Sistema Cofen realiza curso sobre Enfermagem Ginecológica

Projeto prioriza estado do Pará, que sofre com altos índices de mortalidade materna e neonatal

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de ampliar a discussão com pacientes acerca de métodos contraceptivos e melhorar a qualidade de vida da mulher e de pessoas com útero, o “Curso de Capacitação na Consulta de Enfermagem Ginecológica qualificada com ênfase no Planejamento Sexual e Reprodutivo e Inserção DIU”, realizado pelo Sistema Cofen em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren), ocorreu em cidades do Pará ao longo de 2022 e 2023 com atividades teóricas e práticas. 

“Capacitar enfermeiras e enfermeiros na consulta de Enfermagem Ginecológica com foco na saúde sexual e reprodutiva trará benefícios significativos na saúde das mulheres a serem assistidas; e ainda valoriza o profissional e fortalece a atenção primária em saúde reforçando o papel  essencial da Enfermagem na promoção à saúde,” explica Danielle Cruz, presidente do Coren-PA.

O projeto teve início após a detecção de índices preocupantes na Região Norte, em especial no Pará, acerca da mortalidade materna e neonatal por causas evitáveis. Baseado nestas informações, foram planejadas e  feitas duas edições do curso: uma em Santarém, no oeste do Pará, em agosto de 2022; e outra em dezembro deste ano, em Bragança, nordeste do estado. 

Para Vera Bonnazzi, coordenadora nacional do projeto, a iniciativa garante uma preparação maior do corpo de enfermeiros para o atendimento. “É um projeto grandioso que traz competência para a enfermagem e segurança para que possa atender as cidadãs de Bragança, com mais confiança e segurança e trazendo a ampliação de acesso às mulheres aos vários métodos contraceptivos,” comenta. 

Abordando o planejamento sexual e reprodutivo, além de explicar com detalhes a inserção do DIU no quadro de métodos contraceptivos, o curso representa mais segurança para as mulheres e pessoas com útero paraenses a respeito do tema. Sendo o dispositivo intrauterino um método eficaz e de longa duração, recomendado inclusive pelo Ministério da Saúde, o DIU pode diminuir os índices de gravidez na adolescência, reduzir os números de aborto e mortes de mulheres com idade mais avançada. 

Horácio Bastos, coordenador estadual do projeto, reforça a importância da chegada do curso em Bragança. “Nossos enfermeiros obstetras e da atenção básica estarão aptos a acolher essas mulheres, inserir os DIU, e estar dando o acompanhamento nesse projeto durante toda a vida dessas mulheres”, afirma. 

Ali, foram capacitados quatro profissionais de enfermagem no curso. Um deles, Raimundo Picanço destaca a experiência como enriquecedora para seu aprendizado: “Ainda com a sensação do trabalho na mente.  Esses dias foram fundamentais para organizarmos os próximos passos. E só chegamos aqui porque tivemos o apoio das pessoas que começaram a pensar em trazer esta qualificação para nós, profissionais da Enfermagem, do município de Bragança”. 

“O empenho e compromisso do Coren-PA que esteve aqui no município fazendo uma articulação prévia e se envolvendo em todo processo. Gratidão a nossa presidente Danielle Cruz e ao plenário, na pessoa do conselheiro-secretário, Horácio Bastos, que tem se dedicado ao acesso a qualificação dos Profissionais de Enfermagem,” conclui.