“Movimento Alpa Já” ganha apoio de empresários e seis bois para churrasco

Continua depois da publicidade

Por Paulo Costa – de Marabá

O “Movimento Alpa Já”, que fechou na manhã de hoje a Estrada de Ferro Carajás, à altura do bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido como Coca-Cola, está recebendo adesão e apoio de empresários e pecuaristas de Marabá. Eles estão enviando água mineral, alimentos e já providenciam barracas para armar às proximidades do trilho e manter os manifestantes no local.

IMG_4525

Seis cabeças de boi foram doadas e estão sendo levadas para o local, onde será feito um grande churrasco no início da tarde. Arroz, farinha e outros alimentos também estão sendo providenciados. A manifestação é pacífica e os manifestantes utilizaram dormentes que estavam ao lado da ferrovia para interditá-la. Um grupo de representantes da Vale acompanha tudo de longe e grava os discursos que estão sendo feitos de um trio elétrico que está estacionado ao lado dos trilhos.

Advogados, sindicalistas, pedreiros, desempregados, entre outros fazem parte do movimento que, aos poucos, vai ganhando corpo e recebendo mais adesões.

Várias faixas foram levadas para o local e estão sendo seguradas pelos manifestantes em cima da ferrovia. Uma delas tem o seguinte texto: “Estamos mudando Marabá, a Alpa já”; “Chega de enrolar: queremos a Alpa já”; outra “Não vim para brincar, a Alpa vai ficar”; “Rapina-Vale – um centenário de opressão; “Muda Vale ou se muda”; “Vale – a vergonha de nossa região”; Vale – seus trilhos são o rastro da destruição”.

A manifestação contra a Vale em Marabá é um eco dos protestos que estão ocorrendo por todo o País nas últimas duas semanas. Três passeatas já aconteceram na cidade desde a última semana, mas apenas há três dias um grupo se reuniu secretamente e definiu por protestar contra a morosidade da Vale em implantar o projeto Alpa em Marabá.

Danilo Fronchetti, que usou o microfone para protestar contra a Vale, avaliou que a mineradora fez promessas que não está cumprindo e que as manifestações contra ela são a resposta da sociedade, que culminou com a interdição da ferrovia. “Temos de protestar, não podemos nos omitir”, conclamou.

Até agora, a Vale ainda não se posicionou sobre o fechamento da ferrovia através de sua Assessoria de Imprensa, o que só deve acontecer no início da tarde de hoje.

7 comentários em ““Movimento Alpa Já” ganha apoio de empresários e seis bois para churrasco

  1. vitor Responder

    Mostram que não conhecem nada de logística,para viabilizar a ALPA em plena crise econômica na europa usa, e ate china, teríamos que ter a hidrovia ARAGUAIA TOCANTINS CONCLUIDA (vide pedral do lourenço) POIS O FRETE FLUVIAL É MAIS BARATO RÁPIDO E ECONÔMICO DO QUE RODOVIÁRIO,há oferta de aço no mundo a preços baixíssimos,imaginem trazer o coque metalúrgico para o alto forno com operações portuárias em são luis, embarque em trem e desembarque em marabá, se pudessemos embarcar direto em navio e só descarregar em marabá não sairia mais barato? POR QUE A COSIPAR FALIU? Agindo assim sÓ estaremos fomentando os investimentos que seriam na ALPA PARA PECÉM NO CEARÁ!!!!

  2. Carlos Responder

    Eu quero um boi desses pra doar para os carentes. Esses picaretas de maraba, e esse neiba, coitado, vai ser processado, pq se a vale diz q vai entrar com acao judicial vai e ferro contigo e adeus eleicao, seu burro, massa de manobra.

  3. Luis Responder

    Sinceramente, eu tenho vergonha desse povo. Enqnto o Brasil luta por pautas sociais estes interesseiros lutam por interesse proprio. O car reclama pq uma empresa privada prometeu e nao cumpriu. Gente o governo ta ai prometendo ha anos e o pior, usando o nosso dinheiro e em Maraba, o povo protesta pela iniciativa privada q gera renda e impostos. E o pior eh que os trouxas que foram pro trilho serao processados pq q Vale nao eh boba e deve ter citados tods eles , um bando de massa de manobra. Quero ver se os grandes emprsarios que tem contrato com a Vale ou vereadores têm coragem de ir pra cima dos trilhos, nao tem! Pq sabem q podem ser processados

    • isabel Pontes Responder

      Bom dia a todos! O povo marabaense tem mesmo que lutar pelos interesses do municipio… A Alpa não será somente uma fonte geradora de empregos e recursos é também um portal para tirar nossa região do anonimato… acredito sinceramente que se fosse na região sul ou sudeste, e mesmo que não fosse “tão viável” a ALPA ja estaria em pleno vapor!!! porque lá existe politicos forte que lutam e brigam pelo interesses de suas regiões. O Governo federal investe mais nas regiões sul e sudeste esquecendo a região norte… para marabá e regiães sobram a devastação e pobreza! a VALE e o governo federal lucram BILHOES E BILHOES DE R$ com a extração dos nossos minerios. E ONDE ESTÃO OS INVESTIMENTOS???…. vamos acordar gente!!!

  4. Sandro Responder

    Não pode recuar. Deixa a vale sentir no bolso o que o povo de nossa região sofre !!! Parauapebas ta precisando de uma sacudida tbm. Contra a vale ,o prefeito e vereadores. Não duvidem do poder popular. Vcs não sao blindados

    • Pedro Responder

      J, dessa maneira como foi feita essa manifestação, é crime, e deve ser tratado como tal pela justiça. Reinvidicar é válido, porém de forma legal

Deixe seu comentário

Posts relacionados