusive, enquadrado a administração municipal pelo excesso de temporários. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.

A denunciante alega que a prefeitura “possui número exacerbado de contratados” e que o governo quer “maquiar a improbidade administrativa através de um concurso de fachada, com número de vagas insignificante comparado aos contratados”. Ela pede ao parquet a impugnação do edital, previsto para ser lançado no próximo dia 12, e cita como argumento para tal a falta de vagas nos cargos de engenheiro civil e enfermeiro.

Não é demais lembrar que a Prefeitura de Parauapebas já contratou banca para organizar o concurso, que é o primeiro de três que vão acontecer até o final do ano que vem. A situação da folha de pagamento do município foi parar no tribunal, por meio de ação do Ministério Público, que foi provocado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (Sinseppar). A expectativa para o edital a ser lançado na próxima semana é de que traga 260 vagas imediatas e 87 para cadastro de reserva em 13 cargos.

Muitos porquês

Mas enquanto uns sonham com o edital e já se preparam para garantir vaga no quadro de pessoal permanente da segunda prefeitura mais rica do Pará, outros reclamam pelos cotovelos e dividem opinião.

“Como pode um cargo como o de engenheiro civil ter 87% dos ocupantes contratados e o concurso não prever nenhuma vaga?”, indaga a denunciante ao Ministério Público. “Como pode o cargo de enfermeiro ter 157 contratados, e a prefeitura, além de não ter intenção de disponibilizar ao menos 1 vaga, ainda querer terceirizar os funcionários da saúde para que permaneçam os mesmos contratados apenas com status de terceirizados, cerceando o direito dos profissionais de participarem da garantia constitucional denominada concurso público?”, questiona.

A mulher se queixa de que “pretendem dividir o concurso em duas etapas para que chegue janeiro de 2023, e os novos concursados ainda não estejam aptos, abrindo precedente para a renovação do absurdo número de contratos”. E vai além, ao apontar que “a terceirização do HGP [Hospital Geral de Parauapebas] é uma manobra clara de permanência dos contratados e ausência de concurso para essas vagas”.

Por fim, a desgostosa reclamante pede “humildemente” que o “admirável Ministério Público” se posicione contrário ao “edital leviano” que a prefeitura pretende publicar “sem um mínimo de vagas decentemente ofertadas”. “Peço que impugne o edital e solicite que, para engenheiros civis, sejam ofertadas pelo menos 8 vagas (10% do número de contratados) e 16 vagas para enfermeiro (10% do número atual de contratos). Peço ainda que em todos os cargos que exista pelo menos um contratado seja aberta pelo menos 1 vaga”, encerra.

O pedido já se encontra sobre a mesa do promotor para ele decidir se segue adiante com a manifestação e abre um procedimento preparatório para investigar mais a fundo. Já no Fórum local também está na mesa para o juiz Lauro Fontes Júnior decidir a ação impetrada pelo MP que pede o afastamento do prefeito Darci Lermen por, no mínimo, 90 dias devido ao fato de a prefeitura ter descumprido acordo judicial e contratado temporários após 27 de maio deste ano, quando a folha de pagamento entrou na mira da justiça e se tornou uma bomba para o governo de Lermen. A novela dos temporários ainda promete muitos capítulos carregados de fortes emoções.

23 comentários em “MP recebe ‘sugestão’ para barrar edital de concurso da Prefeitura de Parauapebas

  1. marlene Responder

    Gente e para técnico de enfermagem será se não vai ter vaga no concurso,parauapebas precisa muito seria muito melhor só assim as pessoas não trabalhariam com medo de ser demitido,ou sendo omilhados pelos vereadores.

  2. Harli Responder

    Isso é verdade tomara que o juiz veja isso com carinho um absurdo muita pouca vagas nem pra emfermagem vai ter isso é só pra deixa o contratados

  3. GOMES Responder

    O caso é igual ao cargo de Analista Ambiental 97 % de contratados. Nada previsto para esse edital.

  4. Heloisa Cardoso Responder

    Nossa não existe, números de contratados maior que concursados?? Aqui em Parauapebas??? Pode ser em outras cidades mas aqui não,
    já foi o tempo, acorda vc está no ano de2022, não no de 1990. Aff

  5. Chega de injustiça Responder

    A intenção da denúncia não é barrar o concurso, mas rever as vagas. Essa proposta de concurso é uma vergonha, apenas um cala-boca pra embromar e desviar a atenção. Nunca foi interessante para essa administração vigente ter quadro efetivo. Como manterão seu eleitores? Tanto contratado, que ficam disputando que vai fazer o serviço kkkkkk. Só acredito que vai ter concurso depois de ver o edital. População tem mais que pressionar, mesmo.

