Morte de um dos principais líderes da esquerda fecha a Câmara de Marabá

Ademir Martins, filho de Marabá, faleceu nesta terça-feira, 6, e seu corpo está sendo velando na sede do Poder Legislativo, que decretou luto de 3 dias
Ademir Martins atuou por três mandatos como vereador de Marabá e deixou sua marca no Poder Legislativo

Continua depois da publicidade

Hoje, terça-feira, 6 de junho, não houve sessão ordinária na Câmara Municipal. E a solene de amanhã, quarta-feira, 7, em homenagem aos profissionais de Imprensa, também foi suspensa. Isso porque o presidente da Câmara de Marabá, Alecio Stringari, assinou decreto de luto por três dias em função da morte de Ademir Martins dos Reis, uma das maiores lideranças da esquerda em Marabá.

Ademir, que era presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores, faleceu nas primeiras horas desta terça-feira, vítima de câncer. Ele estava internado no Hospital Municipal de Marabá, depois de lutar vários anos contra a doença. Além do luto de três dias e expediente suspenso no Poder Legislativo, a Prefeitura de Marabá também publicou Nota de Pesar lamentando a perda do marabaense e líder político:

“Ademir Martins foi um dos lutadores em defesa da população, começando a jornada política no final da década de 1970 em Marabá, tendo sido vereador por três mandatos:  1986 a 1988; 1993 a 1996; e de 1997 a 2000. Ele foi o autor da Lei da Meia Passagem para os estudantes do município.

Além disso, foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Marabá; secretário Municipal de Administração, na gestão do prefeito João Salame, e candidato a deputado estadual do Pará.

Ademir Martins dos Reis deixa uma grande lacuna no cenário político e na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores da região”.

O deputado Dirceu ten Caten (PT) utilizou o horário do pequeno expediente, nesta terça-feira (6), para falar sobre o falecimento do presidente do Partido dos Trabalhadores de Marabá, Ademir Martins, liderança importante na região sudeste do Estado. O parlamentar subiu à tribuna durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e solicitou ao presidente da Casa de Leis, deputado Chicão, via Regimento Interno, a concessão de um minuto de silêncio como forma de homenagear o colega de partido.

Dirceu ressaltou que, além de líder do PT no município, Ademir Martins foi eleito três vezes vereador de Marabá, e detinha o reconhecimento de muitos como um dos melhores vereadores que já passaram pela Câmara da cidade. “Tive a oportunidade de homenageá-lo, há algumas semanas, ainda em vida, com a Comenda do Mérito Legislativo, a medalha Newton Miranda”, afirmou.

O deputado destacou, ainda, que lembrará do companheiro por todo o compromisso com o povo de Marabá. “Quero transmitir a minha solidariedade à família do Ademir, na pessoa de sua filha, servidora do estado na Emater, e dizer que sempre lembraremos do Ademir por toda a sua luta política, que envolve ainda ter sido o primeiro superintendente do Ibama em Marabá, na primeira gestão do governo Lula, e a atuação por quatro anos como secretário municipal de Administração de Marabá. Fez um grande trabalho na condição de parlamentar e de gestor”, concluiu Dirceu.