Jacundá: Município retoma realização de cirurgias eletivas e exames de tomografia

Segundo o município, as atividades de rotina da rede de saúde estão voltando ao normal após a redução dos casos do novo coronavírus, que desafogou a ocupação do setor, que foi direcionado no pico da pandemia para atender os pacientes com sintomas da doença

Continua depois da publicidade

O município de Jacundá, no sudeste do Pará, voltou a fazer cirurgias eletivas e também mutirões para realizar exames de tomografia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as atividades da rede pública de saúde estão voltando à normalidade devido à redução dos casos do novo coronavírus no município, o que desafogou o setor, que foi todo direcionado no pico da pandemia para atender pacientes com sintomas da doença.

Até a manhã desta terça-feira (3), Jacundá computava 879 casos positivos e 21 óbitos causados pela Covid-19. Os casos positivos tiveram decréscimo significativo, por isso, justifica o município, outras ações como as cirurgias eletivas, foram retomadas.

As cirurgias que foram retomadas são de perineoplastia (cirurgia plástica intima), laqueadura (esterilização para mulheres), histerectomia (retirada do útero), ooforectomia (retirada de ovário), hérnia (inguinal, umbilical e epigástrica), colecistectomia (cirurgia de vesícula), hemorroidectomia (cirurgia da hemorróida), vasectomia (método contraceptivo masculino) e postectomia (circuncisão masculina).

Segundo o município, os pacientes com este perfil e que têm pedido médico, devem ir ao Setor de Regulação da Secretaria de Saúde para atualização de cadastro e agendamento. No caso de tomografia, com o objetivo de zerar a fila de espera no município, serão realizados mutirões desse exame.

Serão contemplados os pacientes que estão cadastrados na fila de espera do SUS, que deverão procurar sua Unidade de Saúde ou a Secretaria de Saúde para maiores informações e agendamento. A secretaria destaca que é importante a população manter seus dados cadastrais atualizados no sistema do SUS para que sejam localizados quando os agendamentos acontecem.

(Tina Santos)