Muito tem se falado sobre a nova mesa da Câmara Municipal de Parauapebas e o acordo feito no início do ano que colocou o vereador Euzébio (PT) na presidência daquela Casa durante o ano de 2009. É público que está acordado entre eles que o vereador Adelson (PDT) será seu sucessor.
Há boatos de que esse acordo não foi bem alinhavado e com as mudanças políticas ocorridas no último mês, ele venha a ser quebrado. Hoje, a conjuntura política é outra. Se houver qualquer movimentação dos nobres edis para que este acordo não se mantenha, isso fatalmente ocorrerá.
Logo após as eleições de 2008, este blogger publicou matéria contando a história da Câmara Municipal de Parauapebas e seus personagens. Pesquisando na nova página, verifiquei que o post havia sumido, e acho necessário republicá-lo por tratar-se de um documento útil para muitos que necessitam pesquisar sobre as antigas formações da CMP.
História
Câmara de Vereadores de Parauapebas sempre se manteve parceira dos gestores. Não se viu por parte dos integrantes daquela Casa, em nenhuma de suas composições, uma ferrenha oposição aos gestores municipais eleitos. Abaixo a história da Câmara de Vereadores em todas as legislaturas, que foram formadas pelos seguintes vereadores :
1988 – Fernando da Ótica, Egno Nei, Luís Rissardi, Milton Martins, Assis, Chico Brito, Mizael, Zé do Galo e João Brito, sendo esse último vítima de homicídio, o que levou o primeiro suplente, Valdir da Usina, a assumir sua vaga. O prefeito à época era Faisal Salmen tendo como vice Renatinho.
1992 – Milton Martins, Fernando da Ótica, Valdir da Usina, Zé Dantas, Nasser Salmen, Jeová, Juca, Zé Batista, Zé Wilson, Dr. Orlando, Odilon Rocha, Rínio Simões e José Dias. Já nesse mandato, tanto Nasser como Fernando renunciaram a seus mandatos, entrando em seus lugares, Cimar Gomes ( que viria a ser prefeito de Canaã dos Carajás) e Valmir Oliveira. O prefeito à época era Chico das Cortinas e tinha Meire Vaz como vice.
1996 – Ademir Paulo Dan ( Juca ) (PSDB), Fernando da Ótica (PSDB), Zé Wilson (PSDB), Valdir da Usina (PSDB) , Odilon (PMDB), De Paula (PPS), Renato Resende (PMDB), Altair Borba (PDT), Riba do Gelado (PPS), Raimundinho da Ambulância (PFL), Ribamar Leite (PFL), Francisco Romão (PPB) e Avenir Freitas( PL), sendo que Ribamar Leite renunciou em favor de Valmir Pereira (PMDB). A prefeita era Bel Mesquita (PSDB) tendo o já falecido Milton Martins como vice.
2000 – Ademir Paulo Dan (Juca) (PSDB), Avenir Freitas (PL) , Fernando da Ótica (PTB), Zé Wilson (PP), Valdir da Usina (PTB), Odilon (PMDB), Zé Batista (PTB), Altair (PDT), Devanir Martins (PSDB), Irismar (PL), Caiado (PFL), Zé Nunes (PFL), e Milton Martins (PP) . A prefeita novamente foi Bel Mesquita (PTB), tendo como vice Meire Vaz (PFL).
2004 – Ademir Paulo Dan (Juca) (PSDB), Percília Martins (PSDB), João Assi (do Feijão) – (PT), Professor Euzébio (PT), Wanterlor Bandeira (PT), Massud (PTB), Creuza Vicente (PTB), Francis Resende (PP), Adelson (PDT)e Ávila (PMDB). O prefeito foi Darci Lermen(PT) e o vice, pastor Moisés (PSC) .
2008 – Faisal (PSDB), Massud (PTB), Euzébio (PT), José Alves (PT), Miquinhas (PT), Raimundo Vasconcelos (PT), Odilon Sanção (PMDB), Francis Resende (PMDB), Wolner (PSDC), Percília (PRTB) e Adelson (PDT) foram os eleitos que tomarão posse em Janeiro de 2009. O prefeito reeleito foi Darci Lermen (PT) que desta vez escolheu como vice o médico Dr. Afonso (PP).
Texto original publicado em 06/10/2008
9 comentários em “História da Câmara Municipal de Parauapebas”
mais me disseram quem disputou a eleição foi
1 Faisal
2 Um candidato que se vendeu e foi embora tinha com vice Chiquito
3 Meire Vaz
onde entra a BEl nesse contexto ???
filhobatista@hotmail.com
me respondam
não moro ai ja morei mais quem me falou foi uma moradora, que afirma ter ocorrido dessa forma.
me explique o que ocorreu ai em parauapebas em 1996, ouvi dizer que o prefeito eleito foi Faisal mais quem assumiu foi a BEL que nem candidata foi.
não acredito que tão real assim, alguem poderia me explicar essa história, será que ocorreu e ninguem fez nada?
aguardo resposta por email,
isso realmente foi verdade??
