Josemira Gadelha (MDB) é a nova prefeita de Canaã dos Carajás

Ela obteve mais de 60% dos votos, o dobro do segundo colocado. E a Câmara Municipal teve uma renovação de mais de 61%, com novos vereadores eleitos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A advogada, Josemira Gadelha, (MDB) foi eleita prefeita de Canaã dos Carajás, neste domingo (15). Ela recebeu 60,26% dos votos válidos (18.535 votos), quase o dobro do segundo colocado, Jean Carlos (Podemos) que teve apenas 32,39% (9.964). Arildo da Escrimat teve 6,31% (1.940), Junior Super recebeu 0,60% dos votos (184) e Alexsandro da Bonança ficou com apenas 0,44% (135). Josemira é a primeira mulher a frente de uma das mais importantes cidades do sudeste paraense.

Com a apuração de 100% das urnas eletrônicas, por volta das 22h30, Josemira e o vice Zito, acompanhados do prefeito Jeová Andrade, seguiram para a frente do Comitê de Campanha, no Centro de Canaã, onde comemoraram a vitória.

No discurso, Josemira agradeceu a todos que apoiaram a campanha e reafirmou o compromisso com o projeto de desenvolvimento do município, priorizando a comunidade. A candidata eleita com votos expressivos, ressaltou que fez uma campanha “limpa, sem ataques, ouvindo a população”, diferente de alguns opositores que só atacavam.

A escolhida

Nascida no município de Catolé do Rocha, na Paraíba, Josemira Gadelha, de 50 anos, se formou em Direito. Em Canaã, onde mora há 15 anos, montou seu escritório de advocacia. Anos depois foi eleita presidente da OAB-Subseção Canaã onde atuou por 6 anos. É casada e mãe de 2 filhos.

A advogada foi escolhida pelo prefeito Jeová Andrade, junto com o vice Zito, para disputar as eleições municipais. Nome pouco conhecido da grande população, ela começou atrás nas pesquisas, mas à medida que contava sua história, falava de seus trabalhos e apresentava os projetos para a cidade, a campanha foi crescendo e Josemira disparou nas pesquisas. Ela foi elogiada, sobretudo por mulheres, pela postura firme que manteve, mesmo diante de ataques.

“Fazer com que os moradores sintam orgulho de morar aqui, como eu tenho, será o principal desafio. Com fé em Deus e muito trabalho teremos a Canaã do amanhã”, disse Josemira durante a campanha que conquistou Canaã.

Renovação

A grande mudança ocorreu na Câmara Municipal de Canaã, que a partir de 2021 terá oito novas cadeiras preenchidas. Com apenas 5 dos 13 vereadores reeleitos, a Casa de Leis teve uma renovação de 61,54%.

Os vereadores que continuam por mais quatro anos são: Wilson Leite (Podemos) com 1.026 votos; Flávio Gomes (PROS) 849 votos; Anderson Mendes (MDB) 788 votos; Junior Garra (PDT) 713 votos e Maria Pereira (PL) com 701 votos.

Os novos vereadores são: Dinilson José (MDB), o mais votado, com 1206 votos; Cleverson Zajac (MDB) 958 votos; Criatura (PDT) 862 votos; Miguel da Saúde (MDB) 848 votos; Antônio do Lanche (PSD) 705 votos; Anuarinho (Podemos) 584 votos; Cabelo (Patriota) 524 votos; e Chefinho (PL) com 506 votos.

Por Dayse Gomes