Goiás vence o Paysandu outra vez e conquista o título inédito da Copa Verde de 2023

O Verdão conquistou o título, uma premiação de 400 mil reais e uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2024

Continua depois da publicidade

O Paysandu Sport Club teve que adiar o tetracampeonato da Copa Verde. Na noite desta quarta-feira (31), o Papão encarou o Goiás (GO) pelo jogo de volta da competição regional, no Estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha, em Goiânia. Como havia perdido a partida de ida, por 2 a 0, no Mangueirão, em Belém, o time bicolor precisava de um milagre para conquistar o título, que desta vez não veio.

Com dois gols de pênalti, o time esmeraldino abriu vantagem no placar com Vinícius, aos seis, e Matheus Peixoto, aos 38 minutos do primeiro tempo. O Paysandu chegou a diminuir com o gol do atacante Bruno Alves, aos oito minutos do segundo tempo, mas não deu nem para chegar ao empate. O vice campeonato rendeu ao time alviceleste 200 mil reais.

O Paysandu foca todas as atenções no Campeonato Brasileiro da Série C, quando volta a campo diante do São José (RS) no próximo domingo (4), às 16h30, no Estádio Leônidas Castro, o Banpará Curuzu, em Belém, no duelo válido pela sexta rodada. O Papão precisa da vitória para se afastar da zona de rebaixamento, já que ocupa apenas a 15ª colocação, com seis pontos.

O jogo: Goiás campeão!

A final começou quente. Na primeira chegada do Goiás, Maguinho avançou pela direita e foi tocado por Naylhor dentro da área, o árbitro de vídeo chamou o árbitro central para analisar o lance na cabine. O árbitro Dyorgines Padovani de Andrade, do Espírito Santo, foi até o VAR e marcou pênalti para o time esmeraldino. Vinícius cobrou forte e no alto, abrindo o placar no Estádio da Serrinha, 1 a 0 Goiás, aos seis minutos.

O Paysandu quase empatou, quando João Vieira cruzou da esquerda, a bola ficou pingando na área goiana, Fernando Gabriel bateu à queima-roupa, e o goleiro Tadeu operou um milagre e espalmou para escanteio. Após boa tabela pela esquerda, Hugo chutou cruzado, a bola passou perto da meta bicolor, quase o segundo do Goiás. Minutos depois, Matheus Peixoto entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Gabriel Bernard, e o árbitro marcou outra penalidade.

Matheus Peixoto soltou o pé e marcou o segundo gol do Goiás, aos 38 minutos, 2 a 0 e festa da torcida esmeraldina na Serrinha. Em mais uma tentativa do time da casa, Bruno Melo finalizou de frente e o goleiro Gabriel Bernard salvou o que seria o terceiro gol do jogo. Já na reta final do primeiro tempo, Wanderson pegou a sobra e chutou, o zagueiro Bruno Melo fez o corte e salvou o primeiro gol bicolor.

Já no segundo tempo, o Paysandu conseguiu diminuir. Fernando Gabriel cobrou falta, Naylhor tocou de cabeça para o meio da área, a bola sobrou para Bruno Alves que chutou, a redonda desviou na zaga e tirou o goleiro Tadeu da jogada, aos oito minutos. As coisas pioraram para o Papão, quando Paulo Henrique chegou atrasado e acertou Gabriel Novaes, e o árbitro mostrou cartão vermelho direto, aos 43 minutos. Placar final: Goiás 2 x 1 Paysandu. O Verdão conquistou seu primeiro título da Copa Verde.

Por Fábio Relvas / Fotos: Ascom Goiás e Wesley Costa (O Popular)