Usuários e médicos reclamam do atendimento em hospital da Unimed Fama em Marabá

Por outro lado, operadora do plano de saúde alega que as denúncias são “infundadas, inverídicas e irresponsáveis”

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A qualidade do atendimento aos pacientes da Unimed Fama, em Marabá, tem sido precária há vários meses, levando pacientes – e até médicos – a reclamarem da forma como vêm sendo tratados pela cooperativa, que tem sede em Manaus. 

Na manhã desta quarta-feira (6), a Reportagem do Blog recebeu queixas de médicos que atendem no hospital tradicionalmente controlado pela Unimed, no Núcleo Cidade Nova, em Marabá. A notícia chegou por três fontes diferentes, dando conta que “todos os serviços que atendiam pela Unimed Fama paralisaram o atendimento aos usuários do plano em função da falta de pagamento aos profissionais médicos”. 

O professor universitário L.P.A., que pediu reserva de seu nome, disse que foi ao hospital nesta terça-feira (5) para receber atendimento ao filho de 14 anos de idade, que supostamente fraturou o braço. De imediato, a atendente do hospital informou que não estavam aceitando o plano de saúde por atraso no pagamento. Ele relata que tentou ligar para o call center para tirar a dúvida se poderia procurar uma empresa fora do plano e da Unimed Fama e depois ser ressarcido.

“A minha indignação é que eu pago o plano. Não é barato. Aí a gente não tem atendimento; nem presencial e nem virtual. E olha que foram muitas as ligações. Agora, o jeito vai ser parar de pagar esse plano e usar o mesmo valor para criar uma poupança pessoal exclusivamente para essa finalidade,” informou.

Como não existe mais atendimento presencial da Unimed Fama em Marabá, qualquer dúvida ou questionamento com a operadora de plano de saúde deve ser feita através do 0800. O que também gera muita reclamação, como a do professor.

Um médico ouvido pela Reportagem relatou que o plano de saúde simplesmente deixou de pagá-los e que o número de pacientes sem atendimento cresceu bastante nos últimos dias, deixando um rastro de revolta e descaso. 

Maria Andrade Lima também informou que seu filho de 9 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), tem dificuldade de ser atendido porque a Unimed Fama não paga profissionais especializados nesta área no município de Marabá.

VERSÃO DA UNIMED FAMA

Nesta quarta, a Reportagem do Blog entrou em contato com Homero de Miranda Leal Neto, coordenador de Relações Institucionais da Unimed Fama. Por áudio de WhatsApp, ele garantiu que a denúncia de falta de pagamento de médicos é infundada e que não há nenhuma possibilidade de falência da entidade, que é acompanhada pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Por outro lado, citou também que as operadoras de plano de saúde estão “passando pelo pior momento da história no Brasil”. Homero reconhece que há reclamações de usuários, mas considera que é em número razoável: “A situação não é fácil, mas já esteve mais difícil e a tendência é melhorar. Vamos superar as dificuldades que surgem no dia a dia”. 

Sobre a denúncia de que o plano de saúde teria sido suspenso no antigo Hospital da Unimed, ele a classificou como “infundada, inverídica e irresponsável”. “Isso só leva à instabilidade do usuário, que já tem de cuidar de sua saúde, às vezes fragilizada,” alertou.

Ele confirmou que há conflitos com alguns profissionais de saúde de Marabá, e disse  imaginar de onde teria partido a denúncia à Imprensa. “Estamos sólidos, embora trabalhando com dificuldades,” resumiu.

O coordenador de Relações Institucionais antecipou que a Unimed Fama está adquirindo equipamentos de hemodinâmica novos para Marabá, além de um aparelho de raio X digital comprado recentemente para ampliar a oferta de serviços para clientes do município e região.

1 comentário em “Usuários e médicos reclamam do atendimento em hospital da Unimed Fama em Marabá

  1. Igor Oliveira Responder

    Essas respostas prontas da Unimed Fama, são uma afronta a nós usuários, a prova que a Fama não presta um bom atendimento, é que outras unimed’s, também não estão mais aceitando atender Unimed Fama, sendo mais especificamente, Unimed Belém, está começando a negar atendimento e recentemente tive que pagar consulta particular de clinico geral para meus filhos, sendo que esta consulta era apenas para pegar encaminhamento para outra especialidade, pois foi exigência da Fama para poder marcar a referida consulta (tenho foto do aviso na tela da clinica informando a “suspensão de atendimento para a Unimed do Usuário”).

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