Desacato ou abuso de autoridade?

Continua depois da publicidade

Com o título “ Desacato ou abuso de autoridade?” o jornal Correio do Pará, edição 828, trás em seu editorial fato acontecido com a jornalista Lucy Fabris que demostra o despreparo da PM e que merece ser investigado. Acompanhe o que relato o jornal:

Várias vezes parabenizamos a Polícia Militar pelo bom trabalho desenvolvido no município de Parauapebas, porém, não podemos deixar de citar que vez por outra um soldado abusa da farda que usa e tenta humilhar cidadãos. Foi o que aconteceu com a repórter Lucy Fabris, durante a última noite de carnaval.

Após executar todo o seu trabalho, ela estava em uma rodada de amigos, quando uma guarnição da PM chegou ordenando que todos fossem para suas casas. Sem concordar, a profissional de imprensa disse que segundo a Constituição Federal ela tinha o direito de ir e vir, o que de fato é verdade. O comandante da guarnição lhe deu voz de prisão, acusando-a de desacato à sua autoridade e a conduziu à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

Se avaliarmos que qualquer polícia é remunerada para fazer a nossa segurança e não nos achincalhar em público, temos que concordar que o dito policial foi infeliz em sua ação e tem que passar por reciclagem para aprender a tratar o munícipe com a educação que lhe é devida.

A imprensa local está esperando uma atitude por parte da Associação da Imprensa e comunicadores de Parauapebas (AICOP), através de seu presidente, Waldyr Silva, para que fatos como esse não venham a acontecer em nosso município. Esperamos também que o Coronel Éder Ribeiro, comandante do policiamento ostensivo de Parauapebas, que é um homem honrado, oriente seus subordinados a agirem com cautela.

A insatisfação sobre o ocorrido não é porque se trata de uma repórter, pois poderia ser qualquer civil, mas pelo despreparo do oficial que deu a ordem de prisão, porque a cidadã queria decidir o momento em que iria para casa. Se esse policial não consegue cumprir o que está na Constituição, está na hora de trocar parte do policiamento local. “

10 comentários em “Desacato ou abuso de autoridade?

  1. Fernando Castro Ribeiro Responder

    È BRINCADEIRAAAAA!!!! DA UMA OLHADINHA NA ULTIMA FRASE; “durante a última noite de carnaval. ” TAVAM CHEIO DE CACHAÇA COM CERTEZA ,NÃO SOU POLICIAL, MAS JA VI ESSE TIPINHO ANTES ENCHEM A CARA DE CACHAÇA E QUANDO A POLICIA CHEGA COM CERTEZA ALTAS HORAS DA MADRUGA QUEREM DAR UMA DE CIDADÃO. GENTE VAMOS PARAR COM ISSO, SABEMOS QUE ESTA HISTORIA NÃO FOI BEM ASSIM, SOU REPORTER TBEM E JA FIZ ISSO TBEM. MAS HOJE EM DIA QUANDO PM CHEGA NÃO TEM PROBLEMA COMIGO SABE PORQUE ESCREVI NA TESTA QUEM SOU, KKKKKKKKK, PQ NÃO FAZEM ISSO TBEM !! ASSIM QUANDO A PM CHEGAR VCS VÃO TER TRATAMENTO DIFERENCIADO. AFINAL COMO VC CITOU A CONSTITUIÇÃO ESQUECEU DO PRINCIPIO DA ISONOMIA. OU A CF DIFERENCIOU A IMPRENSA!!! VAI TRABALHAR EM VEZ D ENCHER O CU D CACHAÇA !!!

  2. nikolas rivas Responder

    Que matéria mais sem pé nem cabeça, diz aí minha filha, tava com quem? onde? fazendo o que? porra nenhuma? vai desembucha, conta toda a versão e não a que melhor pega bem pra vc? Jornalzinho de 5ª, assim os Senhores me subestimam achando que os leitores são uns otários. Conta essa história direito?

  3. josekeh Responder

    Zé Dudu, como deve ter percebido que temor dois cidadão brigando sem motivo, mais eles teriam que olha que estamos em uns pais totalmente democrático, mais tão democrático que temor ate toque de recolhes, e de tal maneira que quem este preso e as pessoas que tem que colocar grade em suas casa para terem um pouco de paz. Eta democracia, boa todo mundo fala o que quer Eta brazil booom e viva a Demo…
    Há Há Há .

  4. Analista Responder

    É Carlos Refribom, acho que sua prepotência nãotem tamanho mesmo, porque mesmo toda a cidade sabendo que você toma um chá que traz serenidade, luz , paz e amor, você, veja só, você não faz por onde notarem a serenidade tampoucas outros atributos que você talvez ganharia, coisa que notamos que não ganhou. Vou te dizer uma coisa, devias notar que há um horário estipulado pelas autoridades para que as festas acabassem, se seus repórteres não te avisaram, o que acho mais fácil você não ter lido seu jornal, pois com toda a certeza do mundo tiveste a cara de pau de escrever e mandar algum de seus colaboradores corrigir antes de postar.
    Antes de falar que a Constituição nos dá direitos, lembre-se que há regras no município. Lembre-se também que já namoraste menores sim… não dê uma de João sem braço ou hipócrita, isso sim é ridículo.

  5. Jesus Lima Responder

    Zé dudu essa história de desacato ja virou onda de soldados despreparado,, hoje em parauapebas não sabemos mais em quem confiar, se estamos na rua curtindo com os amigos, é o mesmo ue o tempo do regime militar cala a boca vá pra casa ou vai preso e quando o cidadão diz que no nosso pais tem lei e tem que ser cumprinda vai em cana por que é desacato, as vezes o soldado mal praparado prende é por que não conhece a lei.

