Liderança indígena Ô-é Paiakan Kayapó assume a unidade regional da Funai no Sul do Pará

Ô-é Paiakan Kayapó, 37 anos, é assistente social e cacica, desde maio de 2021, da Aldeia Krenhyedjá, de Ourilândia do Norte

Continua depois da publicidade

Pela primeira vez uma liderança indígena estará à frente da Coordenação Regional Kayapó Sul do Pará da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), localizada no município de Tucumã. Ô-é Paiakan Kayapó, 37 anos, assistente social e cacica, desde maio de 2021, da Aldeia Krenhyedjá, de Ourilândia do Norte, foi empossada no cargo na última sexta-feira (14), com a presença da presidente da Funai, Joenia Wapichana, e de um representante do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), além de lideranças indígenas e autoridades locais.

O evento aconteceu no Centro de Formação da Igreja Católica e representou um momento singular e repleto de simbologia para o povo Mẽbêngôkre (conhecido também como Kayapó). Pelo MPI, participou o assessor de Projetos, João Lucas. O coordenador-regional substituto, Geraldo Pereira Filho, também esteve presente. O servidor atua pela Funai desde o ano de 1987.

Uma das primeiras cacicas do povo Mẽbêngôkre, a nova coordenadora regional da Funai é filha de Paulinho Paiakan, liderança histórica que lutou pelos direitos dos povos indígenas e pela proteção da floresta. Formada em serviço social e mestranda em antropologia na Universidade Federal do Pará (UFPA), Ô-é já trabalhou na saúde indígena, na Associação Floresta Protegida, na União das mulheres indígenas da Amazônia Brasileira e no Instituto Paiakan, que dá sequência ao legado do seu pai. Também é membro da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa).

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, destacou a importância de uma figura feminina assumir a Coordenação Regional. “Para mim, é uma honra estar presente aqui nesse momento em que está tomando posse, pela primeira vez, uma mulher indígena Kayapó, na Coordenação Regional Kayapó Sul do Pará. A Funai está de volta para cumprir a sua obrigação institucional. Nós estamos aqui, hoje, para dizer que também há representação indígena local na Funai. A posse da Ô-é Paiakan Kaiapó é prova de que podemos fazer o nosso trabalho para, juntos, fortalecer o órgão indigenista brasileiro. Nós, indígenas, somos capazes. Nós, mulheres, podemos mostrar como é administrar a Funai”, afirmou.

Ô-é Paiakan Kaiapó chamou toda a equipe da Coordenação Regional e Coordenações Técnicas Locais (CTLs) para subir ao palco, e agradeceu a presença de todos demais, afirmando estar muito feliz e entusiasmada com a oportunidade. “Esse é um momento muito importante para nós, Povos Indígenas, diante desse governo que tem dado oportunidade para os Povos Originários. Nosso protagonismo de verdade é agora. Estamos preparados para direcionar, para coordenar o que é nosso. Eu estou aqui dando início a essa era mas sei que muitos indígenas ainda virão, depois de mim, dar continuidade a esse trabalho”, destacou a nova coordenadora regional.

Para João Lucas, esse é um momento de reconstrução, tanto na Funai quanto em diversos outros setores. “Temos que trabalhar juntos. Sabemos a dificuldade que é esse trabalho. Temos diferentes comunidades reunidas aqui, mas precisamos sempre nos unir”, completou o assessor de Projetos do MPI.

Criada em 2009, a Coordenação Regional da Funai Kayapó Sul do Pará é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas no estado do Pará, onde vivem aproximadamente 4,6 mil indígenas. Ao final do evento, Joenia Wapichana conheceu as dependências da unidade.

(Da Redação / Fonte: Funai)