Hidratação e comidas leves são as dicas para enfrentar a maratona do Carnaval 2024, diz especialista

Manter o corpo bem hidratado para garantir energia e disposição durante os dias de folia deve ser o principal cuidado do folião
(Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Brasília – Cristiane D’Almeida, supervisora de Nutrição Clínica do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, compartilhou algumas dicas essenciais para cuidar da hidratação durante esse período festivo. Com a chegada do Carnaval, uma das festas mais animadas do Brasil, é importante lembrar-se de manter o corpo bem hidratado para garantir energia e disposição durante os dias de folia.

Segundo a especialista, é fundamental começar o dia com um bom consumo de líquidos, preferencialmente água, sucos naturais ou água de coco, para repor as perdas hídricas ocorridas durante a noite e preparar o organismo para as atividades do dia. Durante a folia, é importante manter uma garrafa de água por perto e fazer pequenas pausas para se hidratar regularmente, principalmente se estiver exposto ao sol e ao calor intenso.

A nutricionista aponta que, além de água, bebidas isotônicas também são recomendadas, especialmente para aqueles que participam de blocos de rua ou dançam por longos períodos. Essas bebidas ajudam a repor não apenas a água perdida, mas também os eletrólitos essenciais para o funcionamento adequado do corpo.

Ela ressalta a importância de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas que, entre uma lata de cerveja e outra, beber um copo de água ajuda muito. “Cuidado com os excessos no consumo de bebidas alcoólicas, que podem causar desidratação e sobrecarregar o fígado. Alternar a ingestão de álcool com água ou sucos é uma estratégia inteligente para manter o equilíbrio hídrico e evitar os efeitos negativos do álcool no organismo,” explicou Cristiane, se referindo à ressaca, que brilha como uma majestade no período momesco.

Atenção aos sinais de desidratação

Ainda segundo a nutricionista, é importante estar atento aos sinais de desidratação do corpo. “Se sentir sede, é sinal de que já está desidratado, por isso, é importante não esperar até sentir sede para se hidratar. Outros sintomas de desidratação incluem boca seca, tontura, fraqueza e diminuição da produção de urina. Caso esses sintomas se manifestem, é fundamental procurar um local fresco, descansar e reidratar-se imediatamente,” ressaltou.

A alimentação equilibrada durante o Carnaval, incluindo frutas ricas em água, como melancia, melão e laranja, além de alimentos leves e nutritivos, como sanduíches naturais e saladas, também é importante para manter o ritmo.

A Secretaria Estadual de Saúde do Pará manterá plantão no período festivo nos principais núcleos espalhados pelo estado, os hospitais regionais estarão preparados para atender casos de média e alta complexidade, ofertando serviços 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Val-André Mutran – de Brasília