Governo disponibiliza agências dos Correios para pedidos de auxílio-doença

Parceria visa desafogar as intermináveis filas nas agências do INSS
Agências dos Correios

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O governo Federal anunciou que o benefício do auxílio-doença já pode ser solicitado em 2,6 mil agências dos Correios por todo o Brasil. A parceria foi celebrada entre o Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios, ampliando o atendimento que permite aos segurados dar entrada no requerimento do benefício por incapacidade temporária para o trabalho em uma agência dos Correios.

A medida deve aliviar as intermináveis filas nas agências do INSS, e permitir que milhões de segurados economizem com transportes, uma vez que o deslocamento às cidades onde elas existem pesam no bolso.

Em março deste ano, o INSS e os Correios firmaram o primeiro acordo do tipo com um projeto-piloto em Fortaleza (CE). Com a expansão da parceria, 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo o país estarão disponíveis para realizar os pedidos deste benefício.

O envio digital da documentação necessária é feito via Atestmed, uma ferramenta do INSS que facilita o upload de laudos médicos e a análise de casos, agilizando o trâmite dos processos.

Lançada na última segunda-feira (14), a medida permite que o trabalhador não precise agendar uma perícia presencial com um médico federal. O objetivo é agilizar as concessões do auxílio-doença aos segurados do INSS com necessidade de até 180 dias de afastamento do trabalho. Atualmente, o tempo médio de análise dos pedidos de benefícios é de 15 dias.

Com o acordo, as unidades dos Correios se somam a 1,6 mil agências da previdência social, além de outros canais de atendimento, como o aplicativo Meu INSS, o site e o telefone da Central 135.

A expectativa é de que a iniciativa beneficie, sobretudo, os segurados do INSS que não têm acesso à internet ou encontram dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo Meu INSS, que agora poderão ser atendidos mais próximos de suas residências.

Entenda

Os segurados do INSS podem fazer o requerimento do auxílio-doença pela perícia digital do Atestmed diretamente nas agências dos Correios. No local, o funcionário da estatal digitalizará a documentação apresentada e vai inseri-la diretamente no sistema do INSS, sem qualquer custo ao segurado.

A segunda forma de atendimento em uma unidade dos Correios é para quem quiser fazer o pré-requerimento pela Central 135 para iniciar o atendimento. Neste caso, a solicitação deve ocorrer em prazo de cinco dias, período que o segurado terá para apresentar a documentação exigida.

Posteriormente, se durante a análise do requerimento de um benefício forem identificadas pendências documentais, o cidadão poderá ainda ir a uma agência dos Correios e complementar as informações.

Atestmed

Pelo Atestmed, o governo recebe a documentação do requerente para análise sobre a concessão do benefício mais rapidamente, sem a necessidade do segurado passar pela perícia médica presencial.

Para dar entrada no pedido de benefício por incapacidade temporária, é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • Contribuir para a Previdência Social;
  • Cumprir carência (mínimo de 12 meses de contribuição antes do afastamento); e
  • Apresentar atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias.

O INSS alerta que o atestado médico ou relatório médico deve ser legível e sem rasuras e, ainda, conter o Código Internacional de Doenças (CID).

A ferramenta não indefere requerimentos de benefícios. No entanto, quando é detectada alguma inconformidade no atestado médico, o caso é encaminhado à perícia médica presencial.

Atestado

O atestado médico ou odontológico enviado eletronicamente ao Atestmed deve conter:

  • Nome completo do segurado;
  • Data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou odontológico(s), que não poderá ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento;
  • Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Assinatura do profissional emitente, que poderá ser eletrônica e passível de validação;
  • Identificação do profissional emitente;
  • Data de início do repouso ou do afastamento das atividades habituais; e
  • Prazo estimado necessário, preferencialmente em dias.

Para mais esclarecimentos, confira o passo a passo para dar entrada no pedido.

Balanço

O Ministério da Previdência Social calcula que mais de 20 milhões de brasileiros são atendidos pelo telefone na Central 135; 75 milhões pela plataforma Meu INSS, e, agora, os Correios devem registrar mais de 100 milhões de atendimentos ao mês, devido à capilaridade da estatal em todo o território nacional.

Um levantamento da pasta aponta que a solicitação de benefício por incapacidade temporária representa 78,66% dos benefícios concedidos pelo INSS. De julho de 2023, quando o Atestmed foi reformulado, até setembro deste ano, foram feitos 4.055.181 de requerimentos deste benefício pela ferramenta. Do total, 2.034.867 foram concedidos.

Por Val-André Mutran – de Brasília