Começaram os testes de locomotiva 100% elétrica da parceria entre Caterpillar e Vale

Projeto integra substituição da matriz energética da Vale por fontes limpas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
“A locomotiva de pátio 100% elétrica faz parte do Programa PowerShift de substituição da matriz energética da Vale por fontes limpas,” disse a mineradora (Foto: Progress Rail/Divulgação)

Continua depois da publicidade

Brasília – A mineradora Vale anunciou que iniciará a fase-piloto de testes de uma locomotiva com propulsão 100% elétrica ainda neste semestre na Unidade de Tubarão, em Vitória (ES). O projeto é fruto da parceria com a Progress Rail, empresa subsidiária da gigante norte-americana Caterpillar.

A locomotiva de pátio de manobra 100% elétrica, movida a bateria, foi construída na fábrica da Progress Rail em Sete Lagoas (MG).

“A locomotiva de pátio 100% elétrica faz parte do Programa PowerShift de substituição da matriz energética da Vale por fontes limpas,” explicou a mineradora em comunicado, acrescentando que o equipamento, batizado de EMD Joule, também possui menor emissão de ruídos.

De acordo com a Vale, o transporte ferroviário atualmente representa 10% do total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa da empresa, que pretende reduzi-las em 33% até 2030.

“Se a tecnologia se mostrar viável, os equipamentos elétricos poderão contribuir para reduzir as emissões das ferrovias,” afirmou a mineradora.

As baterias da locomotiva terão capacidade de armazenamento de 1,9 megawatts-hora (MWh), expansível até 2,4 MWh, com possibilidade de operação por até 24 horas sem recarregamento.

Por Val-André Mutran – de Brasília

Publicidade