Edmilson lidera, Priante e Thiago Araújo estão tecnicamente empatados, diz pesquisa do Instituto Doxa

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre 15 e 17 de outubro e está registrada no TRE/PA
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Redação – Passados quase um mês do início da propaganda eleitoral de rádio e TV, iniciada em 27 de setembro, a tendência do eleitorado nos principais colégios eleitorais no Pará começa a ganhar melhores indicativos de tendências do eleitorado medido pelos institutos de pesquisa. Em Belém, a disputa, segundo o Instituto Doxa Pesquisas, os números sofreram alteração na 2ª colocação, apontando empate técnico entre os candidatos Priante (MDB) e Thiago Araújo (Cidadania). Edmilson Rodrigues (PSOL).

O deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) tem uma leve vantagem (9,7%) em relação ao deputado federal Priante (MDB) que tinha 10% na medição anterior, mas caiu alguns décimos (9,2%), ficando tecnicamente empatados no segundo lugar. Na liderança, o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), aparece com 33,3%, e na pesquisa anterior tinha 37%, registrando uma tendência de queda.

A pesquisa entrevistou 800 eleitores, foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o nº 08327/2020.

Estimulada

A pesquisa aplicou dois questionários: estimulada e espontânea. Na relação apurada no questionaria da estimulada — quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos, os entrevistados apontaram o candidato Cássio Andrade com 6,1% da preferência dos votos; seguido por Vavá Martins com 5,4%; Delegado Eguchi com 3,6%; Mário Couto com 2,5%; Gustavo Seffer com 1,8%; Cleber Rabelo, 0,8%; Dr. Jerônimo, 0,7% e Guilherme Lessa, 0,5%. Branco ou nulo somaram 8,1% e indecisos, 18,3%.

Espontânea

No questionário da pesquisa espontânea, em que não se apresenta os nomes dos candidatos aos entrevistados, o candidato Edmilson Rodrigues lidera com 26,2% das intenções de voto. Thiago Araújo vem com 6,6%, seguido por Priante com 6,2%. Vavá Martins aparece com 3,6%; o deputado federal Cássio Andrade tem 3,5%; Delegado Eguchi vem com 1,3%; Cleber Rabelo, 0,2%; Guilherme Lessa, 0,2%; Gustavo Seffer, 0,2% e Mário Couto, 0,1%. Os eleitores indecisos e os que pretendem votar em branco ou anular o voto totalizam 51,9%.

Quando se trata de rejeição, Edmilson Rodrigues é o primeiro nome a ser lembrado, com 18,5%. Em segundo lugar está Priante, com 14,1%, seguido de Gustavo Seffer com 5,1%; Delegado Eguchi vem a seguir com 4,4%, juntamente com Dr. Jerônimo que possui o mesmo percentual.

Thiago Araújo e Cássio Andrade possuem os mesmos índices de rejeição: 4,0%. Cleber e Mário Couto vem, ambos, com 2,5%. Vavá Martins tem rejeição de 1,6%; Jair Lopes, 1,5% e Guilherme Lessa com 1,3%. 8,9% não rejeitam nenhum dos candidatos e 27,2% não opinaram. A margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.