Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Coluna Direto de Brasília – Por Val-André Mutran

Uma coletânea do que os parlamentares paraenses produziram durante a semana em Brasília

Virada de Bolsonaro
A corrida presidencial no 2º turno aponta virada de Jair Bolsonaro (PSL) sobre Fernando Haddad (PT) no Pará. A margem de vantagem de Bolsonaro está com viés de alta e Fernando Haddad estacionou nos números da última pesquisa da Doxa Pesquisas publicada no domingo (21). Os trackings até o final da quinta-feira (25) apontam essa tendência.

Efeito PT
Analistas políticos com altos índices de precisão em seus relatórios apontam que a outrora “máquina militante” da brigada petista e a falta de recursos não sustentou os números obtidos pelo candidato a presidência Fernando Haddad no Pará. O “Tsunami” Bolsonaro demorou, mas chegou no Pará.

Empate para o Governo
O candidato Helder Barbalho (MDB) há 15 dias bateu no teto e não consegue se libertar do cabalístico número apontado pela Doxa Pesquisas de intenção de votos do eleitorado, enquanto o viés de crescimento do candidato da situação, Márcio Miranda decolou e hoje é seguro afirmar que há um clássico empate técnico.

Sem entrevista
A Coordenação de campanha do candidato ao governo do Estado, Helder Barbalho (MDB) não teve a gentileza de retornar os pedidos de entrevista a ela direcionados pelos seguintes órgãos de comunicação: Roma News, A Província do Pará, A Fala das Pólis, Ver-o-Pará e Blog do Zé Dudu. Todos supõem que a visão da coordenação do candidato cometeu um grave erro estratégico.

Grande repercussão
Foi de grade repercussão a entrevista exclusiva concedida pelo candidato Márcio Miranda ao Colunista na quinta-feira (18), publicada no sábado (20). Muitas informações novas e aprofundamento das informações do plano de governo do candidato. 

Última da série
Amanhã, sábado (27) a Doxa Pesquisas publica o último levantamento da série de pesquisas dessas eleições 2018 no derradeiro 2º turno, para Presidente e Governador do Pará. A Doxa publica também o levantamento no vizinho Estado do Amapá para Presidente e Governador.

Maior amostragem
A ciência estatística aponta que, quanto maior a amostragem, tanto quanto uma distribuição geográfica eficiente garante um nível de precisão cuja margem de erro gira em torno de 2,5%. É com essa metodologia e software próprio que a Doxa Pesquisas tem demonstrado a sua competência.

Amargo regresso
A eleição não ter sido definida no 1º turno criou um clima de amargo regresso nos arraiais peemedebistas. A ordem na Casa foi redobrar os esforços para manter a diferença a favor da candidatura do ex-Ministro de Lula, Dilma e Temer.

Em campo
A empresa tem conseguido uma precisão que supera o razoável para os cargos majoritários. De acordo com o cientista político Dornélio Silva, suas equipes de campo estão nas 6 mesorregiões do Pará e a amostragem é praticamente o dobro de qualquer outro instituto de pesquisas.

Irritação
Vários Prefeitos muitos irritados com a avalanche de notícias falsas (fake news) e utilização indevida de suas imagens, com vídeos grosseiramente editados e confecção de “santinhos digitais” onde os prefeitos apoiam numa hora, o candidato Helder (15) e noutra, o candidato Márcio Mirannda (25). Num autêntico “Samba do Crioulo Doido”.

Tião é Márcio Miranda 
Prefeito de Marabá Tião Miranda já teria acionado a Procuradoria do Município para identificar e processar os autores do uso indevido de sua imagem, dolosamente editada, onde daria apoio ao candidato do MDB ao governo do estado. O bicho vai pegar.

Veja também:  Coluna Direto de Brasília – Por Val-André Mutran

Boca de urna
Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) ultimando os preparativos para a votação em todo o território paraense neste 2º turno, no próximo domingo (28). A Coluna apurou que o colegiado de juízes eleitorais ultima também a configuração de uma “Força Tarefa” inédita para coibir com o máximo de rigor dos limites legais a famigerada “Boca de Urna”, compra de votos, notícias falsas (fake news) e outros crimes eleitorais. É o maior contingente com esse objetivo da história das eleições no Pará.

Denuncie
O TRE/PA disponibilizou aos eleitores o sistema Pardal, uma plataforma digital para o eleitor acessar (http://www.tre-pa.jus.br/eleicoes/pardal) e fazer a denúncia em tempo real de crimes eleitorais.

Vergonha
O Colunista transitou durante toda essa semana nos corredores do Palácio da Cabanagem — sede da Assembleia Legislativa do Pará e confirmou que vários deputados estaduais que não obtiveram a reeleição, demitiram 99% do quadro de assessores parlamentares, criando graves problemas para esses profissionais que, em estado normal de pressão e temperatura, ainda teriam direito a mais três meses de salários. Isso é uma vergonha.

Comida caseira e os candidatos
A comerciante Ana Lúcia Oliveira, que mantém um pequeno restaurante na entrada da Feira da 25 de Setembro, em Belém, onde é servido uma deliciosa comida caseira, disse que vota em Márcio Miranda porque o considera mais verdadeiro, e se identificou com o candidato devido sua origem humilde que — nas palavras dela: “já deve ter passado por muitas dificuldades como a gente, e que pode ajudar os pobres se for eleito”.

Comida caseira e os candidatos II
A opinião de Ana Lúcia é contundentemente contestada pela sua filha, a jovem Rita Oliveira, que ajuda a mãe todos os dias nas tarefas do restaurante. “Eu voto no Helder porque ele ajuda muita gente e prometeu acabar com a bandidagem aqui na Feira”. A Coluna, por seu lado, torce para que vença o melhor, e que Ana Lúcia e Rita Oliveira continuem servindo a comida maravilhosa que servem aos seus clientes por muitos e muitos anos.

Atividade Parlamentar

Grande Oficial
O Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado federal reeleito Nilson Pinto (PSDB/PA), recebeu na quarta-feira (24), em concorrida cerimônia em Brasília, a mais alta comenda da Aeronáutica: a “Ordem do Mérito Aeronáutico”, no grau de Grande Oficial. É uma deferência concedida a pouquíssimos brasileiros em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados à Aeronáutica.

Militância em campo
Toda a estrutura de campanha do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) está em campo em todas as regiões do Estado na missão de aumentar a votação do candidato Márcio Miranda.

Viva a democracia
A Colina antecipa os votos de parabéns a todos que no domingo (28) irão às urnas votar nos seus candidatos. Viva a democracia!

Val-André Mutran – É correspondente em Brasília.

Deixe uma resposta