  6. Carlos Refribom Responder

    É Nonato, eu acho é que vc é quem fala e escreve muita besteira, ou talvez vc tenha escrito isso por não me conhecer mesmo. Quero te falar que estou em Parauapebas há 13 anos e sempre procurei, quando era solteiro, namorar com garotas acima de 18 anos, exatamente pra não correr esse risco de ser levado ao ridículo.
    Agora falo dos empresários, que a policia esconde da imprensa quando prende com menores, porque pra alguns deles é melhor pegar o dinheiro deles do que entregar à imprensa esse tipo de empresário. Em relação a prepotência que vc falou, acho que não é isso que sinto quando uso o direito de livre expressão e o de ir e vir das pessoas, que esse policial tentou cercear da nossa reporter. E não são todos que tem coragem de dizer quem realmente é, como vc usou o nome nonato, eu por exemplo se tivesse com medo como vc usaria apenas o nome carlos, que tem muitos aqui em Parauapebas, agora Carlos Refribom só tem eu.

  7. Waldyr Silva Responder

    É preciso que analisemos cuidadosamente os casos que envolvem nossos companheiros de comunicação, Lucy Fabris e Ozeias Fernandes, para não tomarmos decisões precipitadas. Sabemos que existem policiais honestos e também os corruptos. A direção da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) está sensível aos profissionais de imprensa que foram humilhados, e por isso está convocando os associados para uma reunião nesta quarta-feira para deliberar sobre o assunto. Não podemos nos calar com casos dessa natureza. Respeitamos a sociedade e por isso exigimos respeito também.
    Waldyr Silva, presidente da Aicop.

  8. nonato Responder

    esse tal de carlos refribom fala muita besteira. além de que para um “diretor presidente de jornal” escreve errado às pampas; podia pelo menos usar o corretor de texto do word. Sei não mas acho que ele esta defendendo os empresários que saem com essas menores… deve estar devendo alguma coisa ou então faz a mesma coisa…… é pessoal, a prepotência não é só da polícia não… bastou achar que tem um pouquinho de poder que o homem sobe nas nuvens.

  9. REFLEXÃO Responder

    A GRANDE VERDADE, É QUE O POVO SEMPRE DESTRATADO PELO PODER PÚBLICO, TRABALHA, PAGA SEUS IMPOSTOS, QUERENDO OU NÃO, PORQUE JÁ VEM EMBUTIDO NOS PREÇOS DAS MERCADORIAS E SERVIÇOS, O QUE GERA RECURSOS PARA PAGAR OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS EM GERAL, INCLUSIVE OS CORRUPTOS, PARA DEPOIS SEREM TRATADOS COMO: BANDIDOS, MISERÁVEIS, CAUSADORES DE PROBLEMAS NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS, E POR AI VAI.

  10. Carlos Refribom Responder

    amigo zé dudu esse problema aqui em Parauapebas já está ficando cronico e precisa de uma providencia ser tomada, se não me angano nos ultimos seis anos , mais de cinco vezes que isso acontece, uma vez me lembro e estava presente quando aconteceu com o Dudu Cardoso e o saudoso Popó Costa no antigo Club Asfep, um policial mal orientado usando da sua farda fez babáris com esses reporteres na época, aqui não se diferencia o que é bandido e o que é cidadão, se dado do fato de as vezes quando é bandido é tratado com respeito e com carinho pela maioria dos policiais, porque sabe que na hora que o bandido é solto ele pode responder por um ato de humilhar outro perante cidadões.
    porque isso nada mais é que um policial “metido e besta” querendo humilhar cidadões e mostrar trabalho, mas não lembra que o trabalho que precisa ser mostrado não é pra cidadões e nem pra profissionais de imprensa, como eles vem fazendo, nós queremos ver é policia e bandido travar lutas e a policia prender bandidos e traficantes que são homens do mal.
    infelizmente não é isso que vimos por aqui , o que vimos quase sempre é parte da policia envolvida com traficantes principalmente, ou seja vão até a boca de fumo e não prende ninguém, apenas leva o dinheiro do trafico pra casa, o que vemos é policia prendendo cidadão empresario quando está pegando uma garota de menor, eles prendem mas esconde da imprensa pra extorquir dinheiro do empresario, entre outras barbáris que estamos sentindo na pele a todo dias em nossas vidas, mas temos que conviver com isso.
    então precisamos dessa vez tomar uma providencia em nome da AICOP e do Carajas o Jornal da nossa reporter Lucy Fabris que foi humilhada por esse policial “babaca”, que não conhece o direito de ir e vir das pessoas, até onde eu sei aqui no Brasil no governo de Lula não existe toque de recolher. então vou pedir ao comandante do nosso patrulhamento Coronel Eder que oriente melhor esses tipo de policial sem educação, pra tratar dessa maneira bandido e não cidadão de bem. lembrar a esse policial mal informado que disse a nossa reporter que não aceitou as palavras dele “todo mundo pra casa”, e na negativa da nossa reporter pelo direito constitucional de ir e vir, ele falou a ela “vc está presa por dasacato a autoridade”, só pra lembrar ele que esse nome “vc está preso ou presa por desacato a autoridade”, já foi banida das palavras que um policial pode usar, e graças a Deus porque ainda tem muitos policiais achando que é o dono do mundo e de todos feito um babaca, que usava essa palavra dia e noite, ninguém podia nem olhar pra ele que vinha logo a palavra “voçe ta preso por desacato”, por isso ele foi banida, só te lembrar que vc não pode mais usar ela, desde o ano passado.
    Carlos Refribom – Dir. Pres. Carajas o Jornal

Deixe seu comentário

Posts relacionados