Pará

Doença que provoca perda da linguagem será debatida na Câmara

Brasília – A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal aprovou proposta do deputado Eduardo Costa (PTB-PA) para debater, em audiência pública, a afasia, condição de saúde decorrente de lesões cerebrais, provenientes, geralmente, de sequela de acidentes vasculares cerebrais (AVCs) que acometem os pacientes.

Os principais efeitos da afasia são a desorganização da linguagem — podendo afetar a capacidade de expressão, entendimento da linguagem escrita e falada —, bem como o comprometimento de áreas motoras dos indivíduos. Em consequência, a pessoa com afasia enfrenta diversos empecilhos no dia a dia, que podem acarretar no isolamento social e na depressão.

Para o autor do requerimento, o debate do tema é necessário, assim como é importante que sejam operacionalizadas em todo o território nacional “campanhas de conscientização que possam levar a uma melhoria de vida destas pessoas”.

Eduardo Costaconsidera importante a criação de uma data nacional específica, como o Dia da Conscientização da Afasia, para discussão desta condição, oportunidade em que as autoridades de saúde e a sociedade organizada poderão somar esforços para o bem dos enfermos.

Somente na década de 80 que a recuperação e a reabilitação da afasia mereceram a atenção de maior número de afasiologistas por meio do trabalho desenvolvido por grupos médicos europeus e norte-americanos, que estudaram o efeito da terapêutica da fala nos doentes afásicos. Um dos tratamentos mais indicados para a condição é a fonoterapia.

Com data a ser divulgada em breve, serão convidados para debater o tema o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF), Maria Cecilia Bonini Trenche; e os representantes da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Gilmar Fernandes do Prado, da Rede Afasia Brasil (RAB), Mônica Kerr, e da Instituição Ser em Cena, Fernanda Pappaterra Limongi.

Fonte: ASCOM – Gabinete do Deputado Federal Eduardo Costa (PTB-PA)

Deixe seu comentário