Funcionários do Detran da regional de Carajás decidirão hoje se entrarão em greve

Continua depois da publicidade

O Detran em Parauapebas conta com 30 funcionários que buscam, na medida do possível, agilizar os processos de emissão e renovação de CNH, transferência e renovação de DUT’s, entre outros no município. Destes, 16 são cedidos pelo município.

Em conversa agora há pouco com o diretor regional em Parauapebas, responsável pelo órgão em Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás, Walmir Oliveira Pereira, nos foi repassado que ele está tentando dissuadir os funcionários de aderirem a greve, já que, segundo ele, houve um grande adiantamento nos trâmites dos processos alocados na regional e com a greve haverá novamente atraso nos serviços à população.

Nesta terça-feira, às 15 horas, os funcionários do órgão irão se reunir para decidir se aderirão ao não à greve. Segundo alguns funcionários, a tendência é que haja a adesão, já que o governador Jatene não cumprira com o compromisso assumido com os funcionários, de conceder aumento de 50% em 2011 e outros 50% em 2012. Em caso dos funcionários concursados do Estado que trabalham na regional aderirem à greve, todos os outros cedidos pelos municípios já decidiram também participar da paralização, fato que tornará impraticável os serviços na regional.

4 comentários em “Funcionários do Detran da regional de Carajás decidirão hoje se entrarão em greve

  1. Nome (obrigatório) Responder

    O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) informa que o expediente será normal na autarquia nesta quarta-feira, 7. Os usuários que procurarem as unidades do Detran serão atendidos normalmente, ao contrário do que aconteceu nesta terça-feira, 6, quando o serviço foi interrompido por iniciativa do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), que tomou a iniciativa de fecharos portões da sede da autarquia, na avenida Augusto Montenegro, desde as primeiras horas do expediente desta terça.

    O problema foi contornado com o atendimento da reivindicação dos servidores, que pediam que fosso logo protocolado na Assembleia Legislativa do Estado o projeto que trata da reestruturação do Detran e do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da autarquia.

    O projeto foi elaborado ao longo de todo o ano de 2011, por comissão formado por servidores e pela direção do Detran e representantes da Secretaria de Estado de Administração (Sead), em um processo democrático de discussão, concluído com o encaminhamento do projeto ao Legislativo pelo Governo do Estado.

    SITE DO GOVERNO http://WWW.DETRAN.PA.GOV.BR

  2. Nome (obrigatório) Responder

    GREVE OBRIGA O GOVERNO A ENVIAR PCCR ALENPA

    Os servidores do Detran conseguiram mais uma grande vitória nesta terça-feira, 06. Com um dia de atraso, o governo enviou no meio da tarde os projetos de Lei de Reestruturação e do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do Detran à Assembléia Legislativa.
    Irritados com a demora do governo, os servidores cumpriram a promessa e cruzaram os braços em todo o Estado em protesto. “Aguardamos um sinal positivo do governo até o final da tarde de ontem(05), mas infelizmente isso não aconteceu”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran(Sindetran), Elias Monteiro. Os grevistas condicionaram a retomada das atividades ao envio dos referidos projetos à Alepa.
    Com a paralisação, serviços prestados ao público como o licenciamento anual de véiculos, vistoria, lacre e a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), foram interrompidos temporariamente em todo o Estado do Pará.
    No final da tarde, a direção do Sindetran foi informada que os projetos haviam sido assinados pelo governador e protocolados na Assembléia Legislativa.
    Com isso, o sindicato orientou as agências do Detran em todo o Estado que retornem as atividades normais nesta quarta-feira, dia 07 de dezembro.
    A expectativa agora é que os projetos tramitem em regime de urgência na Alepa e sejam aprovados antes do recesso parlamentar de final de ano. Após essa etapa, bastará a sanção governamental para que as leis entrem em vigor no inicio de 2012. “Acreditamos muito que daqui pra frente tudo será mais tranquilo e poderemos entrar o ano novo com condições de trabalho e remuneração muito melhores do que tivemos até agora”, avalia o diretor de Politicas Sindicais do Sindetran, Elias Souza.
    SITE DO SINDICATO /sindetranpa.blogspot.com

  3. Valdemir Responder

    O certo é que os serviços prestados pelo DETRAN em Parauapebas é HORRIVEL. Passei 5 meses pra conseguir renovar minha CNH. Minha esposa já vai pra 7 meses e não consegue receber o documento. Optamos tirar em outro local, pois além da demora, não há ninguem que possa dar uma informação a respeito. O certo é que não há respeito para com o cidadão que precisa desse serviço. É uma vergonha!

  4. Gleydson Responder

    Caro Zé

    Sou economista concursado do Detran e tenho algumas informações para compartilhar em relação à greve. De fato, o prazo dado pelos servidores do Detran, segundo as últimas negociações com o governo, era de que até o dia 05/12/2011 o governo encaminhasse a mensagem e o PCCR à Assembléia Legislativa do Estado, impreterivelmente, sob pena de inicio imediato da greve por tempo indeterminado dos servidores do Detran. Prazo este que o governo não cumpriu, muito embora os trâmites realmente tivessem avançado.
    Ocorre que por volta das 12:00 horas de hoje já houve a informação de que finalmente o governador assinou o documento e encaminhou o mesmo à Assembléia Legislativa, devendo a essa altura já ter chegado a esta casa. Assim sendo, muito provavelmente a paralisação será dada por encerrada já nas próximas horas.
    Quanto a informação de que a greve seria por causa de que “o governador Jatene não cumprira com o compromisso assumido com os funcionários, de conceder aumento de 50% em 2011 e outros 50% em 2012” não procede, uma vez que não estava em discussão aumento desta natureza e sim o escalonamento do novo piso salarial em 3 fases: piso 1 em 2011, piso 2 em 2012 e piso 3 em 2013. Ocorre que o governo alegou que não teria como pagar os 3 pisos, se não apenas o primeiro, e se comprometeu a encaminhar a proposta até o dia 05/12/2011 caso os servidores aceitassem a mesma, fato que aconteceu em assembléia geral dos servidores no auditório da sede do orgão. Ao aceitar a proposta do governo automaticamente os servidores abriram mão dos outros pisos em prol do encaminhamento do PCCR à Alepa no prazo estipulado.

Deixe seu comentário

Posts relacionados