“Conheça o Brasil: Conectado”, programa federal do Turismo, é lançado em Belém

Ministérios do Turismo e das Comunicações assinaram protocolo de intenções para disponibilizar internet gratuita em destinos turísticos brasileiros
MTur e MCom vão atuar em conjunto para disponibilizar internet gratuita em destinos turísticos nacionais

Continua depois da publicidade

Os ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Comunicações, Juscelino Filho, assinaram na segunda-feira (11), em Belém do Pará, um Protocolo de Intenções que balizará as propostas do programa federal “Conheça o Brasil: Conectado”. A iniciativa prevê a melhoria da conectividade de internet e a disponibilização de rede Wi-Fi gratuita em destinos turísticos brasileiros.

A ideia é a construção de parcerias público-privadas para investimentos em infraestrutura de telecomunicações, viabilizando a oferta de internet de qualidade e a disponibilidade de Wi-Fi gratuito em locais estratégicos como, por exemplo, parques naturais e urbanos, aeroportos, atrativos turísticos e áreas de grande fluxo de turistas.

“A falta de internet de qualidade em nossos destinos turísticos é um gargalo que pode atrapalhar o desenvolvimento pleno do setor no país, mas essa realidade vai mudar graças à parceria assinada hoje entre o Ministério do Turismo e o Ministério das Comunicações. Tenho certeza que a oferta de internet gratuita de qualidade será um importante diferencial competitivo para o Brasil”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

As duas pastas irão elaborar um plano de ação com a definição de critérios para a seleção de destinos turísticos a serem contemplados pelo “Conheça o Brasil: Conectado”. Também serão definidos os meios para viabilizar a transformação digital, envolvendo negociações junto a operadoras e a melhoria da infraestrutura de telecomunicações, entre outras iniciativas.

Pelo protocolo firmado, o Ministério do Turismo (MTur) vai articular com instituições públicas de turismo estaduais e municipais a obtenção de informações sobre o acesso e a qualidade de conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos brasileiros, tanto para visitantes nacionais como internacionais.

Já o Ministério das Comunicações (MCom) irá organizar, junto aos órgãos competentes, o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações, bem como mobilizar provedores de infraestrutura desses serviços para viabilizar o acesso e a melhoria da qualidade de conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos nacionais.

“Essa é mais uma ação do Ministério das Comunicações para democratizar o acesso à internet e expandir a conectividade para todo o país. Agora estamos avançando também nos pontos turísticos, de forma gratuita. Este é um setor muito importante para a nossa economia, pois recebemos turistas de todas as partes do Brasil e do mundo”, destacou o ministro Juscelino Filho.

O ministro tem razão. Conforme publicado no Blog do Zé Dudu (confira aqui), o Turismo cresceu 8% no ano passado, gerando R$ 189,5 bilhões em receitas.

O prazo de vigência do Protocolo de Intenções entre as duas pastas será de 24 meses, podendo ser prorrogado mediante a celebração de aditivo.

* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.