Morre em São Paulo Iris Rezende, aos 87 anos

O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, faleceu na madrugada desta terça (9/11) em decorrência de uma pneumonia
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Iris Rezende, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, fez história como o mais longevo político do estado

Continua depois da publicidade

Brasília – Faleceu na madrugada desta terça-feira (9/11), na UTI do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), Iris Rezende, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, aos 87 anos. Ele estava internado desde 31 de agosto. Na segunda-feira (8), uma nota assinada pelos médicos que cuidavam do político, já indicava uma piora em seu quadro. Segundo boletim médico divulgado, o emedebista estava intubado por causa do quadro de pneumonia que agravou seu quadro.

O ex-prefeito de Goiânia sofreu acidente vascular cerebral (AVC) e há três meses passava por tratamentos. Em alguns momentos houve fortes evoluções no quadro clínico, mas as regressões acabavam levando o Iris Rezende de volta a UTI.

Pneumonia

Iris Rezende se sentiu mal no dia 6 de agosto. Ele foi internado no Instituto Neurológico em Goiânia, onde chegou consciente, mas se queixando de fortes dores de cabeça. No mesmo dia, o político passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça. Ele seguiu intubado até o dia 10 de agosto, quando voltou a respirar espontaneamente e reconheceu as filhas.

Uma semana após, Iris Rezende já deixou a UTI. Entretanto, no dia 21 de agosto, os médicos relataram que ele teve uma convulsão e arritmia cardíaca, o que motivou sua internação na UTI.  Ele ficou intubado por dois dias, e logo em seguida voltou para o quarto.  Na manhã de 31 de agosto, o boletim médico informou que ele havia voltado para UTI do Instituto Neurológico. A justificativa foi de que a unidade especial tinha médicos durante 24h e aparelhos que ajudariam a monitorar a pressão arterial do político. No entanto, no final da tarde, ele foi transferido para São Paulo, onde faleceu, após agravamento do quadro de pneumonia.

Boatos

Nascido em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis (GO), mesma cidade natal de Marília Mendonça, morta na última sexta-feira (5), na queda de uma avião em Caratinga (MG), onde faria um show no Parque de Exposições da cidade.

A família, amigos e assessores do emedebista, desmentiram, na manhã do sábado (6), boatos que circularam nas redes sociais de que Rezende teria morrido. Confira aqui.

O mais longevo político de Goiás

Contrariando a vontade do pai, Iris Rezende se apaixonou pela política quando ainda era estudante do curso de Direito na Federal de Goiás.
Iris foi eleito governador de Goiás duas vezes para os mandatos de 1983-1987 e de 1991-1995. O líder político também foi eleito prefeito de Goiânia em 1965, 2004, 2008 e 2016. Além disso, foi vereador, deputado estadual, senador e ministro.

O governo de Goiás decretou luto oficial de sete dias pela morte de Iris Rezende. A previsão é que o corpo chegue a Goiânia por volta das 12h00. Em primeiro momento, será realizado um cortejo que irá passar por diferentes pontos da capital, como o Parque Mutirama e o velório será no Palácio das Esmeraldas, e depois aberto para a população. O sepultamento está previsto para as 17h00 no cemitério Santana.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.