Canaã dos Carajás

Esporte: De Canaã dos Carajás, Luan Castro é destaque internacional

Luan Castro tem apenas nove anos de idade e um currículo invejável no esporte. Atual campeão mundial de jiu-jitsu na sua categoria, Luan mantém uma rigorosa rotina de treinamentos diários. …

Luan Castro tem apenas nove anos de idade e um currículo invejável no esporte. Atual campeão mundial de jiu-jitsu na sua categoria, Luan mantém uma rigorosa rotina de treinamentos diários. O garoto já é considerado por muitos um dos maiores atletas da história do município. Tudo isso por conta dos inquestionáveis resultados. Em três anos como profissional, Luan se tornou bicampeão brasileiro, bicampeão maranhense, sul-americano e mundial. Tanto talento assim já chama a atenção dos moradores da cidade onde nasceu.

No último dia 10 de março, Luan foi condecorado com a honra de atleta destaque no prêmio Mais-Mais promovido pelo Record TV de Canaã dos Carajás. Após pesquisa popular, o nome do jovem foi apontado como o atleta destaque de 2017. O reconhecimento, no entanto, parece não mexer com o ego do jovem lutador. Bom atleta, bom aluno e bom filho, de acordo com o pai Junior Castro, o garoto coleciona boas notas na escola e um bom comportamento dentro de casa.

Em entrevista, o jovem afirmou que o esporte mudou a sua vida: “Muita coisa mudou em mim graças ao esporte. Aprendi a ter mais disciplina, mesmo já tendo antes, aprendi a ter mais. As minhas notas melhoraram, tenho mais foco nos meus objetivos.”

Luan também falou sobre os planos para o futuro: “O meu sonho é chegar até a faixa vermelha, que é a última do jiu-jitsu. Depois disso, penso em mudar de esporte, mas só vou fazer isso depois que terminar todas as etapas desse. Também sonho em disputar um dia as Olimpíadas.”

Sobre o cotidiano de treinos, o atleta explicou que se levanta todos os dias às 06 da manhã para a aula que começa às 7. Duas vezes por semana treina à tarde no projeto NIES, da FUNCEL, e treina todos os dias à noite com a Equipe Vilhena, no CT do mestre Gleisson Melo.

Já em 2018, no mês de fevereiro, em uma competição no Maranhão, com atletas de toda a região, Luan foi campeão lutando com atletas de 11 e 12 anos. Ao todo, em sua carreira já são 42 títulos acumulados em competições por todo o Brasil. Luan já se prepara para defender nos próximos meses o título de campeão mundial, sul-americano, pan-americano e brasileiro. Com tanta garra e disposição, quem pode duvidar que esse garoto pode chegar longe no esporte?

Deixe seu comentário