Parauapebas: Fadesp diz que prova para o cargo de auxiliar administrativo da PMP não será anulada

Em nota à imprensa, a fundação responsável pelo certame tranquiliza os candidatos
Raimunda Arruda de Lima

Continua depois da publicidade

Em nota à imprensa, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pelo concurso púbico para o preenchimento de cargos na Prefeitura Municipal de Parauapebas, tranquiliza os candidatos ao cargo de auxiliar administrativo, informando que a prova realizada neste domingo (26) não será anulada. 

O comunicado foi feito em razão da candidata Raimunda Arruda de Lima, que se submetia ao teste em uma das salas da Faculdade Máster de Parauapebas (Famap), ter sido flagrada com um ponto eletrônico, numa tentativa clara de obter vantagem sobre os demais candidatos, mediante fraude.    

Em determinado momento, a fiscal de sala ouviu um sinal de rádio, passou a verificar de onde era emitido e detectou que uma das candidatas, depois identificada como Raimunda, usava um ponto eletrônico disfarçado de brinco. 

O ponto eletrônico

O coordenador do concurso foi comunicado e chamou a Polícia Militar, tendo em vista que no local havia uma guarnição de serviço a fim de garantir a segurança dos envolvidos no certame, tanto organizadores quanto candidatos.

Raimunda foi retirada da sala e ainda tentou reagir à acusação, porém, revistada, com ela foi encontrado o equipamento de rádio que emitia sinal para o ponto eletrônico. Conduzida à 20ª Seccional Urbana da Polícia Civil, a mulher preferiu permanecer em silêncio a revelar quem estava do lado de fora do local da prova e fazia contato com ela. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Veja o comunicado da Fadesp 

NOTA À IMPRENSA

Sobre a tentativa de fraude ocorrida durante a aplicação da prova para Auxiliar Administrativo (Concurso público da prefeitura municipal de Parauapebas), neste domingo, 26 de novembro de 2023, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) informa que, tão logo houve a suspeita de fraude, prontamente acionou as autoridades policiais do município, que tomaram as providências cabíveis.

Reafirmamos, portanto, que o certame segue sem alterações em seu A FADESP enfatiza a confiança em seus próprios protocolos internos de sigilo/segurança e agradece a celeridade/seriedade das polícias Militar e Civil de Parauapebas.

Atenciosamente,

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – Fadesp

Belém, 26 de novembro de 2023

(Caetano Silva)

31 comentários em “Parauapebas: Fadesp diz que prova para o cargo de auxiliar administrativo da PMP não será anulada

  1. Sebastián Di salvo Responder

    Quem garante que um monte de gente não concretizou a fraude!!!! Eu tirei nota muito boa mas te que cancelar para garantir a transparência!!!!

  2. Simone Responder

    Sou professora e, como tal, prestei prova de nível superior no Concurso n°001/2023/PMP no último dia 19, e como candidata a um dos cargos de nivel superior, eu fui muito bem instruída e revisada pelos fiscais da FADESP, a começar pela minha chegada ao portão da escola onde prestei a prova. Os mesmos me abordaram com muita educaçao, responsabilidade, e reiteraram verbalmente as regras editalicias no decorrer da entrada dos candidatos pelo portão da escola. Inclusive, eu elogiei a banca após sair da escola onde realizei a prova do Concurso.
    Nessa data, parece não ter ocorrido tentativa de fraude. Contudo, não fui revistada na entrada da sala de prova, somente na entrada do portão houve revista de ponto eletrônico, e alguns candidatos usaram o banheiro imediatamente após ter passado pelo portão.
    Mas no caso dessa tentativa de fraude ocorrida dia 26, a lei diz que precisa ser investigado. Afinal, como que a candidata conseguiu se adentrar à sala de prova portando um ‘brinco com sinal eletrônico’ e os fiscais de sala não detectaram o mesmo na revista antes da entrada da candidata na sala de prova? Será se a candidata foi revistada na porta da sala de prova ou APENAS na entrada do portão da escola?

  3. Santos Reis Responder

    EU TIREI UMA BOA NOTA, mas esse concurso não pode continuar. O Delegado já falou que a mulher foi pega com o GAbarito da prova, e no outro dia o gabarito bateu com o que foi divulgado com a FADESP!
    DEVE SER ANULADO. O VICÍO DE LEGALIDADE É EVIDENTE.

  4. Guinho Responder

    FADESP soltou uma nota oficial a 4h e as informações prestada por pela mesma, dizem respeito ao que de fato aconteceu “verificas”. Mas até o nome do delegado apresentado por ela é diferente das matérias que vi pelos sites de notícias

  5. Ebson Barbosa dos Santos Responder

    Tem que banir é essa banca maldita. Não tem credibilidade nenhuma . Coloquem o cebrasp
    Que eu quero ver se tem fraude

    • Andrea Responder

      Esse concurso tem que ser cancelado urgente!! Tem que Trocar de banca. Desde o concurso dos professores rolam boatos que o gabarito foi vendidos todos ouviram essa história. O povo aumenta mas não inventa. Ministério público tinha que cair em cima disso.

  6. jose de alencar Responder

    fiz 60 pontos, mas de verdade espero que anulem. Com essa venda de gabarito so vai passar os que fecharam.

