Conferência de Saúde discute os dilemas dos hospitais de Marabá

Propostas apresentadas serão encaminhadas em relatório para a Conferência Estadual, que acontece em maio
Conferência reuniu dezenas de pessoas para discutir os problemas da área de saúde e apontar soluções

Continua depois da publicidade

A 10ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu nesta sexta-feira (28), no plenário da Câmara. Com o tema “Amanhã Vai Ser Outro Dia!”, o evento visa discutir e apresentar políticas públicas de saúde em consonância com o eixo nacional.

Realizada a cada quatro anos, a conferência é um momento onde a sociedade se reúne e debate propostas de interesse da saúde pública do município, com a presença de representantes da sociedade civil e do governo municipal, além dos usuários e profissionais de toda a área de saúde, englobando a rede pública e a iniciativa privada.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Lúcia Faria, enfatizou os quatro eixos a serem abordados: “A atual conjuntura do país e município será discutida entre gestores, usuários e representantes e, diante disso, novos projetos serão elaborados e divididos. O controle social e serviço público também será pauta, bem como a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu funcionamento,” cita.

Ela explica que a conferência analisa passado, presente e futuro. As problemáticas na área da saúde de Marabá são levantadas para que soluções sejam estabelecidas. O trabalho dos movimentos sociais, como apoio ao serviço público, também será amplamente debatido. Com base nas necessidades, um relatório futuro será traçado e enviado à Conferência Estadual de Saúde, em Belém, entre os dias 23 e 25 de maio.  

A secretária municipal de saúde, Mônica Borchat, elenca que a superlotação e as melhorias do Hospital Municipal e do Hospital Materno Infantil como principais temáticas a serem tratadas. A ampliação do serviço, sua aplicabilidade e o processo de informatização também estão entre as necessidades imperiosas. Ela cita que há muitas possibilidades de sistemas para melhorar a atual conjuntura.

O objetivo é levantar todos os obstáculos, e o que cada um atrapalha e compete à Marabá: “Frente às dificuldades do nosso município, levaremos ao estado o que precisamos melhorar, em que precisamos de apoio e, dessa forma, conseguiremos elevar toda a rede do município ao nosso lado”, garante.