Zé Dudu, boa tarde!
Em um de seus artigos você comenta sobre o “Regimento interno da câmara de Parauapebas”, seria possível me encaminhar este regimento, ou me indicar onde posso baixá-lo?
Obrigado.
Sidney Rungue
Veja alguns dados interessantes da Câmara dos Vereadores:
Em 1988 eram 9 cadeiras e foram eleitos 9 vereadores novinhos em folha. O prefeito Faisal.
Em 1992 aumentou 4 cadeiras na câmara , passando a ter 13 cadeiras, e daqueles 9 novos que tinha se elegido em 1988 apenas 2 conseguiram a reeleição, foi uma renovação total. Até o prefeito mudou. O prefeito foi Chico das Cortinas.
Em 1996 Continuamos com 13 vagas e dos 13 vereadores apenas 7 permaneceram e o povo desta vez trocou 6 candidatos. A prefeita foi Bel
Em 2000 ainda 13 vagas, e dos 13 vereadores apenas 8 permaneceram e o povo novamente trocou 5 candidatos. Aprefeita foi Bel novamente.
Já em 2004 diminuiu para 10 vagas de vereadores e daqueles 13 que tinham em 2000 apenas 2 permaneceram e o povo renovou a câmara por 8 novos candidatos. O prefeito também mudou . Darci. VOTO de repúdio do povo.
Em 2008 aumentou para11 cadeiras e daqueles 10 vereadores apenas 5 permaneceram e o povo novamente trocou 5 e acrecentou mais 1. O prefeito Darci novamente.
Bem!!! Já passaram pela câmara 69 vereadores e teve de tudo:
Os que tiveram mais mandatos: Fernando da òtica- 1988/1992/1996/2000.
Juca- 1992/1996/2000/2004
Odilon- 1992/1996/2000/2008
Valdir da Usina- 1988/1992/1996/2000
Os que tiveram menos mandatos: Devanir- 2000
Rinio-1992
Chico Brito-1988
Renato – Valmir-1996
Caiado, zé nunes, Irismar, 2000
João do Feijão, Wanterler, Creuzinha, Ávila, 2004
ENTRE OUTROS , TIVERAM MAIS ETC..
Então é isso. A Democracia tarda mas não falha aqui no PEBINHA, quem sabe daqui pra frente o POVO não resolve mexer no jogo novamente e mostrar pra essa galera que tudo tem sua HORA e seu TEMPO. E quem vive do passado é Álbum de Fotografia. Valeu.
Egno Nei – PSB, Luís Rissardi – PDT, João Brito – PDT, Valdir da Usina -PDT. O prefeito Faisal Salmen -PTB e o vice Renatinho – PSB. O Chico Brito e o Milton eram do PMDB (não tenho certeza). O vereador mais votado foi o Luiz Rissardi, que era representante do então distrito de Água Azul do Norte. Nota interessante: O Valdir da Usina teve a mesma quantidade de votos da candidata Lúcia Figueiredo, mas assumiu a vaga do João Brito por ter maior idade.
A Câmara era tão civilizada, que em uma ocasião o tb falecido Zé do Galo tirou uma arma e apontou para o vereador Chico Brito…
é isso mesmo zé, o ribamar, aquele pai da joelma leite. vendeu a metade do pleito para o Zé batista, coloco essas palavras para alertar as pessoas que nao sabem da verdadeira historia e comete o cumulo do absurdo ao votar em Joela, pois o manda chuva sempre vai ser o pai da moça que é um oportunista do poder…(usurpador) de carteirinha.
zé em 96 ribamar saiu e entrou o zé batista (PFL)
Meu caro dudu, ao menos vc se deu ao trabalho de fazer um levantamento de datas sobre a Câmara. Você sabia (até 2008 qd fui procurar por dados) que não havia/há histórico sobre a vida (início dos trabalhos etc.) deste estabelecimento? Pois é amigo. Não havia e acho que até hoje não há. Uma das secretárias daquele lugar não sabia sequer ligar um micro (palavras dela). A pobre moça era secretária do assessor de comunicação do setor. Ela devia ser uma aquisição dos tempos de campanha. Bom, pelo menos eu não ví um micro em sua mesa de trabalho. É UMA VERGONHA.
Os leitores que tiverem os dados referentes ao partidos e numero de votos dos eleitos em 1988 e 1992 por favor postem aqui pra futura atualização da postagem. Não me lembrei dos partidos dos candidatos nessas eleições e não encontrei nada na internet.