Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Jacundá

Cinco nomes de Jacundá na lista suja do TCM

O trabalho é feito em parceria com o TRE e o Ministério Público Federal para garantir a transparência nessas eleições e a aplicação da Lei da Ficha Limpa

A lista divulgada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) traz cinco nomes de políticos do município de Jacundá. Um ex-prefeito, dois ex-secretários e dois ex-presidentes da Câmara Municipal de Vereadores. Dos 144 municípios, 96,52% aparecem com gestores na listagem. Caso alguns dos nomes sejam candidatos nas eleições deste ano, as respectivas candidaturas estão sujeitas à impugnação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A lista com os nomes foi entregue pelo conselheiro Daniel Lavareda, à presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), desembargadora Célia Regina Pinheiro, e traz ordenadores municipais de despesas com as contas reprovadas pelo TCMPA. Estiveram presentes também o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Roberto de Moura, o secretário judiciário do TRE, Renato Holanda, e o secretário geral do TCMPA, Jorge Cajango.

“Esse trabalho é firmado em parceria com o TRE e o Ministério Público Federal para garantir o a transparência nessas eleições e a aplicação da Lei da Ficha Limpa”, destacou o presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda.

Os únicos municípios que não apresentam ordenadores com contas irregulares nesses últimos oito anos são Altamira, Brasil Novo, Mojuí dos Campos, Nova Timboteua e Santa Luzia do Pará. Segundo a listagem disponibilizada pelo TCM-PA, são 1.530 ordenadores de despesas municipais de 139 municípios inseridos no sistema de dados, que serve de base para o MPF no Pará solicitar a impugnação de candidaturas para as eleições 2018 daqueles que estão com as contas irregulares quando exerceram cargos públicos nos poderes executivos e legislativos municipais.

Arnon Peixoto de Oliveira e Pedro Edivan Barbalho aparecem na lista, seguida pelas ex-secretárias de Saúde, Maria de Jesus da Silva e Marcélia Dias Ruviaro. E completa a listagem o nome do ex-prefeito Adão Ribeiro Soares.

Consulte a lista completa

Por Antonio Barroso – de Jacundá

Deixe uma resposta