  6. Erick Responder

    Até que enfim alguém com coragem! Parabéns pela coragem que o sindicato do prefeito (SINSEPPAR), pq dos servidores esse sindicato nunca foi

  7. janiele Responder

    Parabéns a quem teve coragem de levar a denuncia até o MP. A prefeitura tentando manter a todo custo os contratados querendo lançar um mínimo de vagas (apenas de nível médio) e além disso com planos de criar processo seletivo simplificado ( manobra), obvio, para manter seus contratados. Que venha um edital de concurso justo, e que abranja as categorias de nível médio e superior. Hoje a prefeitura possui quase 7 mil contratados e agora quer aparecer com um edital de nivel médio de 260 vagas imediatas e 87 reserva.
    Avante, Ministério Público!

  8. Brasil a casa da mãe Joana Responder

    Na minha opinião não deveria ter um contratado, todos deveriam ser por meritocracia, se não tem competência para passar numa prova, não deveria ocupar as vagas de quem tem.

  9. Rafael Luiz Antunes de Melo Responder

    Melhor cidade do mundo para se morar e paraupebas, conheço cidades que passa de 7, 8 anos sem um concurso aqui na o povo quer concurso todos os anos rsrs

    • Brenda Responder

      Boa tarde, alguém sabe me informar pq nesse site divulgou salário de quase R$ 9.000 pro cargo de professor, e o salário base no edital tá de pouco mais de R$ 5.800, será alguma bonificação? Vale? Pra chegar ao valor informado aqui? No edital não possui esse dado.

  10. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    Pessoal vamos seguir o canal do Carlão do sindicato, homen de luta um dos únicos sindicalistas realmente de luta.
    Têm sindicalistas que estão com toda família contratada na prefeitura além das duas amantes.
    Né sindicato dos professores???

  11. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    Canaã não tem concurso desde 2014, mas esse blog não fala nada gostaria de saber o pq??
    Parece que Canaã dos carajas ainda vive num período colonial ou da república velha.
    Há um clietelismo gigantesco nesta cidade.
    Esse blog passa o pano para Canaã pq ?

  12. Beatriz Nobre Responder

    gente quem não tiver satisfeito não faz a prova e evita o tumulto da concorrencia gigante que eu ja vi em outra reportagem, simples assim. e larga de mão para quem quer, ok?!

  13. Samara Responder

    Concordo com o pedido da denunciante e assino embaixo. Esse concurso é um grande engodo e essa conversa pra boi dormir que vai ter outros concursos é só pra tentar enganar a justiça e ganhar tempo mantendo os contratados, dentre eles muitos fantasmas. A prefeitura virou um grande castelo mal assombrado, cheio de gasparzinho especialmente nas secretarias menores. Tem gente contratado como aux operacional trabalhando de doméstica na casa de vereador……. Enquanto isso quem rala e quer se efetivar não tem oportunidade em um concurso decente, com as vagas que realmente se precisa……. Parauapebas de muro baixo!!! Todo laço de maldição precisa ser destruído, em nome de Jesus!!!

    • marlene Responder

      olha Samara pior que têm muito disso,afinal o que faz un auxiliar operacional?é para trabalhar na cozinha dos vereadores,só digo uma coisa a gente que precisa trabalhar é muito omilhado,isso sim,me chamaram para trabalhar com um salário de 1100,eu nunca imaginava na prefeitura pagariam um valor desse para um trabalhador,eu não fui,era só para ser omilhada,aí é bem mais caro,na pandemia eu servia muito,graças à Deus trabalhei no Hospital de campanha cuidei de muitos pacientes,e o valor que tenho hoje?é nenhum,porquê?não puxo o saco de ninguém só faço meu serviço,e trato e cuido como gostaria de ser cuidada,só isso e amo trabalhar e ajudar quem precisa de meus serviços.

    • Janiele Responder

      Não tem previsão p vaga de nível superior, esse suposto edital será apenas p algumas vagas de nível médio .

  14. Márcia Teixeira Responder

    É a pessoa ser muito desocupada e irresponsável pra acionar o ministério público pra barrar um concurso que tem tanta gente já estudando!!! Afff!!!

    • Rosildo Responder

      Tem que barrar mesmo, o número de contratado é superior ao número de concursados, indo contra estatuto, é criar vergonha na cara e fazer o certo

Deixe seu comentário

Posts relacionados