Jacundá

Cidade Limpa objetiva deixar as ruas de Jacundá sem lixo

A iniciativa pretende envolver toda a população: donas de casa e empresas da indústria e do comércio. O objetivo é descartar corretamente o lixo e deixar a cidade livre sujeira, mau cheiro, insetos e doenças

A população urbana do município de Jacundá começa a receber orientação sobre o destino correto do lixo residencial. Empresas, indústrias e rede comercial já receberam visitas de uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. A missão é acabar com o lixo jogado em vias públicas. Ao reincidente serão aplicadas advertência e multas.

O projeto Cidade Limpa é uma iniciativa a Prefeitura de Jacundá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur). O secretário da pasta, Jhonny Oliveira, detalha minunciosamente os motivos que levaram o governo local a lançá-lo: “Lixo nas ruas causa diversos problemas aos moradores. Além da sujeira que atrai diversos tipos de insetos e animais, também pode causar risco à saúde humana. Por isso, chegou a hora de acabarmos com esse problema em nossa cidade”.

O incumbido de levar o projeto às ruas é o Departamento de Fiscalização Ambiental da Sematur. “O maior objetivo do projeto é conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo doméstico”, disse Leandra Oliveira, do DFA. Ao lado de Ilzonete Trindade, ela disse que a campanha começa oficialmente a partir do dia 30 deste mês, com diversas atividades. “Vamos realizar panfletagem na Avenida Cristo Rei e montar um estande embaixo do linhão de energia da Eletronorte”, completa Ilzonete. Os meios de Comunicação também vão informar sobre a campanha.

A Secretaria de Obras de jacundá (Semob) é encarregada de coletar o lixo da cidade. Três caminhões coletores e um de reserva já estão nas ruas. O cronograma permite duas vezes por semana a coleta de lixo residencial. Para isso, foram disponibilizados números de celulares dos responsáveis. “O nosso objetivo de alcançar mais de 90% da coleta de lixo”, diz o secretário.

Em relação a entulho de construção, lixo doméstico de maior volume e cortes de árvores, a Sematur informa que o cidadão deverá entrar em contato com o responsável pela coleta. Sucatas também tem uma pessoa específica para quem contatar.

 Os valores das multas são entre R$ 26,76 e R$ 267,60 para quem deixar lixo espalhado em vias públicas, conforme a Lei Municipal 2.319/01 – 2001/ Art. 30.

Contatos:
Para remoção de sucatas: (94) 99193-4425
Para remoção de entulho: (94) 99125-1962
Para outras solicitações: (94) 99284-3140

Deixe seu comentário