Enquanto Helder lidera, eleitorado de Parauapebas se bate entre Bolsonaro e Lula

Na estimulada, Helder está na frente, mas número de indecisos é maior. No corpo a corpo de Bolsonaro com Lula, cenário é tão confuso que qualquer deles ganharia se a eleição fosse hoje
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

No apagar das luzes de 2021, uma pesquisa de opinião bancada pelo Instituto Data Populi entre os dias 6 e 9 deste mês, com 1.017 eleitores de Parauapebas, mostra que o eleitorado do segundo mais rico município paraense ainda não tem candidato a governador definido, embora o governador Helder Barbalho esteja na dianteira da preferência, tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.

O Blog do Zé Dudu obteve acesso aos dados da sondagem com exclusividade. O levantamento foi realizado em 29 bairros da sede, além dos distritos de Palmares 1 e Palmares 2. A margem de erro da pesquisa é de 3%, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Se as eleições fossem hoje, 76,4% dos parauapebenses não saberiam ou não responderiam em quem votar para governador por não ter candidato certo e 8,63% assumiriam, espontaneamente, voto em Helder Barbalho. Na espontânea, 0,39% votariam em Márcio Miranda; 0,29% votariam no ex-governador Simão Jatene; e 0,1% no prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Um expressivo percentual de 11,41% dos eleitores consultados disse votar em nomes diversos, que sequer pontuaram, e 3,05% dizem que votariam em branco ou anulariam.

Na pesquisa estimulada, em que são apresentados nomes de possíveis candidatos, o total de votos brancos e nulos é de 36,5%, mais que os votos dos que disseram votar em Helder Barbalho, 28,8%. Neste cenário, Márcio Miranda e Simão Jatene aparecem empatados com 6,2%, seguidos de perto por Paulo Rocha, com 5,6%. Muito atrás vêm Cléber Rabelo, com 1,4%, e Fernando Carneiro, com 0,9%. Não souberam ou não responderam 14,5% dos eleitores.

Numa tradução livre dos números da pesquisa estimulada para governador do Pará a partir dos dados dos 169,8 mil eleitores de Parauapebas, haveria no município 62 mil votos anulados contra 48,9 mil votos diretos em Helder Barbalho. Os que ainda não decidiram o voto somariam 24,6 mil. Na prática, esses números revelam que o cenário para governo ainda está longe de ser decidido na Capital do Minério, apesar da vantagem do governador Helder Barbalho sobre potenciais adversários nas urnas.

Vale ressaltar que os números potenciais de votos válidos de Helder na pesquisa Data Populi estão no mesmo patamar dos que ele apresentou em 2018 no município, quando registrou 40,8 mil votos no primeiro turno e 46,4 mil no segundo turno — tendo no segundo turno, aliás, ficado atrás de seu rival, Márcio Miranda, que registrou em Parauapebas 52 mil votos.

Bolsonaro e Lula em empate técnico

A pesquisa pega fogo na escala presidencial. Na espontânea, a maior parte do eleitorado de Parauapebas ainda não sabe em quem votar: 35,4% estão nessa situação. É mais que o potencial de votos no presidente Jair Bolsonaro, que pontua com 30,6%. O ex-presidente Lula aparece com 22,5% das intenções de votos na espontânea. Ciro Gomes, com 1,4%, e Sérgio Moro, com 0,6%, vêm muito atrás. A soma de outros candidatos que não pontuam significativamente perfaz 5,8% das intenções de voto, enquanto 3,7% dos eleitores assumem que vão anular o voto ou votar em branco.

Na estimulada, o cenário fica acirrado entre Bolsonaro e Lula, que, dentro da margem de erro, estão tecnicamente empatados. Bolsonaro aparece com 36,8% ao passo que Lula surge com 35,8%. No limite inferior da margem, Bolsonaro vai a 33,8%, podendo ser ultrapassado por Lula, que pode chegar a 38,8% no limite superior da margem. Da mesma forma, Bolsonaro pode chegar a 39,8% no limite superior enquanto Lula pode descer a 32,8% no limite inferior.

Ainda na estimulada, Moro vai a 6,6%; Ciro, a 4%; e João Dória aparece com 1%. Votos em branco e nulos somam 11,4% e 4,4% dos entrevistados dizem não saber em quem votar.

Na pesquisa de agora, Bolsonaro teria potencial de tirar em Parauapebas 62,5 mil votos, variando de 57,4 mil a 67,6 mil. Lula, por seu turno, poderia garantir 60,8 mil votos, com variação de 55,7 mil a 65,9 mil. Vale lembrar que, no segundo turno, quando venceu Fernando Haddad, Bolsonaro tirou em Parauapebas 64,7 mil votos — foram 60,2 mil no primeiro turno. Já Lula, na última eleição em que disputou, em 2006, alcançou 36,9 mil votos em Parauapebas no segundo turno, de um total de 51,6 mil votos válidos naquele pleito. Parauapebas tinha à época 70,1 mil eleitores.

Avaliação de Helder e Bolsonaro

Em Parauapebas, Helder Barbalho tem seu trabalho à frente do governo do Pará avaliado satisfatoriamente por 44,1% do eleitorado local, considerando-se a soma das respostas de ótimo, bom e regular positivo. Por outro lado, Helder tem 42,2% de avaliação negativa, levando-se em conta a soma dos índices de regular negativo, ruim e péssimo. Já 13,6% dos eleitores não souberam ou não responderam à avaliação.

Por sua vez, o trabalho do presidente Jair Bolsonaro é visto como positivo por 51,8% dos parauapebenses e a avaliação negativa ficou em 43,7%. Não responderam ou não souberam avaliar 4,5% do eleitorado.

5 comentários em “Enquanto Helder lidera, eleitorado de Parauapebas se bate entre Bolsonaro e Lula

  1. Ana Jade Responder

    Kkkk Pesquisa feita por Bolsominions! Os meios de comunicação aqui no Peba fazem campanha pela reeleição de Bolsonaro desde que ele assumiu o governo. Radios todas tendenciosas, principalmente aquela do Bairro Primavera, todo o santo dia fazem propagandas antecipadas para o “Mito” devem estar ganhando muito com isso! Mas para tristeza deles e da maioriaa dos enpresariado Pebense vai dar Lula de novo. Agora sem falcatruas da midia e STF. Pronto falei…

  2. marcelo Responder

    pesquisa muito peculiar, começando pelo período que começou e terminou a pesquisa, há de se perceber várias peculiaridades nessa pesquisa. Há de se destacar a discrepância entre o atual cenário politico do Brasil e os resultados da pesquisa na cidade.

  3. BOLSONARISTA CONVICTO Responder

    PESQUISA MENTIROSA !! E VISIVEL COMO BOLSONARO TEM 70 % NO PEBA !! QUALQUER INQUETE NAS REDES SOCIAIS MOSTRAM ISSO !!

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: