Esmac está na elite do futebol brasileiro no feminino e Paragominas perde em casa pela Série D

As meninas da Esmac venceram o Real Ariquemes (RO) no Baenão e o PFC perdeu para o 4 de Julho (PI)

Continua depois da publicidade

Mais duas equipes do futebol paraense entraram em campo pelo Campeonato Brasileiro neste domingo (18). Pela manhã, no Estádio Evandro Almeida, o Baenão, em Belém, as meninas da Esmac venceram, por 2 a 1, de virada, o Real Ariquemes (RO), pelo jogo de volta das quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2, e conquistaram o acesso à elite do futebol brasileiro. Já pela parte da tarde, o Paragominas recebeu o 4 de Julho (PI), na Arena Verde, em Paragominas, em duelo válido pela sétima rodada do Grupo 2 da Série D.

Esmac 2 x 1 Real Ariquemes (Feminino Série A2)

As duas equipes haviam empatado, por 1 a 1, no primeiro duelo em Rondônia e o jogo em Belém estava em aberto. As visitantes não se intimidaram com as paraenses e a atacante Bia aproveitou a falha da defesa para abrir o placar para o Real Ariquemes, logo aos 10 minutos de bola rolando. A Esmac teve paciência e colocou pressão após o gol sofrido. O empate saiu apenas aos 41 minutos do primeiro tempo, quando Anne cobrou falta e acertou no ângulo da goleira Yasmin, tudo igual no Baenão, 1 a 1.

Não demorou muito para a equipe paraense chegar ao gol da virada e do acesso e ele saiu depois de um contra-ataque, Ray tocou para Cássia, que aproveitou para se livrar da goleira Yasmin e marcar, aos 44 minutos do primeiro tempo, 2 a 1. No segundo tempo, o time de Rondônia teve a chance do empate com Kattu, que cobrou pênalti e acertou na trave. Placar final: Esmac 2 x 1 Real Ariquemes. A Esmac está nas semifinais do Campeonato Brasileiro da Série A2 e com o acesso garantido para à elite do futebol feminino em 2022.

Paragominas 1 x 2 4 de Julho (Série D)

Logo nos primeiros minutos, o zagueiro Wellyson do Paragominas tentou afastar e acertou seu companheiro, a bola foi pela linha de fundo. Quase um gol contra na Arena Verde. O PFC quase marcou depois de uma cobrança de lateral, Aleilson desviou de cabeça o goleiro Jailson deu rebote e Kaikinha emendou de voleio para outra defesa do goleiro do Gavião. O 4 de Julho tentou marcar com Alex Mineiro, que chutou de longe e mandou sem perigo contra a meta do goleiro Dida.

O Jacaré levou perigo, quando Kaikinha cruzou para o atacante Paulo Rangel, que finalizou para fora. O time do Piauí teve a chance em cobrança de falta, mas Marcelo mandou pela linha de fundo. Bem no jogo, Kaikinha deu passe para Edicleber, que chutou de fora da área e Jailson defendeu para escanteio. Em outra chegada do Paragominas, Kaikinha chutou de longe e a bola passou ao lado da meta do goleiro Jailson.

O time paraense reclamou de um pênalti, depois que André Radija cruzou para Paulo Rangel, o atacante ficou na bronca que teria sido puxado dentro da área, a arbitragem mandou seguir. Cinelton mandou um chutaço de fora da área, o goleiro Dida espalmou para escanteio em uma bola venenosa da equipe visitante. Na cobrança de escanteio, Caio cabeceou e a bola passou por cima da meta do goleiro Dida.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Edy cobrou escanteio, Caio subiu de cabeça, o goleiro Dida defendeu e na sobra, Marcelo mandou para o gol, 1 a 0 para o 4 de Julho. Em seguida, Alex Mineiro apareceu livre e de dentro da área finalizou para a defesa do goleiro Dida, quase o segundo dos visitantes. O PFC tentou acordar para o jogo e na jogada seguinte, Kaikinha tocou para André Radija, que chutou e a bola tocou na defesa, e um possível toque de mão dentro da área, os jogadores do Paragominas pediram pênalti outra vez, mas a arbitragem mandou seguir o lance.

O 4 de Julho chegou com Hiltinho, que fez boa jogada e cruzou, o goleiro Dida afastou o perigo. Outra vez os visitantes tentaram com Chico Bala, mas o chute saiu sem perigo. O Paragominas teve a chance do empate, depois que Veraldo cruzou para Paulo Rangel, que tocou de cabeça para Aleilson, o atacante ajeitou para o chute de Edicleber, a bola foi para fora.

O Jacaré foi para o ataque com Mauro Ajuruteua, que fez jogada individual e cruzou para a cabeçada de Paulo Rangel, a bola foi para fora. Em seguida, o goleiro Jailson deu bom passe para Zé Arthur, que se livrou da marcação e chutou sem chances para o goleiro Dida, aos 31 minutos, 2 a 0 para o 4 de Julho. O time visitante queria mais e Rafinha viu o goleiro Dida fora de sua meta e chutou do meio campo, a bola foi para fora.

Outra vez o Gavião atacou com Lucas Pederzoli, que encarou a marcação e tocou para Kaká sozinho, na pequena área, e acabou finalizando para fora. O PFC teve a chance para diminuir com André Radija, que cobrou falta e a bola passou com perigo contra a meta do goleiro Jailson. O time do Piauí também tentou marcar em cobrança de falta, Edy levantou na área e Dida fez a defesa para o Jacaré.

Nos últimos minutos de jogo, Paulo Rangel recebeu passe na frente e sozinho com o goleiro chutou para a defesa de Jailson. Finalmente o Jacaré conseguiu diminuir. Aleilson tocou para Deylon, que se livrou da marcação e chutou para o fundo do barbante, aos 49 minutos. Placar final: Paragominas 1 x 2 4 de Julho.

Com o resultado, o Paragominas caiu uma posição e ocupa o 4° lugar do Grupo 2, com nove pontos somados, enquanto que o 4 de Julho segue na 2ª posição, com 14 pontos. O Paragominas volta a campo diante do mesmo adversário no próximo sábado (24), às 16h, na Arena Colorada, em Piripiri (PI), a partida será válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.

Por Fábio Relvas / Fotos: Lucy Silva (Comunicação Esmac) e Divulgação PFC