Esmac está na elite do futebol brasileiro no feminino e Paragominas perde em casa pela Série D

As meninas da Esmac venceram o Real Ariquemes (RO) no Baenão e o PFC perdeu para o 4 de Julho (PI)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Mais duas equipes do futebol paraense entraram em campo pelo Campeonato Brasileiro neste domingo (18). Pela manhã, no Estádio Evandro Almeida, o Baenão, em Belém, as meninas da Esmac venceram, por 2 a 1, de virada, o Real Ariquemes (RO), pelo jogo de volta das quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2, e conquistaram o acesso à elite do futebol brasileiro. Já pela parte da tarde, o Paragominas recebeu o 4 de Julho (PI), na Arena Verde, em Paragominas, em duelo válido pela sétima rodada do Grupo 2 da Série D.

Esmac 2 x 1 Real Ariquemes (Feminino Série A2)

As duas equipes haviam empatado, por 1 a 1, no primeiro duelo em Rondônia e o jogo em Belém estava em aberto. As visitantes não se intimidaram com as paraenses e a atacante Bia aproveitou a falha da defesa para abrir o placar para o Real Ariquemes, logo aos 10 minutos de bola rolando. A Esmac teve paciência e colocou pressão após o gol sofrido. O empate saiu apenas aos 41 minutos do primeiro tempo, quando Anne cobrou falta e acertou no ângulo da goleira Yasmin, tudo igual no Baenão, 1 a 1.

Não demorou muito para a equipe paraense chegar ao gol da virada e do acesso e ele saiu depois de um contra-ataque, Ray tocou para Cássia, que aproveitou para se livrar da goleira Yasmin e marcar, aos 44 minutos do primeiro tempo, 2 a 1. No segundo tempo, o time de Rondônia teve a chance do empate com Kattu, que cobrou pênalti e acertou na trave. Placar final: Esmac 2 x 1 Real Ariquemes. A Esmac está nas semifinais do Campeonato Brasileiro da Série A2 e com o acesso garantido para à elite do futebol feminino em 2022.

Paragominas 1 x 2 4 de Julho (Série D)

Logo nos primeiros minutos, o zagueiro Wellyson do Paragominas tentou afastar e acertou seu companheiro, a bola foi pela linha de fundo. Quase um gol contra na Arena Verde. O PFC quase marcou depois de uma cobrança de lateral, Aleilson desviou de cabeça o goleiro Jailson deu rebote e Kaikinha emendou de voleio para outra defesa do goleiro do Gavião. O 4 de Julho tentou marcar com Alex Mineiro, que chutou de longe e mandou sem perigo contra a meta do goleiro Dida.

O Jacaré levou perigo, quando Kaikinha cruzou para o atacante Paulo Rangel, que finalizou para fora. O time do Piauí teve a chance em cobrança de falta, mas Marcelo mandou pela linha de fundo. Bem no jogo, Kaikinha deu passe para Edicleber, que chutou de fora da área e Jailson defendeu para escanteio. Em outra chegada do Paragominas, Kaikinha chutou de longe e a bola passou ao lado da meta do goleiro Jailson.

O time paraense reclamou de um pênalti, depois que André Radija cruzou para Paulo Rangel, o atacante ficou na bronca que teria sido puxado dentro da área, a arbitragem mandou seguir. Cinelton mandou um chutaço de fora da área, o goleiro Dida espalmou para escanteio em uma bola venenosa da equipe visitante. Na cobrança de escanteio, Caio cabeceou e a bola passou por cima da meta do goleiro Dida.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Edy cobrou escanteio, Caio subiu de cabeça, o goleiro Dida defendeu e na sobra, Marcelo mandou para o gol, 1 a 0 para o 4 de Julho. Em seguida, Alex Mineiro apareceu livre e de dentro da área finalizou para a defesa do goleiro Dida, quase o segundo dos visitantes. O PFC tentou acordar para o jogo e na jogada seguinte, Kaikinha tocou para André Radija, que chutou e a bola tocou na defesa, e um possível toque de mão dentro da área, os jogadores do Paragominas pediram pênalti outra vez, mas a arbitragem mandou seguir o lance.

O 4 de Julho chegou com Hiltinho, que fez boa jogada e cruzou, o goleiro Dida afastou o perigo. Outra vez os visitantes tentaram com Chico Bala, mas o chute saiu sem perigo. O Paragominas teve a chance do empate, depois que Veraldo cruzou para Paulo Rangel, que tocou de cabeça para Aleilson, o atacante ajeitou para o chute de Edicleber, a bola foi para fora.

O Jacaré foi para o ataque com Mauro Ajuruteua, que fez jogada individual e cruzou para a cabeçada de Paulo Rangel, a bola foi para fora. Em seguida, o goleiro Jailson deu bom passe para Zé Arthur, que se livrou da marcação e chutou sem chances para o goleiro Dida, aos 31 minutos, 2 a 0 para o 4 de Julho. O time visitante queria mais e Rafinha viu o goleiro Dida fora de sua meta e chutou do meio campo, a bola foi para fora.

Outra vez o Gavião atacou com Lucas Pederzoli, que encarou a marcação e tocou para Kaká sozinho, na pequena área, e acabou finalizando para fora. O PFC teve a chance para diminuir com André Radija, que cobrou falta e a bola passou com perigo contra a meta do goleiro Jailson. O time do Piauí também tentou marcar em cobrança de falta, Edy levantou na área e Dida fez a defesa para o Jacaré.

Nos últimos minutos de jogo, Paulo Rangel recebeu passe na frente e sozinho com o goleiro chutou para a defesa de Jailson. Finalmente o Jacaré conseguiu diminuir. Aleilson tocou para Deylon, que se livrou da marcação e chutou para o fundo do barbante, aos 49 minutos. Placar final: Paragominas 1 x 2 4 de Julho.

Com o resultado, o Paragominas caiu uma posição e ocupa o 4° lugar do Grupo 2, com nove pontos somados, enquanto que o 4 de Julho segue na 2ª posição, com 14 pontos. O Paragominas volta a campo diante do mesmo adversário no próximo sábado (24), às 16h, na Arena Colorada, em Piripiri (PI), a partida será válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.

Por Fábio Relvas / Fotos: Lucy Silva (Comunicação Esmac) e Divulgação PFC