Marabá: Câmara Municipal decreta luto de três dias pela morte do ex-vereador Ademir Martins

A partida de Ademir Martins causou grande tristeza para vereadores e servidores, em face de ele ter sido um dos vereadores mais destacados em sua geração no Parlamento Municipal
Ademir Martins atuou por três mandatos como vereador de Marabá e deixou sua marca no Poder Legislativo

Continua depois da publicidade

Morreu nesta terça-feira (6), no Hospital Municipal de Marabá, o ex-vereador e ex-secretário municipal de Administração, Ademir Martins dos Reis, aos 70 anos. Ele lutava contra uma neoplasia cerebral e chegou a passar por cirurgia, em Belém, para retirada de um tumor. Conseguiu sobreviver por certo tempo, mas acabou por não resistir aos sofrimentos.

Em virtude da perda de Ademir Martins, o presidente da Câmara Municipal de Marabá, Alécio Stringari, atendendo à manifestação dos demais parlamentares, decretou luto oficial de três dias e, ainda, suspendeu as sessões e demais eventos do Poder Legislativo neste período.

O falecimento de Ademir Martins trouxe grande tristeza para vereadores e servidores, em face de ele ter sido um dos vereadores mais destacados em sua geração no Parlamento Municipal, como um líder político exemplar no Estado do Pará. Ademir Martins foi vereador por três ocasiões distintas: 1986 a 1988; 1993 a 1996; e de 1997 a 2000.

Era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e um dos fundadores da sigla em Marabá, tendo antes militado no MDB (Movimento Democrático Brasileiro) – que depois passou a se chamar PMDB e novamente MDB. Sua atuação na Câmara Municipal foi destacada, tornando-se uma grande expressão no cenário regional, uma referência.

Na gestão do prefeito João Salame Neto, Ademir exerceu o cargo de secretário municipal de Administração, sua última função pública, tendo deixado o cargo em 2016. Recentemente, foi escolhido para presidir o Diretório do Partido dos Trabalhadores em Marabá, mas teve de licenciar-se do cargo.

Ademir Martins deixa, além da viúva Sheila, órfãos três filhos: Rita, Luciana e Ademirzinho. O velório ocorrerá na Câmara Municipal, a partir das 15h desta terça-feira; e o sepultamento, às 8h de amanhã, quarta-feira (7), no Cemitério da Saudade, na Nova Marabá.

Prefeitura de Marabá emite nota de pesar

“É com grande pesar que a Prefeitura de Marabá comunica o falecimento de Ademir Martins, ex-vereador e ex-presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), aos 70 anos. Ademir lutava contra um câncer e faleceu, nesta terça-feira (06 de junho), no Hospital Municipal de Marabá (HMM).”

“Ademir deixa a esposa Sheila Martins e três filhos: Rita, Luciana e Ademirzinho”.

“Neste momento de grande dor, a Prefeitura se solidariza com familiares e amigos e decreta luto oficial de três dias no município.”

“Mais sobre Ademir

Ademir Martins foi um dos lutadores em defesa da população, começando a jornada política no final da década de 1970 em Marabá, tendo sido vereador por três mandatos:  1986 a 1988; 1993 a 1996; e de 1997 a 2000. Ele foi o autor da Lei da Meia Passagem para os estudantes do município”.

“Além disso, foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Marabá; secretário Municipal de Administração, na gestão do prefeito João Salame, e candidato a deputado estadual do Pará.”

“Ademir Martins dos Reis deixa uma grande lacuna no cenário político e na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores da região.”

Prefeito de Parauapebas posta mensagem no instagram

Em sua conta no Instagram, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, que militou no PT ao lado de Ademir Martins, também postou mensagem de condolências:

“Com imensa tristeza, damos adeus a Ademir Martins, um verdadeiro pilar na luta por justiça e igualdade. Sua partida deixa um vazio profundo na história política de Marabá e região.”

“Ademir foi um farol de inspiração para todos nós, incansável na busca por um mundo melhor. Nossos corações estão com a família e amigos nesse momento difícil.”

“Que seu legado continue a iluminar nossos caminhos. Descanse em paz, Ademir.”

Darci Lermen e Família

(Eleutério Gomes – de Marabá, com informações da CMM)