Com a presença do prefeito Jeová Andrade, trabalhos do legislativo reiniciam em Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Depois de quase 50 dias de recesso, a Câmara Municipal de Canaã retornou aos trabalhos nesta terça-feira (6). Dos 13 parlamentares eleitos em 2016, somente Élio do Líder (PMDB) não esteve presente na primeira sessão ordinária do ano. Na ocasião, o prefeito municipal de Canaã, Jeová Andrade (PMDB,) esteve presente e também fez o uso da palavra. Alguns membros do seu secretariado, como André Wilson, Gean Meirey e Roberto Andrade, também estiveram presentes na Casa de Leis.

Em seu discurso, Jeová Andrade mostrou otimismo e garantiu que Canaã dos Carajás tem tudo para ser melhor em 2018. O gestor destacou o aumento de receita que o município terá nos próximos meses: “Estamos otimistas que faremos um grande trabalho este ano. Graças ao aumento da alíquota do CFEM, teremos mais recurso entrando na Prefeitura e poderemos fazer um trabalho melhor.”

Sobre o asfalto no município, carro chefe dos trabalhos de Jeová em seu primeiro mandato, o gestor garantiu que os trabalhos continuam: “Estamos trabalhando na Vila Bom Jesus. Era pra ter sido terminado o asfalto lá na segunda-feira (5), mas, por conta da chuva, tivemos um pequeno atraso. Vamos continuar trabalhando e, assim que finalizarmos lá, vamos fazer uma operação tapa-buraco na cidade. Além disso, esse ano vamos conseguir colocar em prática alguns projetos sociais que vão ajudar a população mais carente. Tenho certeza que 2018 será um ano melhor.”

A grande surpresa da noite, no entanto, foi o anúncio do novo líder do governo. O vereador Dionísio Coutinho (PSC) foi o responsável por ser a ponte entre o executivo e o legislativo em 2017 e sofreu com a árdua missão de defender um governo com recursos reduzidos. Para a surpresa geral, o maior crítico de todos, Wilson Leite (PDT), líder de uma inquisição contra o atual prefeito no ano anterior, foi o escolhido para assumir o cargo em 2018. Justificando o novo cargo, o parlamentar falou: “O prefeito, em sua inteligência, percebeu que isso seria positivo. Ser líder do governo é aproximar os dois poderes. O líder tem o papel de amenizar as relações entre executivo e legislativo e darei o meu melhor, meu conhecimento e experiência, para que isso aconteça da melhor maneira possível.”

Indicações ao executivo aprovadas

Além das reviravoltas no cenário político, os vereadores aprovaram por unanimidade três indicações para o poder executivo. A primeira, de autoria de Dionísio Coutinho, pediu que o executivo fizesse a arborização da rotatória que dá acesso ao Distrito Empresarial. A segunda, de autoria de Maria Pereira (PDT), pediu que o executivo fizesse a desapropriação de uma área ao lado da Feira do Produtor para a construção da praça de alimentação do município. Por fim, a indicação do presidente Junior Garra (PR), pediu que o governo criasse a Defesa Civil de Canaã dos Carajás.

Comissões formadas

As comissões permanentes foram votadas e montadas pelos parlamentares. Confira abaixo o resultado final:

 – Comissão de Constituição, Justiça e Redação: Baiano do Hospital (PHS), Walter Diniz (PMDB) e Wilson Leite (PDT);

 – Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização: Dionizio Coutinho (PSC), João Nunes (PMDB) e Rael da Marcenaria (PHS);

 – Comissão de Urbanismo e Infraestrutura: Anderson Mendes (PTB), Élio do Líder (PMDB) e Rael da Marcenaria (PHS);

 – Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente: Dionizio Coutinho (PSC), João Batista (PT) e Vânia Mascarenhas (PDT);

 – Comissão de Direitos Humanos: Anderson mendes (PTB), Élio do Líder (PMDB) e Vânia Mascarenhas (PDT);

 – Comissão de Terras, Obras, Serviços Públicos, Direitos Minerários e Energia: Gesiel Ribeiro (PHS), João Nunes (PMDB), Vânia Mascarenhas (PDT)

Em virtude do feriado de carnaval, a segunda sessão ordinária será realizada na quinta-feira (15), às 18 horas

IMG_1278

Publicidade