    • Sidineia Cristina da Silva Responder

      Já deveria ter sido anulado, em vez de ser só suspenso!
      Concurso muito concorrido e, muitas pessoas querendo tirar proveito, sem ao menos tentar estudar!
      Quanta hipocrisia!

    • Valdecio piedade da cruz Responder

      Aqui é o Brasil onde tudo é liberado salvo os corruptos que se beneficiam a custo dos mais pobres. Se fosse em outro país como EUA, não haveria tantas fraudes, e os culpados seriam punidos severamente. A verdade que a lei só se aplica aos mais pobres, nunca aos mais ricos, uma vez que pela improbidade, se abstém por meios ilícitos. Ela só é abstrata, só está na teoria. Faz o L

  7. C Responder

    Boa tarde! Então eu olhando esses comentários, na minha opinião deveria anular todo o concurso tanto do dia 19 quanto do dia 26 e fazer novas provas com uma fiscalização maior, isso é um concurso público se ouve erros o mesmo tem que ser anulado, e a questão dos processos seletivos, porque não colocou como números de vagas no concurso público.

  8. Ggl3 Responder

    Gente acordem, com o nivel da prova nem 62 ou 64 pontos, essa prova só vai passar quem fechar ou ficar na margem de erro entre 2 ou 3 questões. Algo mais estrano que isso não há.

  9. vvox Responder

    Tirei 62 pontos, com chances de ir pra 64, por conta da banca ter cobrado um artigo revogado, e agora querem anular? Sai pra lá. Tô vendo tanta gente implorando pra cancelar a prova, com certeza tiraram menos que 40 pontos. Mas se cancelarem, beleza. A próxima eu vou tirar 70 pontos haha.

  10. Nilvalina Responder

    Cancelar concurso uma ova, ralei danado pra tirar 57 pontos, quem quer cancelar é porque tirou menos da metade.

    • vvox Responder

      Concordo, tirei 62, com chance de ir pra 64 se aceitarem meu recurso. E agora querem cancelar? Penso igual a você, quem quer anular tanto assim é pq deve ter tirado uma nota horrível e estudou pouco. Dou muito valor ao meu suor.

  11. Tintin Responder

    Se ela tinha o gabarito pra que ela ia usar um ponto eletrônico… Já que os fiscais olham tudo menos o que há no papel de inscrição? Pra mim não deve cancelar o concurso, e sim investigar pessoas que tiram notas suspeitas.

  12. ISMAEL NASCIMENTO DA SILVA Responder

    A mesma foi encontrada com o gabarito completo anotado na ficha de inscrição, com certeza uma fraude e muitos outros também estavam com o gabarito comprado, concurso tem que ser anulado e feito novamente!!!! Realmente uma vergonha não se podem confiar em em nada mesmo hoje em dia , tudo é na base da corrupção nesse Brasil .

  13. Veronica Responder

    Tem que ser anulada, como está senhora passou pelo detector e não acusou?
    Ou talvez ela nem tenha passado.
    Quem garante que não teria mais fazendo as provas dessa forma?
    Isso não tranquilizar candidatos e sim deixa lós com dúvidas
    Atenção autoridades tomem providências.

    • Tabita Responder

      O pior, é acreditar que somente uma única pessoa acessou o gabarito com antecedência. Fica meio impossível acreditar que se alguém tinha acesso as respostas, por que se beneficiaria vendendo somente para uma pessoa?

      • Amanda Responder

        Se as anotações dela são exatamente as do gabarito, tem 100% de chance de ter ocorrido o vazamento do gabarito e se houve esse vazamento, são 100% de chance que não foi para beneficiar uma única pessoa

    • Aldeny Responder

      Aonde fiz a prova, a fiscalização foi feito na entrada central de acesso ao prédio. Havia pessoas transitando normalmente no interior do prédio. Não havia detectores de metais nas entradas das portas das salas aonde as provas seriam aplicadas.P ortanto seria muito fácil adentrar no local da prova com qualquer dispositivo eletrônico antes do início da prova

  14. Julia Responder

    Esse concurso é a pura fraude, ctz que outras pessoas tbm colaram! Deveria ser anulada e feita outra com uma revista mais rigorosa!

  15. Maria do Socorro Responder

    Certeza que tem mais pessoas envolvidas nessa falcatrua.
    E so pode ser diretamente d banca pra ta passando o gabarito.
    O transmissor no mínimo tinha conhecimento das respostas e digo mais,não confio nessa banca.pronto falei.

    • Cassio dias Responder

      Uma vergonha, uma falta de respeito a todos que pagaram, viajaram km pra fazer essa prova, e no final só passa quem eles querem…eles pegaram essa aí, pra mostrar a população que estavam atentos, passando uma suposta confiança, mas na vdd não é bem assim.

  16. Moabe santos Barbosa Responder

    A prova de fiscal de vigilancia sanitaria, esta com o gabarito das questoes específicas com 8 questões errada.
    Muito suspeito tudo isso…

  17. Samarone Responder

    Mais uma laranja da prefeitura para tentar anular o concurso, pois essa quadrilha não quer ver concursado, e continuar com os contratados.

Deixe seu comentário

Posts relacionados