Fundação Vale participa do Seminário Pacto pela Leitura em Marabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Fundação ValeA Fundação Vale promove mais uma edição do projeto Rodas de Conversa, que contempla encontros com autores de livros infantojuvenis e entrega de maletas com livros que abordam a temática étnico-racial às turmas de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental. Desta vez, a Roda de Conversa acontecerá durante o Seminário Pacto pela Leitura e com a participação do escritor indígena Daniel Munduruku, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de vários livros que alcançaram o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

As rodas de conversa serão realizadas no horário das 14h às 15h30, nos dias 13 e 14 de maio, no auditório do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O seminário é uma iniciativa da Prefeitura de Marabá, por meio das Secretarias de Educação e Cultura e conta com a parceria da Vale e da Unifesspa. 

A Fundação Vale realiza, desde 2013, o projeto Rodas de Conversa que busca contribuir para a alfabetização dos alunos da rede pública de ensino até 8 anos de idade e estimular professores a praticarem a leitura em sala de aula, bem como fortalecer os estudos sobre a cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas.

Na ultima semana de abril, a Vale entregou ainda 100 livros de literatura infanto-juvenil como incentivo ao Programa Marabá Leitora. A iniciativa busca assegurar o acesso à leitura junto a escolas e comunidades do município, nas áreas urbana e rural, por meio de ações conjuntas e continuadas.

Sobre o autor

danielmunduruku_3Daniel Munduruku é doutor em Educação pela USP e escritor indígena com 43 livros publicados. Além disso, Daniel é diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008 e membro Fundador da Academia de Letras de Lorena (SP).

Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO).

Sobre  Educação para a Fundação Vale

A área de Educação da Fundação Vale em como foco a melhoria da qualidade da educação nas redes públicas municipais, a inclusão de pessoas que, por diversas questões, abandonaram a escola regular, e a valorização da diversidade étnico-racial, conforme estabelecido por nossa legislação.

Os projetos da área de Educação da Fundação Vale refletem sua preocupação com a qualidade do ensino e da aprendizagem e estão baseados em uma parceria com todos os envolvidos no projeto educacional: prefeituras, equipes técnicas das secretarias de Educação, diretores, professores, estudantes, pais e comunidade.

Publicidade