Em Canaã, projeto promove inclusão digital de jovens em situação de vulnerabilidade

ACIACCA, em parceria com CMDCA, qualificará 40 jovens para mercado de trabalho através de Programa Jovem Aprendiz
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O projeto Carteira Branca, realizado pela Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACIACCA), em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoverá a inclusão digital de 40 jovens e adolescentes, com idades entre 13 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade. A iniciativa busca inseri-los no mercado de trabalho, por meio dos Programas Jovem Aprendiz e de Estágio, e ter a primeira carteira de trabalho registrada.

De acordo com a ACIACCA, os jovens terão acesso a cursos de qualificação que proporcionarão o trabalho de funções cognitivas e expressivas, aquisição de conhecimentos relacionados às atividades laborais e o desenvolvimento da autonomia pessoal e profissional.

Todas as aulas serão presenciais, respeitando as regras sanitárias e de distanciamento, com a oferta de álcool em gel 70, higienização das salas, turmas com número reduzido de alunos e o uso obrigatório de máscaras.

Segundo a Diretora Executiva da ACIACCA, Monique Souza, na próxima segunda-feira (20), os alunos iniciarão o curso de informática básica, com Introdução a informática, Windows 10, Word, Excel, Power Point, Digitação, Internet + antivírus, email e Redação Comercial, entre outros temas. O curso terá duração de 6 meses.

Através da atuação da Associação Comercial, os empresários de Canaã estarão acompanhando o desenvolvimento desses jovens e adolescentes e todo o processo de aprendizagem. “A nossa intenção é que todos sejam inseridos no mercado de trabalho, através do Programa Jovem Aprendiz ou de Estágios. Vai depender da dedicação de cada aluno. Por isso, nós conseguimos as melhores equipes de profissionais para ajudá-los com uma formação qualificada”, destacou Monique que informou ainda, que os jovens receberam gratuitamente, uniformes, materiais dos cursos, máscaras e álcool em gel.

Haverá também treinamento empresarial, com foco no comércio, onde os estudantes vão aprender temas como Técnica de Vendas; Profissional de Alta Performance; Como trabalhar sobre pressão e resolver conflitos; Trabalho em Equipe; e Telemarketing.

Para o treinamento pessoal vão ser oferecidas oficinas de Expressão Oral e Escrita; Introdução à Gestão Empresarial; Introdução ao Direito; Postura Pessoal; Postura Profissional; Planejamento Financeiro; entre outros temas.

Estes jovens serão direcionados ao mercado de trabalho através do SINE. Aqueles que apresentarem aptidão para o empreendedorismo, serão capacitados para ter acesso aos recursos do FMDS (Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Canaã dos Carajás).