Vice-governadora e secretária de Saúde visitam obras em Marabá

Projetos visam descentralizar da capital os serviços especializados e fortalecer o atendimento em Marabá e região

Continua depois da publicidade

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, visitará nesta quarta-feira (17) as obras de construção da Policlínica, do Hospital Materno-Infantil de Marabá e do Setor de Oncologia do Hospital Regional Público do Sudeste (HRPS). Ela estará acompanhada pela secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.

Policlínica de Marabá/Natea

Com investimentos do governo de cerca de R$ 28 milhões e uma estrutura de 2.482,55 metros quadrados de área construída, as obras da Policlínica de Marabá já atingiram 85% de conclusão. Construída pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a estrutura conta com dois pavimentos, sendo 51 salas, e deve descentralizar os serviços de saúde especializados da capital para Marabá e região. 

Além disso, o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) terá um papel fundamental, oferecendo atendimento especializado às pessoas com TEA, que não mais precisarão se deslocar até Belém para confirmação de diagnóstico e recebimento da assistência de uma equipe multiprofissional.

O prédio está localizado na Avenida São Paulo, entre as avenidas Pedro Marinho e Itacaiúnas, no Bairro Novo Horizonte.

Hospital Materno-Infantil de Marabá

A nova unidade hospitalar do Hospital Materno-Infantil de Marabá está sendo construída pela empresa Vale e será gerida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela fortalecerá a rede de atenção materno-infantil nos 17 municípios que integram a região.

Com 11.565 metros quadrados de área construída, é um hospital que em breve aprimorará a rede de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, evitando que mulheres e crianças precisem se deslocar para outras regiões, ou mesmo para a capital, em busca de atendimento especializado. A unidade contará com 135 leitos de internação.

Setor de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará

As  obras do setor de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará foram iniciadas em 2022, e já chegaram a cerca de 45% de conclusão. O novo serviço terá 418 metros quadrados e contará com ambulatório, sala de quimioterapia com 12 poltronas, 20 leitos de internação e áreas de convívio e acolhimento humanizado.

No tratamento oncológico, o paciente contará com uma equipe multiprofissional com abordagem pautada na humanização. Serão 90 profissionais de saúde atuando no setor, que funcionará 24 horas por dia. Quando entregue, o espaço terá a capacidade de realizar cerca de 750 sessões de quimioterapia por mês.

Serviço

  • Local: Marabá
  • Data: 17 de janeiro, às 10h
  • Endereço: Policlínica/Natea – Avenida São Paulo, entre as avenidas Pedro Marinho e Itacaiúnas, no Bairro Novo Horizonte

(Roberta Vilanova/SESPA)