Em Marabá, Movimento ALPA JÁ interdita a Estrada de Ferro Carajás

Continua depois da publicidade

imageManifestantes do “Movimento ALPA já” interditam nesse momento a Estrada de Ferro Carajás. Eles estão em uma área próxima a invasão Fanta, em Marabá, e prometem sair do local somente quando houver uma sinalização da Vale de que a pauta de reivindicações apresentadas pelo Movimento serão cumpridas. Confira a pauta:

image

Segundo os líderes do movimento, centenas de pessoas ligadas às entidades de classes de Marabá e região deverão engrossar o movimento nas próximas horas.

Atualização
Paulo Costa – de Marabá

Cerca de 200 pessoas fecharam a Estrada de Ferro Carajás por volta de 9 horas da manhã desta quarta-feira, 26, à altura do bairro Araguaia, conhecido como Invasão da Fanta. O grupo se denomina de “Movimento Alpa Já” e envolve várias entidades como associações, sindicatos, que arregimentaram moradores das imediações da ferrovia para iniciar o protesto.

Segundo Neiba Nunes Dias, o movimento não tem bandeira, há várias entidades envolvidas e neste momento o grupo aguarda representantes da Vale para entregar a pauta de reivindicações e aguardar a negociação.

A pauta tem basicamente cinco itens: construção imediata da Aços Laminados do Pará (Alpa), celeridade na viabilização da Hidrovia Araguaia Tocantins, destinação de 2% do minério de Carajás para verticalização no município de Marabá e, ainda regularização fundiária.

Esta última pauta, embora não tenha ligação direta com a Vale, Neiba explica que obriga os governantes das esferas municipal e estadual a negociarem com eles para que mais famílias tenham garantido que as áreas onde moram serão regularizadas em tempo hábil. “Vamos permanecer acampados na ferrovia por tempo indeterminado. Vamos aguardar, primeiro, a chegada de representantes da Vale, porque essa empresa precisa colocar em prática a promessa que fez de construir aqui a Alpa”, criticou Neiba.

O blog solicitou da Assessoria de Imprensa da Vale em Marabá um posicionamento sobre o fechamento da ferrovia e aguarda a mesma para publicação imediata.

8 comentários em “Em Marabá, Movimento ALPA JÁ interdita a Estrada de Ferro Carajás

  1. Raimundo filho Responder

    Gostaria que estivesse presente o senhor Ítalo secretario de industria e comercio vocês sabem pq ele nao vai bater na vale pq ele tem contratos grandes na vale o presidente da acim nao vai bater na vale sabe pq ele tem filhos ganhando muitos na vale o presidente do sindicom nao vai sabe pq também tem filhos que trabalha na vale e ganham muitos ai o povo fica sem forca pra ir pro trilho ai so vai gato pingado vamos fazer outra manifestação e colocar esses a frente desse manifesto ja que eles tanto querem a alpa e a hidrovia.

  2. Pedro Responder

    Pessoal, acho válida a reinvicação, mas não concordo em infrigir o estado democrático de direito. Parar ferrovia, fechar portaria, são atos criminosos e devem ser tratados nos rigores da lei!

  3. Lucas Responder

    Toda a populacao de maraba e cidades visinhas tem q ter consciência q todos o grandes projetos giram em torno da hidrovia. E q o maio enteresado samos nos.

  4. Ex ferroviário Responder

    Muitome admira a falta de respeito com a população de Parauapebas o prefeito não tem uma posição oficial os vereadores muitomenos .
    Acorda. Parauapebas !

    O povovaiprarua ! Podem esperar !
    Vocês passarão para história como incompetêntes e vendidos !

  5. Marcelo Parcerinho Responder

    Concordo que tem que haver verticalização do produto exportado ( Minério ) mas Acredito que teria que ser na origem ,é aqui em Parauapebas que deveria beneficiar parte do minério gerando emprego renda pra cidade e por que só Marabá luta por vertivalização temos que fazer uma convocação urgente ,organizarmos uma pauta de reinvidicações e irmos também pras ruas.

    • João Saldanha Responder

      Concordo em partes com vc. Marabá é nossa irmã. Se aqui já é esse sofrimento todo com estrutura, imagine com a ALPA aqui. Vamos saber dividir as riquezas com nossos irmãos marabaeneses. Aqueles que quiserem explorar algum negócio, instalem-se em Marabá também.

  6. OBSERVADOR ! ! Responder

    QUE ESTE EXEMPLO SEJA SEGUIDO POR PARAUAPEBAS E BUSQUE UMA SOLUÇÂO SUBTERRÂNEA DA TRANSPOSIÇÂO DO RAMAL FERROVIÁRIO NO MUNICIPIO!

    ACORDA PARAUAPEBAS !

    O POVO AGUARDA ACIOSAMENTE UM PRONUNCIAMENTO PÚBLICO !

    QUEREMOS UMA POSIÇÂO OFICIAL DO PREFEITO de PARAUAPEBAS E CAMARA DE VEREADORES JÁ !

    VAMOS PRA RUA ESTE RAMAL DO JEITO QUE ESTA NÃO SAI !

Deixe seu comentário

Posts relacionados