Georede da Celpa agiliza o atendimento aos clientes

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A Celpa começa utilizar a partir deste mês em todo o estado o Sistema de Gestão da Rede de Distribuição, o Georede, que contém informações precisas sobre as linhas de subtransmissão, localização dos postes, cabos, subestações e as unidades consumidores no Pará. A ideia é agilizar o atendimento ao cliente e ter um controle total sobre a prestação de serviço.

Os investimentos, que chegam a R$ 22 milhões, incluem o georrefenciamento de todos os clientes Celpa, a compra de equipamentos, treinamento de profissionais e a implantação de um Centro de Operações Integradas (COI), que foi inaugurado em fevereiro. Sérgio Henrique, gerente de projeto da Georede da Celpa, explica que a tecnologia do sistema permite localizar todo e qualquer elemento da rede dentro do mapa elétrico georreferenciado do Estado.

“Todas essas informações podem ser acessadas pelas equipes que fazem atendimento nas ruas e também pelas equipes do Centro Integrado de Operações”, diz Henrique.

Foram adquiridos 700 tablets, com comunicação via GPRS, para o acesso ao Georede pelas equipes. O sistema está integrado ao Google Maps e ao Waze. Assim, além de conhecer a rota para chegar mais facilmente ao endereço do cliente, as equipes poderão ver se há engarrafamento ou outro tipo de impedimento nas vias de acesso.

O treinamento das equipes foi concluído na primeira semana de março com 1400 eletricistas que farão atendimento comercial e técnico. De acordo com Henrique, com os conhecimentos adquiridos, os eletricistas poderão manusear um tablet e utilizar todas as funcionalidades disponibilizadas.

“O sistema pode ser acessado por qualquer equipamento que funcione com a tecnologia Android, como um smartphone, por exemplo, mas optamos pelo tablet por conta da tela maior e da facilidade de visualização dos serviços e da inserção dos dados”, diz Marcos Marques, líder de operação de baixa tensão da Celpa.

Com a Georede, o fluxo para atendimento das demandas será mais rápido. “O cliente solicita um serviço, a atendente gera o pedido no sistema e o Centro de Operações Integrada visualiza e envia uma equipe até o local. Nem sempre a equipe mais próxima do endereço é a mais apropriada para o serviço, mas tudo isso é analisado pelo sistema rapidamente”, explica Marques.