Sudeste do Pará: MDB faz maioria das prefeituras e boa parte será administrada por mulheres

O partido manteve Parauapebas e Canãa dos Carajás, dois dos maiores orçamentos do estado, e reconquistou Curionópolis, fechando a região de Carajás. A segunda legenda com mais prefeitos eleitos é o PSD, seguido do PSDB e PL
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Além de vencer em oito dos 10 municípios da região sul do Pará, o Movimento Democrático Brasileiro também foi o grande vencedor no sudeste do estado, ganhado 10 prefeituras, sendo que sete delas serão administradas por mulheres. O partido manteve as prefeituras de Parauapebas e Canaã dos Carajás, dois dos principais orçamentos do País, e reconquistou Curionópolis, fechando a região de Carajás, principal área mineral paraense.

Em Canãa dos Carajás, a legenda ganhou com Josemira Gadelha, apoiada pelo atual gestor, Jeová Andrade. Em Parauapebas, o partido conseguiu a reeleição Darci Lermen, que ganhou com folga sobre os demais concorrentes.

Em Curionópolis, a agremiação reconquistou a prefeitura com a eleição de Mariana Azevedo de Sousa Marques, a Mariana Chamon, que será a primeira mulher a governar o município.  A legenda também levou as prefeituras Piçarra, com Leane Barros; São Domingos do Araguaia, com Elizane Soares da Silva; Rondon do Pará, com Adriana Andrade de Oliveira; Ulianópolis, com Kelly Destro; Nova Ipixuna, com Dr. Graça; Tucuruí, com Alexandre França Siqueira; e Sapucaia, com Wilton Lima.

A segunda legenda com maior número de gestores eleitos foi o PSD, com cinco prefeitos, sendo eles Sebastião Miranda Filho, em Marabá, que se reelegeu; João Lucídio Lobato Paes, o Dr. Lucídio, em Paragominas; Valdir Lemes, Novo Repartimento; Iara Braga, Eldorado do Carajás; e Benjamin Tasca, em Itupiranga.

O terceiro lugar é dividido pelo PL e PSDB. O PL levou as prefeituras de Abel Figueiredo, com Antônio dos Santos Calhau, o Antônio Calhau; Jacundá, com Itonir Aparecido Tavares; Breu Branco, com Flávio Mezzomo; e Xinguara, com Dr. Moacir.

Já o PSDB emplacou as prefeituras de Água Azul do Norte, com Isvandires Martins Ribeiro, o Vandin; Tucumã, com Celso Lopes Cardoso; Palestina do Pará, com Cláudio do Tete; e Dom Eliseu, com Silon. A 4ª posição também é divida entre PDT e Avante, ambos com dois prefeitos.

O PDT faturou as prefeituras de Brejo Grande do Araguaia, com Jesualdo Nunes Gomes; e São João do Araguaia, com Marcellane Cristina Sobral Martins. O Avante venceu em Ourilândia do Norte, com Dr. Júlio; e Goianésia do Pará, com Itamar Cardoso, situação que está sub judice.

O PSC venceu em Bom Jesus do Tocantins, com João da Cunha Rocha; e o PTB ganhou em São Geraldo do Araguaia, com Jefferson Douglas Jesus Oliveira.

(Tina Santos)