Equipes da Semma, Brigada de Emergência e PM impedem incêndio no Parque Veredas em Canaã

Homem que pôs fogo em área próximo a reserva ambiental foi detido e levado para a Delegacia da Polícia Civil
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A ação rápida de equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Associação da Brigada de Emergência (ABECC) e Polícia Militar impediu que um incêndio criminoso se alastrasse e atingisse a Unidade de Conservação do Parque Veredas, nesta quarta-feira (28), em Canaã dos Carajás.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por volta das 16h, um homem pôs fogo em uma área de morro de difícil acesso, próximo da reserva ambiental. O infrator foi preso em flagrante e levado para a delegacia da Polícia Civil onde vai responder por crime ambiental.

As equipes de combate a incêndios florestais levaram mais de seis horas para conseguir controlar e pôr fim às queimadas.

Rescaldo

Nesta quinta-feira (29), a equipe de bombeiros sazonais terceirizada pela Vale ajudou no rescaldo da área. Para evitar que o fogo retorne, é feito um trabalho de retirada de troncos, que ainda estão queimando, para serem enterrados ou cortados e assim evitar que as chamas se espalhem.

Para a coordenadora de Educação Ambiental da Semma, Priscila Guimarães Martins, é necessária a participação da população no combate a crimes ambientais. “A importância da conscientização da população tem ajudado muito no combate às queimadas em Canãa. Muitas ocorrências são informadas pela população através no disk denúncia da Semma, permitindo que seja rápida a atuação do combate e a notificação”, ressaltou Priscila Guimarães.

Para denunciar crimes ambientais basta ligar para a equipe de fiscalização da Semma no telefone: (94) 99126-7492.

Por Dayse Gomes