Pesquisa Veritá: Darci tem mais votos que todos os outros candidatos somados

Pesquisa do Instituto Veritá divulgada nesta quinta-feira (05) aponta a reeleição do candidato do MDB com ampla vantagem sobre o segundo colocado
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Pesquisa do Instituto Veritá divulgada nesta quinta-feira (05), registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PA-07611/202, que buscou avaliar a opinião da população sobre as Eleições 2020 no município Parauapebas aponta larga vantagem do atual prefeito, Darci Lermen sobre os outros candidatos. Segundo a Veritá, Darci tem mais votos que a soma de todos os outros candidatos. Os dados foram colhidos entre os dias 30 de outubro a e 04 de novembro de 2020 junto a pessoas que residem no município a mais de 1 (um) ano, que possuem idade igual ou superior a 16 (dezesseis) anos e que possuem título de eleitor registrado no município. Foram realizadas 503 entrevistas, o que aponta um intervalo de confiança de 95%. A margem de erro, para cima ou para baixo, é de 4,4%.

Voto espontâneo

Quando perguntado em quem o eleitor irá votar em 15 de novembro, sem apresentar nenhum nome, 48,9% responderam que irão votar em Darci Lermen (MDB). Júlio Cesar (16,1%), Valmir Mariano (12,5%), Marcelo Catalão (2,8%), Hipólito da H2 (1,2%), Pastor Gil (1,0%), Gilberto Sá (0,8%), Dr. Rubens (0,6%), Léo da Cervebrás (0,4%), Falcão (0,2%) foram os outros mencionados.

Voto estimulado

Quando perguntado em quem o eleitor irá votar em 15 de novembro, mas apresentando a ele uma lista contendo os nomes dos candidatos, a vantagem de Darci Lermen, com 58% das intenções de voto, se mantém em relação aos outros candidatados, continuando com mais votos do que os outros somados. Nesse quesito, Júlio César é o segundo colocado com 19% das intenções de voto, quase 40% atrás de Darci. Valmir Mariano é o terceiro colocado com 14,7%. Na sequência vem Hipólito da H2 (1,6%), Pastor Gil (1,1%), Gilberto Sá (0,9%), Dr. Rubens (0,7%), Léo da Cervebrás (0,5%) e Falcão (0,2%).

Expectativa de vitória

Quando perguntado ao eleitor qual dos candidatos, independente da sua intenção de votar em um ou outro, ele acha que irá vencer as eleições para prefeito em 2020, a vantagem de Darci se solidifica ainda mais, já que 76,8% dos entrevistados apontam a vitória do emedebista, contra apenas 11% que ainda apostam na vitória de Valmir Mariano e 9,6% na de Júlio Cesar.

Análise

Todas as pesquisas registradas na Justiça Eleitoral divulgadas até o momento apresentam a vitória de Darci. Essa pesquisa aponta, também, a desidratação do ex-prefeito Valmir Mariano, que foi ultrapassado pelo jovem Júlio Cesar. Este ponto merece uma reflexão, já que o fato do atentado sofrido por Júlio no mês passado fez com que ele fosse mais conhecido da população. O inquérito sobre o atentado ainda não foi concluído, todavia, em off, pessoas ligadas à Polícia Civil do Pará prometem divulgar o resultado das investigações sobre o atentado antes da data do pleito eleitoral, resta saber se esse resultado beneficiará ou atrapalhará os planos no neófito político Júlio César.

Confira a íntegra da pesquisa: