Marabá: Policlínica está com 85% das obras concluídas

Além dessa, o Estado está construindo mais três Policlínicas: em Breves (Marajó), Santarém (Baixo Amazonas) e Altamira (Xingu)

Continua depois da publicidade

A Policlínica de Marabá está com 85% com da estrutura física pronta. A obra é gerenciada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e conta com um investimento de mais de 28 milhões de reais. Com a nova estrutura, o governo do Estado amplia a rede de atendimento da saúde para a população na região.

“É de compromisso desta gestão atender às diversas regiões do Estado e, dentro do nosso programa de assistência à saúde, nos incumbe o governador a missão de produzir as obras que atendam a necessidade da população. Podemos destacar dentre essas obras a construção, em conjunto com a Sespa, de quatro policlínicas importantes para o Estado do Pará e principalmente para os municípios de Breves, Altamira, Marabá e Santarém. Neste momento, fazendo uma análise geral, estamos na média de 61% dentre todas, e no caso específico de Marabá, já estamos bem avançados, com 85% do cronograma, com a previsão de entrega já para o meio do ano que vem”, enfatizou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Após a conclusão, serão ofertados atendimento e serviços de saúde de forma mais acessível à população, com contribuição para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, e promoção também da saúde e do bem-estar da comunidade. “No caso de Marabá, está bem avançada, é uma obra espetacular que vem em atendimento à necessidade da população”, finalizou o titular da Seop.

Tipos de atendimento

O novo espaço de saúde ofertará as seguintes especialidades médicas: ginecologia, otorrino e oftalmologia. Além de exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, raios-x, densitometria, tomografia, ressonância magnética, endoscopia.

O secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Estado, João Chamon Neto, disse que, com o término das obras, quem ganha é a população, com mais qualidade de vida e assistência. “São duas grandes ações neste mesmo prédio, temos a Policlínica que ofertará cerca de 35 exames gratuitos para a população carente, temos também o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) para atender pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), sem dúvida nenhuma um sonho para tantas famílias aqui da região”.

Iniciada em 2022, a Policlínica tem aproximadamente 2.380 metros quadrados de área em obras, com dois pavimentos (dois andares) e contará com 53 salas para os mais diversos atendimentos de saúde e primários.

A obra, em ritmo acelerado, conta com uma moderna estrutura. Os serviços preliminares, terraplenagem e regularização de nível de terreno, fundações do prédio, reservatório, muro de arrimo e estrutura metálica da obra já estão com 100% das etapas concluídas.

As estruturas compostas de blocos, vigas e lajes steel deck também já foram concluídas. “Vamos começar a implantação de toda a infraestrutura de ar-condicionado, elétrica e hidráulica para iniciarmos o acabamento”, explicou o engenheiro responsável, Luiz Carlos Ribeiro.

Levantamento de paredes de alvenarias nas áreas externas e molhadas e os serviços de estrutura metálica da cobertura, inclusive de impermeabilização em colocação de telhas metálicas estão na fase de conclusão. A construção da Poli em Marabá gera mais de 100 empregos direto e indireto ajudando na economia do Estado.

(Texto: Lucas Freitas – Ascom/Seop. Fotos: Marcelo Lelis)