MP recebe ‘sugestão’ para barrar edital de concurso da Prefeitura de Parauapebas

Denúncia já está na mesa para decisão do promotor Mauro Messias, defensor da moralidade no serviço público. Por outro lado, sobre a mesa do juiz Lauro Fontes, aguardando canetada, está caso de contratações com quebra de acordo judicial. Temporários viraram grande abacaxi

Nem lançado foi o edital do concurso público da Prefeitura de Parauapebas, e ele já está causando frisson por aí. A nova é que uma mulher entrou com denúncia no Ministério Público esta semana para que o órgão dê um jeito de impedir que o edital prospere – se possível, impedir que ele seja lançado. A queixa foi parar no colo do promotor Mauro Messias dos Santos, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Parauapebas e ferrenho defensor da moralidade no serviço público, tendo, inclusive, enquadrado a administração municipal pelo excesso de temporários. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.

A denunciante alega que a prefeitura “possui número exacerbado de contratados” e que o governo quer “maquiar a improbidade administrativa através de um concurso de fachada, com número de vagas insignificante comparado aos contratados”. Ela pede ao parquet a impugnação do edital, previsto para ser lançado no próximo dia 12, e cita como argumento para tal a falta de vagas nos cargos de engenheiro civil e enfermeiro.

Não é demais lembrar que a Prefeitura de Parauapebas já contratou banca para organizar o concurso, que é o primeiro de três que vão acontecer até o final do ano que vem. A situação da folha de pagamento do município foi parar no tribunal, por meio de ação do Ministério Público, que foi provocado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (Sinseppar). A expectativa para o edital a ser lançado na próxima semana é de que traga 260 vagas imediatas e 87 para cadastro de reserva em 13 cargos.

Muitos porquês

Mas enquanto uns sonham com o edital e já se preparam para garantir vaga no quadro de pessoal permanente da segunda prefeitura mais rica do Pará, outros reclamam pelos cotovelos e dividem opinião.

“Como pode um cargo como o de engenheiro civil ter 87% dos ocupantes contratados e o concurso não prever nenhuma vaga?”, indaga a denunciante ao Ministério Público. “Como pode o cargo de enfermeiro ter 157 contratados, e a prefeitura, além de não ter intenção de disponibilizar ao menos 1 vaga, ainda querer terceirizar os funcionários da saúde para que permaneçam os mesmos contratados apenas com status de terceirizados, cerceando o direito dos profissionais de participarem da garantia constitucional denominada concurso público?”, questiona.

A mulher se queixa de que “pretendem dividir o concurso em duas etapas para que chegue janeiro de 2023, e os novos concursados ainda não estejam aptos, abrindo precedente para a renovação do absurdo número de contratos”. E vai além, ao apontar que “a terceirização do HGP [Hospital Geral de Parauapebas] é uma manobra clara de permanência dos contratados e ausência de concurso para essas vagas”.

Por fim, a desgostosa reclamante pede “humildemente” que o “admirável Ministério Público” se posicione contrário ao “edital leviano” que a prefeitura pretende publicar “sem um mínimo de vagas decentemente ofertadas”. “Peço que impugne o edital e solicite que, para engenheiros civis, sejam ofertadas pelo menos 8 vagas (10% do número de contratados) e 16 vagas para enfermeiro (10% do número atual de contratos). Peço ainda que em todos os cargos que exista pelo menos um contratado seja aberta pelo menos 1 vaga”, encerra.

O pedido já se encontra sobre a mesa do promotor para ele decidir se segue adiante com a manifestação e abre um procedimento preparatório para investigar mais a fundo. Já no Fórum local também está na mesa para o juiz Lauro Fontes Júnior decidir a ação impetrada pelo MP que pede o afastamento do prefeito Darci Lermen por, no mínimo, 90 dias devido ao fato de a prefeitura ter descumprido acordo judicial e contratado temporários após 27 de maio deste ano, quando a folha de pagamento entrou na mira da justiça e se tornou uma bomba para o governo de Lermen. A novela dos temporários ainda promete muitos capítulos carregados de fortes emoções.

Posts relacionados

Prefeitura de Parauapebas terá 6 meses para fazer concurso público

Governo municipal deverá manter temporários por esse prazo, mas não poderá aumentar número de contratados para além do permitido em decisão judicial. Se precisar de mais tempo para segurar pessoal do PSS, até iniciar e concluir concurso, e chamar aprovados, terá de acertar com MP e TCM

Prefeitura de Parauapebas terá 6 meses para fazer concurso público

Governo municipal deverá manter temporários por esse prazo, mas não poderá aumentar número de contratados para além do permitido em decisão judicial. Se precisar de mais tempo para segurar pessoal do PSS, até iniciar e concluir concurso, e chamar aprovados, terá de acertar com MP e TCM