Notícias

Codelco e Avanco apresentam projetos de mineração no Pará

Representantes da Codelco do Brasil Mineração e da Avanco Resources se reuniram com o governador do Estado do Pará, Simão Jatene, e com o secretário de Estado de Indústria, Comércio …

Representantes da Codelco do Brasil Mineração e da Avanco Resources se reuniram com o governador do Estado do Pará, Simão Jatene, e com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal, para apresentar projetos em desenvolvimento no Estado e perspectivas de projetos futuros.

MineraçãoO governador Simão Jatene recebeu em audiência, nesta quarta-feira, 26, o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal, acompanhado dos empresários Marcos André Gonçalves, presidente da Codelco do Brasil Mineração, e Luís Maurício Azevedo, diretor da Avanco, ambas empresas de exploração de cobre.

Os empresários apresentaram ao governador os projetos que as empresas estão desenvolvendo no Pará e as perspectivas de projetos futuros no Estado. A Codelco trabalha com a exploração de cobre há 12 anos no Brasil. Segundo Marcos Gonçalves, a empresa já atuou nos Estados de Rondônia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Atualmente somos 100% Pará”, frisou ao falar sobre a exploração de cobre no município de São Félix do Xingu, região sudeste do Estado, onde a Codelco atua há três anos.

A Avanco, por sua vez, está presente em Parauapebas, no sul do Pará, há quatro anos. No município, a empresa desenvolve o projeto Rio Verde, responsável pela produção de 12 mil toneladas de cobre ao ano. “Viemos apresentar ao governador esses projetos e também falar sobre a perspectiva de desenvolver novos projetos para o cobre no Pará, levando em consideração a verticalização da produção”, explicou Luís Azevedo.

Segundo os empresários, a escolha pelo Pará para desenvolver projetos se deu não somente pelo potencial mineral do Estado, mas também pelo perfil do governo de Simão Jatene. “O governador tem uma característica muito importante para quem quer investir no Pará. A gestão dele é voltada para dar soluções aos problemas de infraestrutura, logística e energia. Isso é muito atrativo, além de ele ser um governante que mantém um diálogo com empresas de pequeno e médio porte”, avaliou o diretor da Avanco. Além de Parauapebas, a Avanco está presente em Itaituba, Floresta do Araguaia, Cachoeira do Piriá e Bannach.

Ao agradecer a visita dos empresários, o governador disse que o Governo do Estado não pode deixar de oferecer alternativas, em escalas distintas, às empresas de exploração mineral. “O Pará tem espaço suficiente para essa diversidade de empresas. As grandes sempre vão estar presentes, mas não podemos deixar de dar atenção aos pequenos. Eu gosto da ideia de que o Estado pode funcionar como um mediador para incentivar esse mix de empresas”, ressaltou.

Simão Jatene afirmou aos empresários que a preocupação do Governo é, principalmente, com o impacto da presença dessas empresas nos locais em que elas se instalam. “O impacto sobre a vida local é o que move nossa preocupação”, enfatizou, ao lembrar de vários projetos que foram implantados no Estado e suas consequências, nem sempre positivas, para a população local. (APN)

10 comentários em “Codelco e Avanco apresentam projetos de mineração no Pará

  1. Ildai Oliveira Lemos Responder

    Sou motorista CNH(A,E)
    Eu gostaria de um trabalho onde a minha experiência em tal área cresça aprendendo e usando tudo que aprendi durante a minha formação profissional ao longo destes anos.Eu gostaria de fazer parte deste grupo e de melhorar minhas habilidades,ajudando-o em tudo que for possível

    Telefone (98)99225-2402(98)98271-2001
    Parauapebas PA

  2. MARCO ANTONIO DOS SANTOS Responder

    SOU MOTORISTA CAT- AE onibus,caminhão basculante,caminhão fora de estrada.
    possuo todos os cursos inerentes às atividades assim como treinamento expecifico em direçao economica de motores diesel

    moro na região …mas expecificamente em tucurui..mas me desponho a morar em outra cidade que seja necessario para desempenhar minhas atividades profissionais
    (94)991583370
    (94)981254108

  3. José Mário do N.Souza Responder

    Por ser uma empresa que está em crescimento, e que busca promover um ambiente de motivação e aprendizagem constante,gostaria de fazer fazer parte desse crescimento prestando serviço como Técnico de Segurança do Trabalho e contribuindo para um ambiente de trabalho seguro.

  4. Sou Assistente Administrativo, Assistente de Departamento Pessoa, Quero fazer parte desse grupo Responder

    O Brasil precisa de empresas com essa.É mais empregos e crescimento para Parauapebas e regiões.

  5. sandro afonso soares da silva Responder

    gostaria muito de fazer parte deste grupo ,só encarregado de mecânica e lider de elétrica ..já tenho 13 anos de experiencia na aria ..estou pronto pra fazer parte do quandro da avanco

  6. márcio pinto cunha silva Responder

    Gostaria muito de fazer parte deste grupo, de mostrar meu potencial na área da mecânica,pois já tenho muita experiência na área da manutenção de equipamentos de mineração sou ex-funcionário da vale,e estou pronto para dar o meu máximo na avanco.

  7. edvan da silva almeida Responder

    sou tst em segurança no trabalho sou soldador e motorista de veículos pesados gostaria de um oportunidades nessa grande empresa

  8. ailton costa de andrade filho Responder

    Gostaria de ter uma oportunidade de fazer parte deste grupo e creser junto com a empresa

    • Anônimo Responder

      Gostaria muito de fazer parte teste grupo, pois já tenho muita experiência na área de manutenção de equipamentos de mineração,sou ex-funcionário da vale,e gostaria de fazer parte da equipe da avanco.

Deixe seu comentário