Mais de 40 mil eleitores devem ir às urnas neste domingo em Canaã dos Carajás

Cinco candidatos disputam a prefeitura: Alexsandro da Bonança (PTC), Arildo Neres (PRTB), Josemira Gadelha (MDB), Jean Carlos (Podemos) e Junior Super do PSDB.

Continua depois da publicidade

Neste domingo, 15 de novembro, mais de 40 mil (40.583) eleitores de Canaã dos Carajás devem escolher seus representantes para administrar a cidade nos próximos quatro anos, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Cinco candidatos a prefeito disputam a preferência do eleitorado: Alexsandro da Bonança (PTC), Arildo Neres (PRTB), Josemira Gadelha (MDB), Jean Carlos (Podemos) e Junior Super do PSDB. Para vereador, 207 candidatos concorrem a uma das 13 vagas na Casa Legislativa.

De acordo com o TSE, A maioria dos eleitores é do sexo masculino (52,2%) e 47,8% são de mulheres. O número de eleitores jovens também é expressivo. São 32,7% entre 15 a 29 anos.

Regras no local de votação:

Por causa da pandemia da covid-19, foram adotadas novas regras nos locais de votação para evitar a transmissão do vírus. O horário das 7h às 10h foi destinado às pessoas acima de 60 anos, grupos de risco comprovados, candidatos, juízes eleitorais e seus auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais e policiais em serviço. Depois das 10h, será aberto para o público geral.

O mesário não poderá pegar os documentos dos eleitores que terão que mostrar a distância, em local marcado. O eleitor deverá passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar.

Os documentos exigidos para votar é o título de eleitor ou documento com foto (identidade, CNH, passaporte, etc). O eleitor também pode apresentar o e-Título que é o título de eleitor digital. Um aplicativo que pode ser baixado através das lojas online e preenchido pelo eleitor que fez a biometria. É obrigatório o uso de máscara e a caneta também deve ser levada pelo eleitor.

Por Dayse Gomes