Parauapebas: Candidatos do concurso que foi anulado por fraude pedem a reaplicação das provas

Representados pela Comissão dos Candidatos Participantes do Concurso Público da Prefeitura de Parauapebas, eles apelam para que o prefeito Darci Lermen reconsidere a decisão que anulou o certame

Continua depois da publicidade

Assinado pela Comissão dos Candidatos Participantes do Concurso Público da Prefeitura de Parauapebas, foi encaminhada ao prefeito Darci Lermen e ao Ministério Público Estadual um Pedido de Reaplicação das Provas do Concurso da Prefeitura 2023. O certame foi anulado após a constatação de fraude durante a aplicação das provas, em 19 e 26 de novembro de 2023.

Na petição pública, os candidatos se dizem profundamente preocupados e prejudicados pela anulação e pedem que o prefeito de Parauapebas reconsidere a decisão de anular o concurso 0001/2023.

Os candidatos, por meio da Comissão, dizem entender que a integridade dos concursos públicos é de extrema importância para garantir a meritocracia e a transparência no acesso aos cargos públicos, e argumenta que, no decorrer do inquérito policial, nada foi encontrado contra a Fadesp (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa), que coordenou o certame.

Eles também afirmam que a Fadesp já se colocou à disposição para uma reaplicação das provas, “dando ênfase no aprimoramento do protocolo de segurança, com apoio da Polícia Civil e Militar nos dias das realizações das provas”.

A Comissão cita, como exemplo, o “Concurso do Bombeiro Pará, realizado pela Consulplan, onde foram identificadas irregularidades em 47 candidatos fraudulentos, mas as medidas tomadas não resultaram na anulação completa do certame”.

“Acreditamos que a comissão responsável pelo processo poderia ter tratado essa situação de forma a garantir a lisura do concurso [de Parauapebas], respeitando aos mais de 5 mil candidatos que vieram de outras cidades, que investiram recursos significativos para participar do certame, incluindo despesas com deslocamento até Parauapebas-PA, hospedagem e alimentação”, argumenta ainda a Comissão.

“Diante disso, solicitamos encarecidamente que seja reconsiderada a decisão de anulação do certame e que sejam exploradas alternativas sem prejudicar os milhares de candidatos que participaram honestamente”, apela a Comissão.

Por fim, ressaltam a disposição para contribuir com qualquer esclarecimento adicional que possa ser necessário para resolver a situação de forma justa e transparente. “Contamos com a sensibilidade e o compromisso de Vossas Excelências em buscar uma solução que atenda aos interesses de todos os envolvidos”, encerra a petição pública.

Segue o link do abaixo-assinado que acompanha o pedido https://peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR137674

5 comentários em “Parauapebas: Candidatos do concurso que foi anulado por fraude pedem a reaplicação das provas

  1. Dos santos Silva Responder

    O CERTO É REAPLICAR A PROVA. A banca não teve nada a ver com os fraudadores. É só aplicar novamente e melhorar a segurança na aplicação!!!

  2. Everino Responder

    Não há, infelizmente, outra alternativa, a não ser, a acertada decisão do Prefeito em anular o certame. Realmente, existe pessoas que conseguiram obter boas notas com seus próprioa esforços, porém, por outro lado, há, ainda, com certeza, inúmeros fraudadores, que podem se beneficiarem as custas dos sacrifícios da maioria dos participantes. Assim, a reaplicação das provas (outro concurso) se mostra uma atitude.mais justa para todos e que ia fraudadores não levem vantagem alguma.

  3. Alvaro Janaú Responder

    Eu mesmo, gastei mais de 2 mil reais pra fazer essa prova, 2 dias de viagem, centenas de horas de estudo, errei apenas 2 questões e fiquei no prejuízo.

  4. Farão de Guerra Responder

    Será se o vice diretor vai ser exonerado?
    Será se tem político envolvido?
    Quem colocou neste cargo ?

    • Alan Responder

      A replicação das provas é medida justa e adequada ao caso, preservando-se o interesse público quanto a necessidade de provimento dos cargos e garantindo a eficiência gestão pública.

Deixe seu comentário

Posts relacionados